Quais os locais de uma lipoaspiração?
Índice:
- Lipoaspiração no abdome
- Flancos
- Coxas e culotes
- Braços
- Queixo duplo
- Lipoaspiração de axilas
- Mamas
- Monte de vênus
Dados do Censo 2016 promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), indicaram que no ano de referência mais de 229 mil brasileiros se submeteram a uma lipoaspiração. A cirurgia plástica — que é a segunda colocada entra as mais realizadas no Brasil — perde apenas para a de aumento das mamas e tem o objetivo de retirar a gordura localizada em diversas regiões e é forte aliada dos que procuram um corpo mais enxuto e curvilíneo.
Mas o que motiva essa grande procura por esta cirurgia? A resposta é simples, a lipoaspiração é muito efetiva no que se propõe fazer, ou seja, retirar aquele “pneuzinho” ou aquela “pochete” que não sai mesmo com dieta equilibrada e atividade física regular.
Essas gordurinhas na que não saem por nada podem ser eliminadas pela lipoaspiração. O procedimento, de média complexidade, pode ser feito em praticamente qualquer lugar onde exista um excesso de gordura, porém é mais realizada em oito regiões distintas do corpo.
Fato que pega muita gente de surpresa é que a lipoaspiração não emagrece ninguém, apenas elimina a gordura localizada promovendo um contorno corporal mais bonito. Logo, o cirurgião plástico costuma pedir ao paciente que emagreça antes da cirurgia plástica, para que a mesma seja realizada apenas nos locais onde a gordura não saiu com a dieta.
Ficou impressionado em relação a abrangência da técnica? Veja em quais regiões do corpo a cirurgia plástica para retirada de gordura pode ser feita:
- Abdome;
- Flancos;
- Coxas e culotes;
- Braços;
- Queixo duplo – papada;
- Axilas;
- Monte de vênus – acima do púbis;
- Mamas.
Para tornar o entendimento sobre a lipoaspiração mais claro, o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, explica sobre cada uma das regiões, resultados e o passo a passo do procedimento cirúrgico. Confira:
A técnica cirúrgica consiste na quebra e na aspiração da gordura localizada com o auxílio de uma cânula e um aparelho de sucção. Existem diversas variações da técnica de lipoaspiração que podem ser realizadas como a lipolaser, a lipo com ultrassom e a vibrolipo, sendo todos procedimentos eficazes.
Lipoaspiração no abdome
É realizada em todo o abdome, mas o ponto principal é abaixo do umbigo, região muito comum de acúmulo de gordura, principalmente nos homens. É comum associar a lipoaspiração do abdome com a abdominoplastia.
Flancos
Flancos é o nome dado à região mais lateral do abdome onde muitas pessoas têm gordura concentrada. Essa é uma região que o cirurgião plástico costuma dar muita atenção, pois muda radicalmente o contorno corporal ao criar um abdome mais acinturado e um bumbum mais proeminente.
Coxas e culotes
As coxas e culotes costumas ser regiões que concentram a gordura e que incomodam os pacientes. A lipoaspiração realizada nesta região não costuma ser de grande volume, mas confere resultados muito bons. Nas coxas, em caso de pele muito flácida, podem ser associados procedimentos de bioestimulação como o Sculptra e o Ulthera.
Braços
A gordura localizada no braço é muito mais comum do que se imagina. Muitas mulheres se incomodam quando o braço é muito “gordo”. Para esses casos, a lipoaspiração pode ser indicada. Assim como a região das coxas, pode ser necessário associar um bioestimulador, juntamente com a lipoaspiração.
Queixo duplo
A papada costuma estar relacionada com o acúmulo de gordura, apesar de em alguns casos ter relação com o formato do músculo na região. O queixo-duplo dá um aspecto envelhecido, pois esconde o desenho da mandíbula. A lipoaspiração neste local é muito eficiente e é muito associado à cirurgia do nariz e da face.
Lipoaspiração de axilas
A lipoaspiração é bastante realizada também naquela região da axila, próximo das mamas que “salta” aos olhos quando a paciente coloca um sutiã. Geralmente, a técnica é utilizada em pacientes que são submetidas a uma cirurgia de aumento de mama (de silicone). Ao retirar a gordurinha excedente, deixa a resultado da mamoplastia ainda mais bonito.
Mamas
A técnica pode ser utilizada em pacientes com excesso de glândula mamária, sendo a maioria deles pacientes do sexo masculino.
Monte de vênus
O nome engraçado é utilizado para identificar a região que fica acima do púbis. A região pode concentrar um grande volume de gordura, em especial, em pacientes que emagreceram de forma acentuada após uma cirurgia bariátrica. É jocosamente chamada de “capô de fusca” e pode melhorar muito com a lipoaspiração.
Enfim, a lipoaspiração é muito eficaz para retirar a gordura localizada, porém o paciente deve manter hábitos saudáveis e praticar exercícios para que a cirurgia plástica seja realizada com maior eficácia. Como já mencionada, ela não fará o paciente emagrecer e sim melhorar o contorno corporal.
Fonte de referência:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Dr. Mário Farinazzo (CRM/SP: 119764)