Cirurgia plástica de perfiloplastia – O que é?
A cirurgia plástica de perfil, chamada também de perfiloplastia, é a técnica que visa proporcionar uma harmonia facial por meio da correção estética de duas áreas fundamentais: o nariz e o queixo.
Por serem estruturas proeminentes e que se destacam das demais, o nariz e o queixo têm grande importância para a proporção ideal do perfil de uma pessoa.
Por isso, com o intuito de promover o equilíbrio adequado às medidas do rosto do paciente, a técnica da perfiloplastia representa a junção de dois procedimentos estéticos muito buscados para correções faciais: a rinoplastia e a mentoplastia.
Uma técnica muito recomendada por especialistas em cirurgias plásticas, a perfiloplastia proporciona todas as vantagens da mentoplastia associadas aos benefícios, tanto estéticos quanto funcionais, da rinoplastia, sejam ambos os procedimentos de aumento quanto redutores.
Em quais casos a cirurgia plástica de perfil é indicada?
A associação da mentoplastia com a rinoplastia é indicada para todos os casos em que existe alguma desproporção da face da pessoa, principalmente na vista de perfil.
Para isso, o cirurgião plástico realiza uma análise minuciosa, avaliando a angulação de todos os pontos do rosto do paciente a fim de confirmar a necessidade de recorrer à perfiloplastia. É importante ressaltar que a realização do procedimento só será autorizada mediante consulta com um cirurgião plástico especialista.
Além disso, durante a avaliação, é possível definir as técnicas mais aconselhadas para o caso. As mais comuns são:
- Rinoplastia redutora;
- Rinoplastia estruturada;
- Mentoplastia redutora ou de aumento;
- Utilização de próteses (silicone ou polietileno) no queixo;
- Enxertos de tecido adiposo no mento ou reposicionamento ósseo da mandíbula e maxilar, entre outros.
Contudo, mesmo que identificada a necessidade de recorrer à perfiloplastia, algumas técnicas da cirurgia plástica do perfil são permitidas apenas para pacientes maiores de 18 anos ou que já atingiram o desenvolvimento completo da face.
Assim, pode-se evitar a necessidade de uma cirurgia reparadora, como a rinoplastia secundária, que é feita para corrigir imperfeições causadas por cirurgias prematuras, quando a estrutura óssea do paciente ainda não está totalmente desenvolvida.
Como é realizada a perfiloplastia?
Como mencionado anteriormente, o procedimento consiste na realização de duas cirurgias plásticas de maneira associada, ou seja, aproveitando a mesma anestesia e tempo de recuperação.
Em geral, a mentoplastia é realizada primeiro, seguida da rinoplastia.
Na cirurgia do queixo, podem ser utilizados implantes (silicone, polietileno), enxertos de gordura ou osteoplastias (remodelação óssea do queixo). Os cortes são realizados na parte inferior do queixo ou dentro da boca.
Após a mentoplastia, é então realizada a cirurgia plástica de nariz, que irá aumentar, reduzir ou alterar o formato do dorso, ponta, e até mesmo corrigir desvio de septo e tratamento dos cornetos.
Tudo alinhado com a verdadeira necessidade do paciente, identificada pelo cirurgião plástico durante a avaliação.
Quais são os cuidados após a perfiloplastia?
Cada profissional orientará o paciente com uma cartilha de cuidados própria. Isso significa que tudo depende da clínica que você fará a cirurgia. Entretanto, existem alguns cuidados que, geralmente, são universais. São eles:
- Repouso de uma semana a um mês, dependendo do caso;
- Nesse período, sempre dormir de barriga para cima, para evitar lesões na cirurgia;
- Beber bastante água;
- Lavar as narinas com soro fisiológico após orientação médica na consulta de retorno.
Esses são só alguns cuidados dentre vários. Cada caso é um caso! Busque auxílio de um profissional qualificado, de preferência que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Leia também:
Como é realizada a Mentoplastia?