7 procedimentos para manter as pernas bonitas e deixá-las à mostra mesmo após o fim do verão
Mídia

7 procedimentos para manter as pernas bonitas e deixá-las à mostra mesmo após o fim do verão

A chegada do outono não quer dizer que você deva esconder as pernas, afinal, estamos passando mais tempo em casa e as temperaturas seguem altas, fatores que deixam as pernas e, consequentemente, alterações como flacidez, varizes e celulite mais evidentes.

É no verão que as pernas recebem maior atenção, afinal, é nesse período do ano em que essa parte do corpo está mais exposta. Porém, foi-se o tempo que o fim da estação significava deixar de lado o uso de saias, shorts e vestidos mais curtos. Devido ao aumento nas temperaturas, a utilização de roupas que deixam as pernas à mostra durante o outono e o inverno tem se tornado mais comum. Além disso, estamos passando mais tempo em casa e o uso de calças, para muitas pessoas, não é necessariamente confortável, o que faz com que prestemos mais atenção nas pernas e, consequentemente, nas alterações que podem prejudicar sua aparência, como varizes, estrias e celulites. Então, ao invés de aguardar até que o próximo verão se aproxime para começar a cuidar das pernas, por que não aproveitar agora para melhorar a saúde e beleza dessa região? Para te ajudar, reunimos um time de especialistas para indicar os melhores tratamentos para dar fim às principais alterações que podem prejudicar a aparência das pernas. Confira:

Clacs: As varizes podem causar grande desconforto estético por prejudicarem a aparência e saúde da pele, mas, geralmente, são lembradas apenas no verão. Porém, poucos sabem que o outono e o inverno são as melhores épocas para o tratamento dessas alterações, que pode ser feito com o Clacs, que combina injeções de glicose e laser não invasivo para aumentar a eficácia do tratamento e reduzir os efeitos colaterais. “Através dessa combinação, o laser, que emite pulsos de luz que são absorvidos pelo sangue e agem nas varizes sem causar dano à pele, pode ser aplicado com energia mais baixa, o que diminui a dor do tratamento. Em seguida, a glicose é aplicada nos mesmos locais, potencializando o efeito do laser e secando as varizes, o que também reduz o número de sessões, sendo que após três sessões já é possível notar uma melhora significativa na aparência das pernas”, diz a Dra. Aline Lamaita, cirurgiã vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Bioestimuladores de colágeno: Extremamente comum, a celulite é outro problema que afeta a aparência das pernas. Mas é possível controlar essa alteração de forma satisfatória com a aplicação de bioestimuladores injetáveis de colágeno. “Essas substâncias, através do estímulo de colágeno, promovem uma reorganização dos septos fibrosos responsáveis por sustentarem o tecido adiposo, o que promove a melhora da celulite e do aspecto de casca de laranja da pele”, afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Geralmente, recomenda-se de 2 a 3 sessões com intervalo mínimo de 30 dias entre cada uma delas, tempo que leva para os resultados aparecerem. “E o melhor é que as sessões são rápidas e não atrapalham a rotina do paciente, que pode retornar imediatamente as suas atividades”, diz a dermatologista

Microagulhamento: Junto das varizes e celulite, as estrias figuram entre as alterações mais comuns que prejudicam a aparência das pernas. Felizmente, é possível tratá-las por meio de sessões de microagulhamento. “O procedimento consiste em microagulhas que penetram profundamente na pele, ultrapassando a epiderme para estimular a produção de colágeno e reconstruir as fibras rompidas nas camadas mais profundas”, diz a Dra Paola. Após quinze dias já é possível visualizar melhora nas alterações e os resultados definitivos surgem depois de quatro meses. “O ideal é que sejam feitas, em média, três sessões do procedimento com intervalos mensais, sendo que a primeira deve ser realizada logo quando as estrias surgirem, pois, quanto antes o tratamento for iniciado, melhor será o resultado”, completa a médica.

Ultrassom microfocado: A flacidez das pernas é outra alteração que pode causar grande desconforto estético, mas pode ser facilmente resolvida através da realização do ultrassom microfocado. “O ultrassom microfocado é um procedimento que gera ondas de ultrassom que conseguem atingir as camadas mais profundas da pele, aquecendo-as e, consequentemente, estimulando a produção de novas fibras de colágeno, o que torna a pele mais firme e jovem”, diz a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética. “Rápido e sem downtime, os resultados do procedimento surgem cerca de três meses após a sessão, pois é o tempo que o organismo leva para produzir totalmente o colágeno estimulado”, afirma.

Coolsculpting: Como se não bastassem as varizes, celulite, estrias e flacidez, as pernas ainda podem sofrer com gordura localizada, o que pode ser solucionado por meio da criolipólise. “Considerada o tratamento padrão ouro na redução de gordura de forma não invasiva, a criolipólise é baseada no congelamento das células gordurosas, que são muito mais sensíveis às baixas temperaturas do que os tecidos ao redor e as camadas da pele subjacentes. Dessa forma, após a sessão, que dura em média uma hora, as células que sofreram apoptose, ou seja, autodestruição por terem sido submetidas ao congelamento focado e controlado pela tecnologia utilizada no aparelho, são naturalmente eliminadas pelo organismo de forma progressiva”, destaca o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

T Sculptor: Para quem deseja pernas torneadas, uma excelente opção é o T Sculptor, uma tecnologia não invasiva que ao entrar em contato com a pele gera um campo eletromagnético focado de alta intensidade que é capaz de estimular o músculo por meio de contrações contínuas e intensas. “São cerca de 36 mil contrações em cada sessão de 30 minutos, proporcionando assim hipertrofia muscular com consequente aumento do volume da musculatura, redução de gordura devido a ampliação do gasto calórico e, dependendo do protocolo realizado, até mesmo aumento da força muscular”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão. Sendo realizado em oito sessões com intervalo mínimo de 48 horas entre elas, o T Sculpor ainda não tem downtime, possibilitando ao paciente retornar as atividades imediatamente.

Thighlighting: Quem procura por um tratamento completo das pernas pode apostar no, thighlighting, que consiste na associação de uma série de procedimentos para melhorar a aparência das pernas e torná-las mais harmônicas com o corpo, podendo incluir, por exemplo, lipoaspiração, bioestimuladores de colágeno, implante de panturrilha e lifting. Segundo o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a combinação de procedimentos escolhidos para compor o thighlighting vai variar caso a caso, dependendo das características da paciente e das alterações que precisam ser tratadas. “Por exemplo, a aplicação de bioestimuladores de colágeno pode ser utilizada em casos em que a paciente apresenta celulite. Já para melhorar o contorno da coxa, a lipoaspiração é recomendada. Por sua vez, quem sofre com grande flacidez das pernas pode optar por incluir no thighlighting uma cirurgia de lifting. Até mesmo implantes de silicone nas panturrilhas podem ser realizados para quem deseja adquirir volume na região ou sofre de atrofia muscular”, afirma o cirurgião plástico. Dessa forma, se bem indicado, o thighlighting é capaz de melhorar a proporção, tamanho, forma e contorno das pernas, tornando-as mais elegantes e harmônicas com seu corpo. “Com relação ao tempo de duração, resultados e downtime da cirurgia, tudo vai depender de quais procedimentos serão associados. Geralmente, quando procedimentos cirúrgicos são combinados, como no caso do thighlighting, exige-se cuidado redobrado no pós-operatório pelo trauma ser maior”, finaliza o médico.

Matéria originalmente publicada no Site Elites da Saúde: https://bit.ly/3x9S4AS

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato