O que é
A Ritidoplastia/Lifting facial é um procedimento cirúrgico, de natureza estética, que tem o objetivo de corrigir as alterações da face e pescoço relacionadas ao envelhecimento.
É indicada para melhorar as rugas mais profundas e restabelecer o contorno facial, que é perdido com o passar do tempo por conta da queda dos tecidos.
A cirurgia plástica de Ritidoplastia melhora a aparência de áreas como:
• Pálpebras inferiores;
• Região próxima da boca e nariz (“bigode chinês”);
• Flacidez de pele próxima à boca (“Bulldog”);
• Pescoço e papada.
É uma cirurgia mais realizada em pacientes acima de 50 anos, mas em casos específicos, a Ritidoplastia (Lifting Facial) pode ser realizada antes.
FAQ
Existem inúmeras técnicas de Ritidoplastia, mas na maioria dos casos a incisão começa na linha de implantação de cabelo na região das têmporas, estende-se para baixo em frente ao ouvido, continua ao redor da orelha terminando no couro cabeludo. Isto permite um acesso suficiente para separar a pele da parte que está por baixo (gordura, aponeurose e músculos). Em seguida. a pele é esticada para trás e para cima e o excesso é retirado. Em alguns casos é necessário remover o excesso de gordura que existe debaixo do queixo e aumentar a tensão nos músculos subjacentes. A Ritidoplastia/Lifting pode ser realizada sob anestesia local com sedação ou anestesia geral, podendo durar de 2 a 5 horas. Tudo depende do caso de cada pessoa.
Todas as intervenções cirúrgicas deixam cicatrizes. Na Ritidoplastia/lifting, procura-se deixar a cicatriz menos perceptível possível. A maioria das cicatrizes tendem a ficar menos visíveis com o tempo, embora exista sempre uma grande variação individual. Em casos raros, a cirurgia gera cicatrizes alargadas e são necessários cuidados adicionais.
Com uma Ritidopalstia/Lifting facial, busca-se atribuir um aspecto mais jovem e “leve” à face. Se a Ritidoplastia for feita para corrigir a queda das estruturas faciais antes das rugas profundas aparecerem, em muitos casos, pode previnir a formação dessas rugas e, assim, preservar um ar mais jovem durante mais tempo.
A maioria dos pacientes retoma o trabalho após 15 a 20 dias. Pode-se aplicar maquiagem após o 7º a 10º dia e deve-se proteger a face do sol.
São frequentes as equimoses (manchas roxas) e o edema (inchaço) durante as duas primeiras semanas após a cirurgia. Alguns pacientes ressaltam uma sensação de tensão e dormência na face e pescoço e este aspecto pode manter-se durante alguns meses.