Entenda tudo sobre a cirurgia de ginecomastia
A ginecomastia é uma neoplasia benigna ou maligna que leva ao crescimento das mamas em homens. Ao contrário das mulheres, que começam a desenvolver o tecido glandular da mama entre 8 e 9 anos de idade, e o crescimento começa no início da adolescência, essa alteração não ocorre nos garotos, mas alguns podem desenvolver excesso de tecido mamário, gerando a ginecomastia.
Segundo estudo divulgado pela International Society of Aesthetic Plastic Surgery, os homens são responsáveis por 12,8% do total de candidatos à cirurgia plástica, ultrapassando a casa dos três milhões.
O aumento dos mamilos nos homens ocorre com mais frequência na puberdade (65% dos jovens entre 14 e 15 anos) e costuma desaparecer nos últimos anos da adolescência.
Porém, a característica pode permanecer em alguns casos. A ginecomastia, normalmente, aparece nos períodos de mudanças hormonais, ou seja, na adolescência e velhice.
A origem do problema pode determinar o tratamento mais indicado. Entre as possíveis causas do desenvolvimento da mama em homens estão:
- Aumento de estrógenos;
- Diminuição nos andrógenos;
- Déficit nos receptores androgênicos;
- Uso abusivo de bebida alcoólica;
- Uso de drogas e anabolizantes.
Ou seja, a disfunção está relacionada, na maioria das ocorrências, aos fatores hormonais.
Como é o tratamento da ginecomastia?
O crescimento excessivo dos mamilos masculinos é extremamente complicado, principalmente para os que estão entrando na fase adulta. Muitos evitam contato social e deixam de fazer muitas atividades por conta do desconforto emocional.
O tratamento pode ser através de terapia hormonal ou intervenção plástica. No segundo caso, o cirurgião plástico
pode optar por lipoaspiração e retirada da glândula e de excessos de pele.
Vale ressaltar que as técnicas podem ser combinadas se necessário.
Como é feita a cirurgia de ginecomastia?
A intervenção consiste na retirada da glândula aumentada por meio de uma incisão localizada na área inferior da aréola.
Nos casos onde a consistência é de gordura (adiposa), é feita a lipoaspiração no mamilo, procedimento realizado por meio de um pequeno corte de 0,5 cm.
Nas duas situações as cicatrizes podem ficar muito tênues com o tempo, a depender da cicatrização do paciente e da extensão da cirurgia. A anestesia pode ser local, com auxílio de sedativos ou geral.
A retirada de pele é mais comum em idosos ou em casos de ginecomastia em excesso, independentemente da idade. O paciente pode receber alta no mesmo dia caso o procedimento seja realizado no período da manhã.
A maior parte do inchaço pós-operatório pode durar entre seis e dez dias. Saiba mais:
- Uso de colete elástico entre 30 e 45 dias;
- Evitar o cigarro;
- Intervalo de 30 dias para exercícios físicos leves ou 60 dias para os mais pesados;
- Uso de analgésicos e antibióticos.
É muito importante escolher o cirurgião plástico com cautela. O profissional dever ser membro associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e ter experiência na área.
Investigar a origem da disfunção também é essencial. Esses cuidados são tão importantes quanto o resultado e o valor da cirurgia.