Como é a avaliação para a rinoplastia estruturada?
A rinoplastia estruturada é a técnica mais recente de cirurgia plástica de correção de nariz, bastante diferente da forma mais tradicional, que é a rinoplastia redutora.
Para se submeter ao procedimento é preciso passar pela avaliação de um cirurgião plástico de confiança.
A avaliação irá assegurar que o procedimento é o ideal para o caso, confirmar se o nariz do paciente possui as condições estruturais necessárias para realizar a cirurgia, ajudar o especialista a dar uma previsão do resultado e, consequentemente, alinhar ao máximo as expectativas do paciente.
Como é feita a avaliação da rinoplastia estruturada?
É durante a avaliação que o especialista irá entender os reais motivos que levaram o paciente a buscar pelo procedimento e explicar passo a passo como funciona a rinoplastia estruturada.
Além disso, o médico cirurgião plástico deverá deixar claras todas as informações que precisam ser passadas, desde o pré-operatório até mesmo os cuidados que serão necessários para a recuperação, a fim de atingir o resultado esperado pelo paciente.
Além de esclarecer todas as dúvidas e alinhar as expectativas do paciente em relação ao procedimento de correção nasal, durante a avaliação, o especialista em cirurgia plástica irá analisar as atuais condições de saúde do paciente e a estrutura atual do órgão, visto que, muitas vezes a rinoplastia estruturada é utilizada como uma rinoplastia secundária, ou seja, um procedimento de correção de uma cirurgia de nariz prévia.
Por que é tão importante realizar a avaliação com o cirurgião plástico?
Assim como todo procedimento estético, seja ele um simples corte de cabelo até mesmo uma prótese mamária, as pessoas buscam indicações e aconselhamentos com pessoas que já tiveram sucesso. Com a rinoplastia não é diferente.
Constantemente os cirurgiões plásticos recebem nos consultórios pacientes que já pesquisaram muito sobre o tema ou já conversaram com algum conhecido que realizou a técnica e já possuem uma ideia de como seria o resultado ideal para eles.
No entanto, apenas um profissional da área pode afirmar se a técnica de interesse é a ideal para o caso e, principalmente, se o resultado estimado é possível, levando em consideração diversos fatores, como:
- O estado de saúde do paciente;
- Fatores de risco pré-existentes;
- Formato do rosto e a proporção entre nariz, olhos, boca, testa e queixo;
- A forma do nariz para a passagem de ar, e
- A principal queixa do paciente, ou seja, o que mais o incomoda no nariz.
Para conhecer todos esses fatores, o cirurgião plástico realiza um exame específico do nariz, observando características como o tipo de pele (grossa, fina, oleosa,seca ), essencial para uma previsão do resultado, e a parte estrutural do órgão como formato e rigidez das cartilagens, formato do osso ,válvulas internas e externas, septos e cornetos.