Como funciona a mentoplastia?
A mentoplastia é a cirurgia plástica para correção de insatisfações estéticas no queixo. O procedimento pode ser realizado com diferentes objetivos como aumentar o queixo, diminuir ou corrigir assimetrias. Assim, as técnicas podem variar de acordo com o caso específico.
A forma como a mentoplastia será conduzida depende, portanto, de quais os anseios do paciente com essa cirurgia plástica. Normalmente, são três condições que motivam que se procure um cirurgião plástico:
- queixo proeminente: chamado também de macrogenia, consiste nos casos nos quais o mento é considerado muito grande, causando uma desproporção em relação a outras áreas da face, como nariz e testa;
- queixo deficiente: também conhecido como microgenia, é a condição na qual o queixo é considerado menor do que o necessário para proporcionar a harmonia facial;
- queixo assimétrico: quando um dos lados do mento do paciente é considerado proeminente ou deficiente, prejudicando o equilíbrio da face.
De acordo com a avalição do médico responsável pode ser indicada uma técnica diferente de mentoplastia. Conheça melhor as opções disponíveis a seguir.
Mentoplastia de aumento
A mentoplastia de aumento pode ser a técnica escolhida pelo cirurgião plástico tanto para casos de microgenia como para assimetrias do mento. Nesse caso, o profissional pode optar por diferentes condutas para aumentar o mento do paciente e proporcionar equilíbrio com a face, são elas:
- implantação de próteses, que podem ser de silicone ou de polietileno;
- avanço da estrutura óssea;
- enxertos de tecido adiposo, ou seja, gordura do próprio paciente.
A conduta adequada depende de uma avaliação meticulosa do cirurgião plástico sobre o caso, o que torna essencial escolher um especialista membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e com experiência na área visando um resultado mais satisfatório e uma condução mais segura da cirurgia.
O procedimento pode ser realizado por meio de incisões na região inferior do queixo e também pela parte interna inferior da boca do paciente. No caso de inserção de prótese, o especialista fará um corte na parte inferior do queixo para abrir um espaço chamado de “loja” para alocação da prótese. Em casos de necessidade de reposicionado do osso, ele será serrado e reposicionado, utilizando placas e parafusos para posicioná-lo.
A cirurgia pode durar entre uma e duas horas, dependendo de qual conduta será adotada.
Mentoplastia redutora
No caso da mentoplastia redutora, o objetivo cirúrgico é diminuir o queixo em casos de macrogenia. Nessas situações, a conduta normalmente utilizada pelo cirurgião plástico inclui a remodelação ou reposicionamento da estrutura óssea.
Devido o procedimento envolver mudanças no formato do osso, a mentoplastia redutora é considerada mais invasiva. Nesses casos, o médico vai reposicionar e fixar o osso com auxilio de placas e parafusos de titânio.
A anestesia utilizada para a realização da cirurgia estética do queixo pode ser geral ou local com sedação, dependendo da extensão das alterações e da técnica utilizada. Também é comum que esse procedimento seja associado com outros, como a rinoplastia, sendo que nesses casos a anestesia geral é mais indicada por proporcionar mais segurança.
A mentoplastia é uma cirurgia bastante tranquila quando realizada por um profissional capacitado e com experiência. A avaliação pré-cirúrgica é fundamental para que o especialista veja qual a melhor abordagem. Em alguns casos é indicada a realização de tratamento ortodôntico antes de submeter-se ao procedimento visando um melhor resultado depois da cirurgia.