A melhora da autoimagem com a rinoplastia - Dr. Mário Farinazzo

Rinoplastia: cirurgia do nariz melhora a autoimagem

A face é o nosso cartão de visitas e por estar em maior evidência é alvo de muitas intervenções estéticas. A cirurgia plástica do nariz é a mais popular entre elas.

Seja para corrigir questões funcionais, como obstrução ou desvio de septo, ou imperfeições relacionadas a tamanho, formato e harmonia. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a rinoplastia ocupa uma das primeiras posições do ranking no Brasil. O aumento foi de 40%, entre os anos 2011 e 2013.

A maioria das pessoas recorre ao procedimento por terem sofrido algum tipo de trauma ou preconceito, geralmente, durante a infância ou adolescência.

Apesar de ser um problema comum nesses períodos da vida, onde a autoafirmação e padrões estéticos são muito valorizados, não é uma questão exclusiva dessa época.

Muitos homens e mulheres de idade mais avançada também fazem a cirurgia para disfarçar e corrigir os impactos do envelhecimento.

Afinal, com o passar do tempo, as cartilagens ficam mais visíveis e os poros mais dilatados, o que ajuda a intensificar as rugas e marcas de expressão.

Alguns especialistas não recomendam a cirurgia para menores de 18 anos, pois trata-se de um procedimento com maior impacto na imagem, e a maioria não possui controle sobre possíveis frustrações, característica mais comum em pessoas mais maduras.

Independentemente da idade, o fator psicológico deve estar equilibrado antes de realizar a cirurgia. Além disso é importante que o paciente saiba exatamente todas as etapas de uma intervenção cirúrgica, que envolve exames pré-operatórios, riscos, cuidados pós-cirúrgicos e expectativas em relação aos resultados.

Como é feita a cirurgia de rinoplastia?

Antes de solicitar exames pré-operatórios, o cirurgião plástico faz uma avaliação do paciente. Essa análise pode ser considerada mais valiosa do que a própria intervenção.

Durante a consulta o especialista faz perguntas relacionadas à saúde e hábitos diários. É de extrema importância que nenhuma particularidade seja omitida nesse momento, pois muitos detalhes do procedimento são decididos com base nas respostas do cliente, como por exemplo, o  tipo de anestesia.

A anestesia pode ser local com auxílio de sedativos ou geral. A duração da cirurgia pode variar entre duas e cinco horas. A rinoplastia envolve duas técnicas: a aberta (realizada na coluna entre as narinas, onde é feita um pequeno corte), e a fechada (parte interior da narina).

Nesse último caso, as incisões não são visíveis.

Geralmente, o procedimento é indolor, mas analgésicos simples são suficientes caso necessário.

Quais os principais cuidados pós-operatórios?

A recuperação da rinoplastia varia caso a caso, mas de forma geral, nos primeiros dois a três dias o inchaço e pequenos sangramentos causam certo desconforto. Além disso, alguns pacientes podem apresentar certa dificuldade para respirar pelo nariz.

É importante ressaltar que com técnicas mais modernas, não são necessários uso de tampões ou dos chamados “splints” nasais, o que é grande avanço no sentido de proporcionar mais conforto nesse período tão delicado.

Todo processo cirúrgico envolve algumas precauções após a conclusão.

Veja quais são os principais:

  • Alimentação pastosa e morna nos primeiros dias;
  • Compressas frias no rosto;
  • Evitar alimentos muitos salgados;
  • Uso de descongestionantes indicados pelo especialista;
  • Repouso de sete dias;
  • Uso de filtro solar;
  • Uso de óculos apenas após liberação do médico.

É importante salientar que o efeito é visível no primeiro mês, porém o resultado definitivo pode demorar até três anos.

Vantagens e impactos na harmonia da face

Toda cirurgia envolve riscos, porém,  realizada de forma criteriosa, a rinoplastia traz muita  satisfação. Além da melhora estética, a operação pode proporcionar correções funcionais como tratamento do desvio de septo e apneia do sono entre outros.

Do ponto de vista estético, vale ressaltar que qualquer face possui assimetrias e mesmo a melhor técnica nas mãos do melhor cirurgião não garante um nariz perfeito.

O paciente que espera resultados realistas certamente tem mais chance de ficar satisfeito. Muitos indivíduos relatam que a vida passou por uma grande transformação principalmente pela melhora da autoconfiança proporcionada pela rinoplastia.

Consulta

Compartilhe

Foto de Dr. Mario Farinazzo

Dr. Mario Farinazzo

Formado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Dr. Mário Farinazzo tem mais de 10 anos de experiência como cirurgião. É pioneiro na técnica de Rinoplastia Preservadora, tendo uma das maiores experiências no Brasil.