7 dicas antes de colocar silicone
Mamoplastia

7 dicas antes de colocar silicone

Muitas mulheres sonham em colocar próteses de silicone nas mamas. Dados da Pesquisa Estética Global 2018 da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS) mostram que o implante de mamas é o procedimento cirúrgico estético mais popular no mundo, com mais de 10 milhões de cirurgias realizadas.

A procura cada vez mais frequente pela prótese de silicone faz crescer, também, as dúvidas acerca do tema. Por esse motivo, o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo compartilha a seguir as 7 dicas que você precisa saber antes de colocar uma prótese mamária.

1.      Não compare as próteses: cada pessoa fica melhor com um tipo específico

É comum as mulheres chegarem ao consultório com uma ideia em mente do resultado que querem alcançar com o procedimento. Isso é muito vantajoso na hora da conversa com o cirurgião plástico, porém, passa a ser um problema quando a mulher quer copiar o tipo de prótese utilizado por uma amiga ou celebridade.

O silicone possui basicamente três formatos: o cônico, o redondo e o anatômico (conhecido também como “gota”). Durante a avaliação pré-operatória, o cirurgião plástico fará um exame físico completo para saber o tamanho do tórax, a altura e a elasticidade da pele da paciente e qual formato oferecerá o resultado que ela deseja.

A escolha do perfil da prótese mamária (baixo, moderado, alto ou super alto) e o volume também são definidos com base nas características da paciente.

2.      É preciso ficar atento aos cuidados pré-operatórios

Após verificar com o cirurgião plástico qual é o tipo de prótese mamária ideal, é fundamental que a paciente coloque em prática alguns cuidados antes de se submeter ao procedimento. Alguns deles são:

  • Manter jejum absoluto durante as 8 horas anteriores à implantação do silicone;
  • Parar de fumar por pelo menos duas semanas antes da cirurgia;
  • Suspender o uso de medicamentos anticoagulantes;
  • Evitar queimaduras solares antes da cirurgia;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas nos dias próximos ao procedimento.

3.      A fase de recuperação do implante de silicone é igualmente importante

O pós-operatório do implante de silicone não costuma ser muito doloroso, entretanto, para que a recuperação seja realizada com sucesso é essencial que a paciente siga as orientações do cirurgião plástico.

Geralmente, a paciente pode voltar ao trabalho depois de cinco dias da cirurgia caso não seja necessário a realização de esforço físico. É possível voltar a dirigir após 15 dias da implantação da prótese mamária e retomar as atividades físicas após um intervalo de 45 a 60 dias.

O resultado definitivo da prótese mamária fica mais nítido gradativamente, podendo levar cerca de 3 a 18 meses para ser concluído.

4.      Não se preocupe com a cicatriz: ela fica bem discreta

Antes de colocar um silicone muitas mulheres se perguntam sobre como a cicatriz ficará na pele. Afinal, o que as pacientes mais desejam é obter um resultado natural.

Como as incisões são realizadas em locais discretos (como na axila, no sulco da mama ou na aréola), as pacientes não se incomodam com as cicatrizes.

5.      Fique tranquila com a amamentação após implantação da prótese mamária

A mamoplastia de aumento, como é chamada a cirurgia para colocar silicone, não atrapalha o processo de aleitamento materno. Logo, a paciente que planeja engravidar no futuro não será prejudicada pela prótese mamária na hora de alimentar o bebê.

Vale a pena conversar com o cirurgião plástico a respeito desse desejo para que o profissional escolha a melhor técnica possível para cada caso. Também é comum ver as mães retornarem para o consultório do cirurgião plástico depois de engravidar, pois os seios podem ficar mais flácidos após o aleitamento.

Médico medindo tamanho das próteses de silicone

6.      Prepare-se para trocar a prótese periodicamente

A prótese de silicone é um procedimento que precisa ser acompanhado regularmente para saber como está a prótese. Geralmente, esse acompanhamento é feito através do exame físico feito pelo especialista e, se necessário, com exames complementares, como a ressonância magnética. Uma visita anual ao cirurgião plástico é o recomendado.

Na maioria dos casos a troca da prótese mamária só é necessária a cada 10 anos, sendo que atualmente esse intervalo pode chegar a 15 anos.

7.      Escolha um cirurgião plástico de confiança

Por fim, é fundamental que a paciente seja bem criteriosa ao escolher seu cirurgião plástico. Nesse processo, vale a pena ir além do preço e avaliar a expertise do profissional, bem como as avaliações de antigos pacientes na internet.

Também é válido se informar sobre os hospitais nos quais ele opera, se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), se possui o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) e o registro de especialista (RQE).

Colocar uma prótese de silicone é uma decisão que interfere diretamente na autoestima da mulher. Por esse motivo, é fundamental seguir as dicas deste artigo para realizar o procedimento com um profissional qualificado que ofereça o resultado tão sonhado. Caso ainda tenha restado dúvidas, entre em contato conosco e agende uma consulta.

cta-820x140-agende-uma-mentoplastia

Fontes:

Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS);

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato