Rinoplastia senil: Plástica de nariz para idosos – Entenda
Rinoplastia

Rinoplastia senil: Plástica de nariz para idosos – Entenda

A rinoplastia é uma cirurgia plástica muito associada à autoestima,  pois  pode proporcionar  a correção de características que geraram constrangimento e até mesmo o afastamento do convívio social.

No caso de idosos, esses ajustes podem representar ainda uma forma de preservar o contorno facial, a fim de proporcionar à face um aspecto de rejuvenescimento.

Com o avanço da idade, as estruturas nasais, como cartilagens e ligamentos, sofrem enfraquecimento, que, associado à perda de elasticidade da pele, resultam em alterações. As mais comuns são a queda da ponta do nariz até o comprometimento das narinas durante a respiração.

Em muitos casos, essas alterações estruturais podem até prejudicar a função respiratória.

Sendo assim, a rinoplastia em idosos pode trazer não apenas ajustes estéticos, mas também funcionais, a fim de melhorar a qualidade de vida do paciente.

No entanto, existem algumas características que precisam ser levadas em conta antes de garantir que a cirurgia plástica para o nariz é adequada ao caso.

O que deve ser levado em conta na antes de fazer uma rinoplastia senil?

Assim como pacientes de qualquer faixa etária, idosos precisam passar pela avaliação de um cirurgião plástico antes de se submeterem a uma rinoplastia.

Por meio da análise do especialista em cirurgia plástica, será confirmada a real necessidade e possibilidade de seguir com o procedimento.

Durante a avaliação, o profissional deverá levar em conta características como:

  • Atual condição de saúde do paciente;
  • Existência de doenças crônicas que possam interferir no resultado da rinoplastia;
  • A textura e tipo da pele;
  • As condições reais da estrutura cartilaginosa nasal;
  • Via respiratória.

Mesmo para pacientes não idosos, antes de realizar qualquer tipo de cirurgia plástica, é essencial passar pela avaliação de um cirurgião plástico a fim de conhecer todos os riscos e possibilidades do procedimento, alinhar as expectativas e, principalmente, garantir a segurança.

Existe idade certa para fazer a cirurgia de rinoplastia?

Segundo especialistas em cirurgia plástica do nariz, não há uma faixa etária considerada a mais indicada ou menos recomendada.

Contudo, pelo fato de o corpo ainda estar em transformação, não é aconselhado realizar cirurgias plásticas (com objetivo estético) em pacientes com menos de 16 anos.

Algumas mulheres podem apresentar maturidade na formação do esqueleto facial antes dessa idade. No entanto, a fim de garantir que não seja necessário recorrer a uma rinoplastia secundária (cirurgia reparadora, utilizada para correções de procedimentos anteriores) a maioria dos especialistas da área prefere não realizar o procedimento nesse caso.

Entretanto, apesar dessa restrição de idade mínima, não há limite de idade para se submeter a uma cirurgia plástica do nariz, desde que o paciente apresente condições de saúde favoráveis ao procedimento.

De maneira geral, independentemente da idade do paciente, apenas um cirurgião plástico poderá confirmar se ele está apto à cirurgia ou indicar a técnica ideal para o caso.

Escolha uma clínica de confiança!

A melhor opção para uma avaliação completa de cada caso, é escolher uma clínica de renome com um cirurgião devidamente credenciado e experiente no procedimento desejado. Essa é a forma mais indicada de garantir um resultado satisfatório e um procedimento seguro.

Veja também:

Rinoplastia preservadora – devo fazer?

Mitos e as verdades da Rinoplastia! (Vídeo)

Tipos de pele do nariz e suas implicações para o resultado da rinoplastia.

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato