Rinosseptoplastia – Quando é indicada?
A rinosseptoplastia é a cirurgia plástica do nariz que tem como objetivo ajustar características estéticas, bem como melhorar aspectos funcionais do órgão.
É uma junção da cirurgia de rinoplastia com a septoplastia e proporciona resultados muito satisfatórios, tanto visualmente quanto funcionalmente para o paciente que opta por realizar esses dois procedimentos conjuntos.
Apesar de bastante comum em clínicas e consultórios de cirurgiões plásticos, a rinosseptoplastia ainda gera dúvidas em algumas pessoas que desconhecem as vantagens e os principais motivos da indicação dessa técnica.
Em que casos a rinosseptoplastia é indicada?
A cirurgia que associa a correção do desvio de septo com a rinoplastia é bastante indicada quando a irregularidade do septo afeta a passagem de ar de uma ou ambas as narinas, prejudicando a respiração e tornando-a insuficiente.
Além disso, devido ao desvio ou não, quando a pessoa possui características físicas relacionadas ao nariz que não a agrada.
É importante ressaltar que é raro encontrar pessoas que não possuem o mínimo de desvio no septo nasal, contudo, essa condição pode não significar um problema de obstrução.
Um fato ainda observado pelos cirurgiões plásticos e otorrinolaringologistas é que, quanto mais próximo às narinas o septo se encontra, mais obstrutivo ele é.
Além disso, quando o desvio é anterior (acomete a região das narinas), em especial os localizados nas ponta do nariz, ele pode gerar a chamada “ponta nasal desviada”.
A rinosseptoplastia é a técnica mais indicada nesses casos, pois, além de melhorar a condição respiratória do paciente, corrigirá imperfeições do nariz.
Quais são as vantagens de realizar a rinosseptoplastia?
Além de apresentar um resultado ainda melhor, tanto para aspectos funcionais quanto físicos, realizar ambas cirurgias juntas pode gerar economia, já que o cirurgião plástico utilizará a mesma anestesia e equipamentos.
Além do que, devido a cirurgia de desvio de septo ser um procedimento que envolve questões funcionais, como a má respiração, entre outros, a maioria dos planos de saúde disponibiliza a cobertura. Sendo assim, ao optar por realizar a rinosseptoplastia, ou seja, incluir a rinoplastia no procedimento, os custos de anestesista e demais itens necessários serão reduzidos.