Abdominoplastia:  Para quem é indicada?
Abdominoplastia

Abdominoplastia: Para quem é indicada?

A cirurgia plástica de abdominoplastia é o procedimento em que é realizada a remoção do excesso de pele e gordura. Em muitos casos também é associada à restauração dos músculos, que podem estar enfraquecidos ou separados (diástase), a fim de proporcionar um abdômen mais tonificado e afinado.

Apesar de ser um procedimento cirúrgico bastante conhecido, muitas pessoas ainda acreditam que a abdominoplastia pode ser empregada como uma forma de emagrecimento rápido, porém essa ideia é equivocada. Vamos entender o porquê!

Quando o cirurgião plástico indica a abdominoplastia?

Muita gente associa a abdominoplastia ao emagrecimento, elas acreditam que apenas pacientes com sobrepeso são submetidos à essa cirurgia, mas não é bem assim!

Pessoas dentro do peso ideal e com proporções corporais ideais também podem apresentar flacidez abdominal e excesso de pele na região.

A maioria dos casos atendidos por um cirurgião plástico especialista em abdominoplastia apresenta pelo menos uma das principais causas de flacidez no abdômen:

  • Gravidez;
  • Envelhecimento;
  • Oscilação de peso;
  • Cirurgia prévia.

Quais fatores podem gerar a necessidade de uma abdominoplastia?

  • Envelhecimento – Com o passar dos anos, o organismo sofre muitas alterações físicas e hormonais, por isso, a textura da pele passa a ser cada vez mais flácida.
    O rosto é considerado o local de maior exposição e, consequentemente, de maior preocupação por parte dos pacientes. É cada vez mais comum a realização de procedimentos que minimizem os efeitos dos sinais avançados de idade, como o lifting frontal, por exemplo. Porém, não é apenas o rosto que é afetado pelo envelhecimento. A região abdominal também se torna flácida e a abdominoplastia é uma ótima aliada nesses casos;
  • Gravidez – Após a gestação, devido à necessidade da pele de se esticar para comportar o aumento da barriga, é bastante comum que a região abdominal fique bastante flácida e com excesso de tecido. Apesar de muitas mulheres conseguirem recuperar a silhueta após a gestação com a prática de atividades físicas, em alguns casos a pele pode permanecer flácida ou a mulher pode desenvolver diástase (situação em que os músculos do abdômen se separam devido ao desenvolvimento do bebê). Nessas situações, é possível optar pela abdominoplastia para recuperar o aspecto da região abdominal;
  • Oscilação de peso – Atualmente, a busca pelo corpo ideal leva as pessoas a optarem por dietas e praticarem atividades físicas sem uma orientação adequada, o que pode gerar a oscilação de peso ou o famoso “efeito-sanfona”. Quando há a perda ou o ganho de peso muito repentino é normal que a região abdominal fique flácida. Para esses casos também é indicada a cirurgia plástica abdominal;
  • Hereditariedade – As características físicas de um indivíduo, independentemente dos hábitos adquiridos ao longo da vida, sofrem muita influência genética. Com o aspecto abdominal não é diferente. Muitas pessoas apresentam flacidez no abdômen devido à hereditariedade, característica que pode ser corrigida por meio da abdominoplastia.

Como escolher o melhor cirurgião plástico para uma abdominoplastia?

O cirurgião plástico especializado em abdominoplastia é o profissional mais indicado para esse tipo de cirurgia. Além de um treinamento específico para avaliar esteticamente a situação do paciente, é quem pode indicar a melhor opção para cada caso, de acordo com suas particularidades.

Busque um médico de confiança para a realização de qualquer procedimento estético e cirúrgico, de preferência membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Artigos relacionados:

7 principais dúvidas sobre Abdominoplastia;

Tratamentos para Flacidez Abdominal;

Quanto custa uma abdominoplastia?

agende uma consulta

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato