Tudo sobre o preenchimento labial
Lábios carnudos e mais evidenciados, essa é a proposta do preenchimento labial. O método feito por cirurgiões plásticos ou dermatologistas é minimamente invasivo e corrige pequenas imperfeições no local.
Feito em sua maioria das vezes com o ácido hialurônico, o preenchimento labial ajuda ainda a minimizar rugas que aparecem na parte superior do lábio e até mesmo ao redor deles. O importante é que se tenha cautela na aplicação, pois o efeito, ao invés de trazer harmonia ao rosto, pode deixá-lo desproporcional.
Você já deve ter ouvido falar que alguém fez o preenchimento nos lábios e ficou com uma boca de pato, não é mesmo? Isso é resultado de um exagero. Por mais que o paciente queira muito volume, é necessário respeitar a estrutura da face, para sim ter aquele lábio digno de Angelina Jolie.
Para quem tem interesse em fazer o procedimento estético, listamos as dúvidas frequentes acerca do preenchimento labial. Confira:
Quando é indicado o preenchimento labial?
Pode ser uma intenção puramente estética, mas há pequenas desproporções nos lábios que podem ser corrigidas com o método, sendo elas:
- Lábios muito finos e em desarmonia com o restante da face;
- Lábio superior muito fino e desproporcional ao inferior e vice-versa;
- Quando a pessoa perde o volume dos lábios como consequência do envelhecimento natural;
- Para minimizar rugas que aparecem na parte superior dos lábios ou ao redor dos mesmos.
A partir de que idade o método pode ser feito de forma estética?
Por se tratar de um procedimento estético, é indicado que seja feito em pacientes a partir dos 18 anos. Nessa fase o organismo está todo formado e não apresentará muita variação. Entretanto, essa idade pode variar de acordo com a necessidade e fazer ou não o preenchimento labial, dependerá do profissional que atenderá esse paciente.
Como é feito o preenchimento nos lábios?
Na atualidade, a técnica que tem tido maior ênfase é a do preenchimento com o ácido hialurônico. Por se tratar um componente presente em nosso organismo, o ácido hialurônico tem mínima chance de rejeição, sendo casos raros de pacientes alérgicos a tal substância.
O procedimento é feito em consultório, sendo que o cirurgião aplica uma pomada anestésica na região para minimizar o desconforto. Com o auxílio de uma agulha extremamente fina, o profissional de medicina estética aplicará o ácido. Para que ele espalhe de forma igual, o profissional poderá fazer uma espécie de massagem com os dedos.
Essa aplicação pode ser em todo o contorno dos lábios e até dentro da boca, em especial quando a intenção é tornar os lábios mais salientes. Pode ser que o médico aplique em linhas de expressão próximas aos lábios para tornar o efeito ainda mais evidente.
A quantidade de produto é estipulada pelo cirurgião plástico ou pelo dermatologista e esse profissional prezará pela harmonia, evitando a temida boca de pato devido o exagero no preenchimento labial.
Os pacientes costumam achar que a toxina botulínica (Botox®) é que faz esse preenchimento, entretanto isso é errado uma vez que o Botox® paralisaria os lábios!
Precisa de repouso após a aplicação?
Não, o procedimento não é cirúrgico, logo o paciente pode sair do consultório e fazer as atividades rotineiras sem nenhum impedimento. Atenção apenas para evitar pancadas na região que estará mais sensível após o preenchimento.
O preenchimento deixa o lábio inchado e com hematomas?
Sim. O paciente perceberá um leve inchaço nos pontos em que o ácido hialurônico foi aplicado, sendo que por vezes, a região pode ficar um pouco roxa (hematoma). Tudo desaparece após 48 horas e para minimizar esses efeitos o paciente pode fazer compressas geladas.
O resultado é imediato?
Não. O resultado do preenchimento labial demora alguns dias para ser perceptível. Sendo de três a sete dias, em média. O resultado efetivo do procedimento será visto em três semanas.
Quanto tempo dura o preenchimento com ácido hialurônico?
O ácido hialurônico, por ser um componente produzido pelo próprio corpo, por mais que seja sintético, é reabsorvido pelo mesmo. Desta forma ele tem efeito que varia de seis meses a um ano, sendo necessário que o paciente refaça a aplicação após esse período.
Existe preenchimento labial definitivo?
Pode-se dizer que sim. Outra possibilidade de preenchimento labial é com o uso da gordura do próprio paciente, por meio de um enxerto. Neste caso, o método só pode ser feito por um cirurgião plástico que terá de retirar a gordura de uma parte do corpo, tratá-la, para depois enxertar essa gordura nos lábios do paciente.
Assim como no ácido hialurônico, as chances de reação são praticamente nulas, uma vez que é utilizado células do próprio paciente. Quando bem aplicado, o preenchimento labial com enxerto de gordura confere um visual harmonioso e pouco artificial. O procedimento pode ser considerado permanente, uma vez que o organismo tendo a absorver cerca de 30% do que foi injetado nos lábios.