O que pode ajudar a desinchar após a rinoplastia?
Muitos pacientes que desejam realizar uma rinoplastia ficam preocupados com o inchaço e hematomas que a cirurgia pode causar.
Inicialmente o paciente deve saber que esse é um processo natural e que o porte da cirurgia, características individuais e alguns cuidados específicos determinam o grau de inchaço e a quantidade de hematoma de cada cirurgia. Confira algumas dicas que podem diminuir esses sinais!
Inicie os cuidados antes da cirurgia plástica
Os cuidados com a rinoplastia devem começar com a escolha de um profissional habilitado que conheça as técnicas menos traumáticas. Então passa pela realização de exames específicos, alimentação adequada e suspensão ou uso de alguns medicamentos. Listamos os principais pontos abaixo:
- Ter uma alimentação balanceada e saudável antes da cirurgia;
- Interromper o uso de alguns medicamentos que possam aumentar o risco de sangramento como a aspirina ou fitoterápicos como a Ginkgo Biloba;
- Realizer os exames de coagulação solicitados;
- Informar sobre hematomas em pequenos traumas do dia-a-dia, o que pode indicar o uso prévio de alguns medicamentos;
Esses cuidados antes da cirurgia são importantes para diminuir as chances de problemas durante o procedimento e também melhorar o pós-operatório, fazendo com que o inchaço seja menor e dure menos tempo.
Quais cuidados ter após a rinoplastia?
Também existem alguns cuidados que o paciente pode adotar depois da cirurgia visando reduzir o inchaço, acelerar o processo de recuperação e melhorar a cicatrização da rinoplastia. Selecionamos 8 dicas que podem ser valiosas para o pós-operatório da cirurgia plástica do nariz. Confira:
Fazer compressas frias
Uma das principais formas de reduzir o inchaço é realizando compressas frias na região da face já no primeiro dia após a cirurgia. O inchaço costuma alcançar seu pico entre o segundo e terceiro dia após a rinoplastia e as compressas fazem mais efeito se realizadas até este momento. Ao realizar esses cuidados se atente para:
- fazer as compressas por 10 a 15 minutos a cada hora nos três primeiros dias;
- não colocar o gelo diretamente em contato com a pele (usar um pano limpo como anteparo)
- evitar bolsas térmicas muito pesadas ou muito duras
Com esses cuidados o inchaço será menor e poderá regredir mais rápido.
Fazer drenagem linfática facial
Alguns cirurgiões plásticos indicam a realização de drenagem linfática facial após a realização da rinoplastia com o objetivo de diminuir o desconforto e acelerar a regressão do inchaço.
Manter a cabeça elevada
Outra dica importante para o pós-operatório da rinoplastia é manter a cabeça elevada, durante o sono e não ficar abaixando a cabeça. Esse cuidado geralmente deve ser estendido por 15 dias ou mais após o procedimento.
Não causar impactos no nariz
As estruturas nasais ainda estarão se recuperando nas primeiras semanas após a rinoplastia e, portanto, é essencial evitar impactos na região. Ao invés de assoar o nariz, por exemplo, recomendamos que seja feita a lavagem com soro fisiológico.
Fazer caminhadas leves
Após a rinoplastia é normal que o paciente se sinta indisposto para realizar qualquer tipo de atividade física. Apesar de exercícios mais intensos serem contraindicados, as caminhadas leves após o sétimo dia podem ajudar na recuperação.
Não mexer no curativo
O paciente deve ter consciência que a recuperação da rinoplastia vai gerar alguns desconfortos, mas é muito importante não mexer no curativo, pois ele serve para evitar um inchaço maior.
Tomar os remédios prescritos pelo cirurgião plástico
Os remédios prescritos pelo médico para o pós-operatório da rinoplastia são muito importantes para uma cicatrização adequada, diminuição dos desconfortos e dores e também para controlar o inchaço. Portanto, se atenha aos medicamentos indicados pelo médico e não se automedique.
Com esses cuidados antes e depois da rinoplastia, o paciente poderá ter uma recuperação e cicatrização mais adequadas, obtendo um resultado mais satisfatório com o procedimento.