Conheça os diferentes tipos de lipoaspiração
A lipoaspiração é um procedimento estético buscado por pessoas que desejam reduzir medidas e melhorar o contorno corporal. O procedimento consiste na aspiração da gordura localizada das regiões que o paciente deseja reduzir.
A técnica de aspiração é realizada por meio de cânulas, acopladas em bombas que sugam a gordura corporal do paciente. Essas cânulas são inseridas pelo cirurgião plástico por meio de pequenas incisões que o especialista realiza na pele..
Por deixar cicatrizes discretas e proporcionar um resultado bastante significativo, que pode ser notado logo no período pós-operatório, a lipoaspiração ganha cada vez mais espaço e, consequentemente, é aprimorada. Atualmente, existem diversos tipos de lipoaspiração.
Quais são os tipos existentes de lipoaspiração?
Diferentemente do que muitas pessoas imaginam quando decidem se submeter ao procedimento, a lipoaspiração pode ser realizada de diferentes maneiras, sendo que cada tipo é indicado pelo especialista a fim de atender melhor às expectativas do paciente.
Entenda melhor cada uma delas:
Lipoescultura
A lipoescultura possui o intuito de, além de reduzir a gordura localizada de determinadas áreas que incomodam o paciente, reaproveitar a adiposidade que foi removida desses locais por meio de enxertos em outra região do corpo do paciente, como glúteos e vincos da face, por exemplo, para o preenchimento e aumento.
Lipoaspiração ultrassônica
Consiste no procedimento de lipoaspiração precedido de técnicas que utilizam a ultrassonografia para liquefazer a gordura da região, facilitando a aspiração.
Produz bons resultados, mas é mais demorada e mas carado que outras técnicas de lipoaspiração.
Vibrolipoaspiração
A vibrolipoaspiração é definida pela técnica de aspiração comum com o auxílio de um aparelho que faz com que a cânula vibre.
A vibração da cânula faz com que ela penetre mais facilmente na gordura destruindo as células e facilitando o processo de aspiração.
É mais rápida que a lipoaspiração comum, mas o hospital escolhido para a cirurgia tem que possuir o aparelho em questão ou permitir que o cirurgião leve o próprio aparelho
Hidrolipoclasia
Também chamada de hidrolipo, a técnica não utiliza cânulas. O especialista insere soro fisiológico ou água destilada no tecido adiposo do paciente e depois, por meio de ultrassom externo, liquefaz a gordura da região que é absorvida pelo próprio corpo.
Apesar da maior facilidade e menor trauma, apresenta resultados discretos e deve ser reservada para áreas pequenas.
Lipoaspiração a laser
Realizada de maneira similar à lipoaspiração ultrassônica, porém com o auxílio de laser no lugar do ultrassom. Possui as mesmas vantagens do ultrassom além da possibilidade de proporcionar maior retração da pele, um ponto importante em pacientes com a pele muito flácida.
É uma técnica mais demorada e depende de um aparelho especial.
Minilipo
Muito comentada entre os pacientes, a minilipo consiste em uma lipoaspiração aplicada em pequenas áreas, utilizando apenas anestesia local, e aspirando um volume menor de gordura.
Na técnica, são realizados os pequenos cortes como na lipoaspiração convencional.
HLPA
Chamada entre os especialistas em cirurgias plásticas de hidrolipo aspirativa, a técnica associa a hidrolipoclasia, que é a injeção de soro fisiológico ou água destilada no tecido adiposo, seguido da utilização de um ultrassom externo para promover a liquefação da gordura, com a lipoaspiração convencional.
É muito importante ressaltar, no entanto, que apenas um cirurgião plástico poderá confirmar ou indicar uma técnica como ideal para o caso.
Por mais que o paciente já tenha visto resultados de determinada técnica, somente um especialista poderá garantir que aquele tipo de lipoaspiração é o mais adequado.