Preenchimento labial definitivo ou temporário | Qual o mais indicado?
Lábios bem contornados e volumosos são desejados por muita gente e, atualmente, eles estão muito mais acessíveis do que se imagina. Seja pelo avançar da idade ou pelas características genéticas, os lábios finos deixaram de ser um incômodo com soluções complexas, agora o preenchimento labial é um dos procedimentos mais rápidos e simples realizados nos consultórios de cirurgia plástica.
Entre os mais procurados, temos o preenchimento com ácido hialurônico (temporário) e com gordura (definitivo). Agora, vamos entender quais são as principais diferenças entre esses procedimentos.
Entenda como funciona o preenchimento labial temporário
Os efeitos do preenchimento labial temporário têm duração de aproximadamente seis a oito meses. Geralmente, ele é indicado para pacientes que almejam mudanças mas não querem ser submetidos a um procedimento cirúrgico. A aplicação é feita no próprio consultório e pode ser realizada de forma fragmentada para que correções sejam feitas e o volume labial seja aumentado aos poucos.
Nesses casos, é indicado o uso de ácido hialurônico, que por conter uma substância idêntica à produzida pelo nosso corpo, reduz as chances de rejeição.
É importante ressaltar que o limite para o aumento do volume é definido em comum acordo entre o médico e a paciente e que é possível retirar o produto em poucos dias após a aplicação, caso o paciente não fique satisfeito. Para isso, usamos uma enzima chamada Hialuronidase, que é aplicada no local e que “dissolve” o ácido hialurônico.
Existe também o preenchimento labial definitivo. Conheça!
Caso a paciente relate ao especialista que deseja um preenchimento labial definitivo, é preciso validar e verificar mais fatores, porque se trata de uma cirurgia mais complexa. A única substância sintética que proporciona resultados definitivos é o PMMA, também conhecido como acrílico ou polimetil-metacrilato. Esse material é composto por microesferas de acrílico e foi muito utilizado anos atrás.
Atualmente, entretanto, a substância não é indicada por cirurgiões plásticos devido à possibilidade de causar inflamação e infecção, assim como aconteceu com a modelo Andressa Urach. Outro aspecto é que, caso o resultado desagrade a paciente, a única forma de remoção da substância é por cirurgia.
Caso a paciente esteja interessada em um procedimento estético definitivo, mas não queira se submeter ao preenchimento com PMMA, é possível optar pelo preenchimento com gordura.
Como a cirurgia de preenchimento labial com gordura é feita?
Esse procedimento é realizado retirando-se gordura da própria paciente na região dos joelhos, abdômen e braços e injetando-se na região desejada, os lábios. As cânulas utilizadas são muito finas e precisas de forma que pequenas irregularidades podem ser melhoradas. Vale lembrar que 30 a 40% da gordura injetada é reabsorvida (desaparece), por isso são necessárias outras sessões, caso a paciente deseje.
O enxerto de gordura é implantado sob anestesia local e pode ser associado a outras cirurgias na face como a rinoplastia, blefaroplastia, entre outras.
Independentemente da sua escolha da cirurgia de preenchimento de lábios, é muito importante que você converse com um médico de confiança e veja a melhor opção para o seu caso. Dê preferência por profissionais que fazem parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O resultado é mais garantido, já que são profissionais especialistas e certificados.