Conheça os principais procedimentos buscados pelas mamães
Ao longo da gestação o corpo da mulher passa por diversas transformações físicas e hormonais. Essas mudanças geram, além do aumento da barriga, o acúmulo de gordura, aumento das mamas, inchaços e, consequentemente, o ganho de peso.
Após os filhos nascerem, as mulheres recorrem a dietas e exercícios físicos que nem sempre são suficientes para voltar à forma de antes da gestação. Entenda como as cirurgias plásticas podem auxiliar na recuperação pós-parto.
Como as cirurgias plásticas ajudam na recuperação da mamãe?
Uma gordurinha aqui, outra ali, excesso de pele, flacidez, seios desproporcionais ao corpo. Esses e outros fatores são os motivos pelos quais muitas mulheres optam por realizar cirurgias plásticas após terem seus bebês.
Quando a mulher engravida e não consegue recuperar a aparência no tempo desejado (que varia de acordo com o tipo de parto), surgem diversas insatisfações com o corpo.
O incômodo com a aparência está diretamente ligado à autoestima que, no caso de uma mulher que se tornou mãe recentemente, soma-se ao stress da nova rotina. Isso tudo pode evoluir para um quadro depressivo.
Quais são as cirurgias plásticas mais procuradas pelas mães?
A gestação causa o aumento de diversas partes do corpo, devido a inchaços ou mesmo à evolução da gravidez. As principais queixas das novas mamães e os procedimentos indicados em cada caso são:
- Flacidez abdominal: Muito comum em mulheres que tiveram ganho de peso durante a gestação, o que pode causar acúmulo de pele, flacidez muscular da região e excesso de adiposidade. Para a flacidez abdominal a abdominoplastia é a cirurgia plástica mais aconselhada;
- Flacidez das mamas: Devido ao aumento das mamas, a pele dos seios se estica na gestação, o que gera a flacidez após o período de amamentação. Para corrigir essa flacidez é aconselhada a realização da mastopexia, procedimento que remove o excesso de pele e levanta as mamas;
- Diminuição/queda dos seios: É comum em mulheres que tinham os seios pequenos e que, após a recuperação da gestação, emagrecem e têm o desejo de aumentá-los. Para esses casos é recomendada a mamoplastia de aumento ou a mastopexia com uso de próteses para levantar as mamas;
- Mamas desproporcionais: geralmente, as mulheres que já tinham seios volumosos antes da gravidez, ficam com as mamas desproporcionais por conta do aleitamento materno. Nesse caso, é indicada a mamoplastia de redução, que também pode ser associada a uma lipoaspiração;
- Gordura localizada: É uma queixa comum de mulheres que desejam remodelar o corpo após as gordurinhas a mais que apareceram com a gravidez. Nestes casos, a lipoescultura é a técnica ideal, pois removerá a gordura dos locais determinados pela paciente e a incluirá em outra área do corpo. Tudo para proporcionar um equilíbrio no contorno corporal.
Quanto tempo depois do parto pode ser feita uma cirurgia plástica?
A recomendação para uma mulher recorrer a um procedimento estético após uma gestação depende da cirurgia plástica que melhor se enquadra ao caso. As condições do pós-operatório também são cruciais.
A abdominoplastia, por exemplo, pode ser realizada 12 meses após o parto e o pós-operatório exige cerca de 20 dias de repouso.
Já as cirurgias relacionadas às mamas devem ser feitas pelo menos quatro meses após a mulher parar de amamentar. Cada caso deve ser devidamente avaliado pelo cirurgião plástico e deve também receber apoio do obstetra.
É importante ressaltar que, tanto a abdominoplastia quanto as cirurgias das mamas, não impedem que a mulher tenha uma próxima gravidez e, consequentemente, volte a ganhar peso, podendo afetar o resultado do procedimento realizado.