Tudo sobre Rinoplastia Preservadora
Rinoplastia, Rinoplastia Preservadora

Tudo sobre Rinoplastia Preservadora

Dizemos que a Medicina é a ciência das verdades transitórias e isso não é diferente na cirurgia plástica. A história da rinoplastia, por exemplo, remonta há cerca de 2000 anos antes de Cristo e de lá até os tempos atuais, muitas técnicas foram desenvolvidas e substituídas.  Pois, uma mudança está acontecendo novamente e o nome da técnica que ganha força no mundo é rinoplastia preservadora.

O que é rinoplastia preservadora?

A rinoplastia preservadora é uma técnica cirúrgica que tem o objetivo de corrigir problemas estéticos e funcionais do nariz de uma maneira menos agressiva que a técnica tradicional (rinoplastia aberta estruturada).  O conceito do termo foi desenvolvido pela união do conhecimento de três cirurgiões:

  • Rolling Daniel, experiente cirurgião americano, pioneiro nas microcirurgias e um grande entusiasta da rinoplastia, com mais de 6000 cirurgias na bagagem;
  • Ives Saban, otorrinolaringologista francês com mais de 20 anos de experiência em cirurgias funcionais do nariz;
  • Baris Çakir, jovem cirurgião turco que trouxe um novo conceito sobre beleza e naturalidade do nariz.

Por que a rinoplastia preservadora vem ganhando tanto espaço?

Porque é uma técnica que traz excelentes resultados com menor trauma cirúrgico o que significa menos inchaço, menos hematomas e retorno rápido as atividades do dia a dia.

Além disso, as chances de complicações são menores e, na necessidade de uma nova intervenção no nariz, as cirurgias são mais simples, sem que o médico precise recorrer à retirada de cartilagem de costela, como ocorre na técnica tradicional.

Como é a técnica de rinoplastia preservadora?

Na nova técnica as mudanças estéticas e funcionais do nariz são realizadas de uma maneira mais precisa e menos traumática. Isso foi possível porque descobrimos a importância de se preservar algumas estruturas chaves no nariz, como um ligamento descrito pelo Dr. Ivo Pitanguy.

Através de cortes internos, identificação e preservação destas estruturas “chaves” é possível fazer as alterações necessárias para chegarmos em um resultado natural e harmônico. Nessa técnica, a utilização dos chamados “enxertos de cartilagens”, são pouco necessários, conservando assim o material intacto no seu leito de origem.

Na técnica utilizada atualmente (rinoplastia estruturada), o nariz é totalmente “desmontado” e montado novamente. Nesse processo, de “remontagem” são necessárias muitas “vigas” de sustentação, que no caso, são os enxertos de cartilagem retirados do próprio septo no nariz.

O nariz é edificado e sustentado de baixo para cima, de forma que fica rígido como uma estrutura concretada. Por outro lado, na rinoplastia preservadora, a sustentação é feita através de ligamentos naturais presos à pele, semelhante a uma ponte “estaiada”. Como resultado, o nariz fica com sua elasticidade e mobilidade muito próximos do natural.

Para quem está indicada a cirurgia plástica no nariz preservadora?

A nova técnica de cirurgia plástica no nariz preservadora está indicada para pacientes que vão realizar a rinoplastia pela primeira vez, ou seja, para aqueles que ainda possuem todas as estruturas naturais do nariz intactas.

Porém, é muito importante ressaltar, que existem muitos níveis de preservação e que, mesmo em cirurgias secundárias, é possível aplicar a técnica. Na verdade, mais que uma técnica, a rinoplastia preservadora é um conceito que segue uma tendência atual minimalista no campo da Medicina como no caso de cirurgias abdominais ou neurológicas, que são feitas por incisões cada vez menores e recuperação rápida.

Rinoplastia Estruturada x Rinoplastia Preservadora: qual a melhor técnica?

Apesar de todos os benefícios da nova técnica é importante ressaltar que ela é complementar às técnicas existentes, ou seja, ela não veio para SUBSTITUIR e sim para SOMAR. Como em tudo na Medicina, a escolha da melhor técnica depende de um diagnóstico bem feito.

Como dito anteriormente, a rinoplastia preservadora está mais indicada para pacientes que vão realizar a cirurgia pela primeira vez, mas isso não quer dizer que está indicada para todos os casos.

Exemplo disso, é a rinoplastia em pacientes que necessitam aumentar o nariz, muito comum em orientais e afrodescendentes. Nestes casos, é possível aplicar parte da nova técnica.

Qual médico que realiza a Rinoplastia Preservadora?

O cirurgião plástico é certamente o profissional mais habilitado para tratamentos estéticos do nariz, pois, tem o treinamento necessário para avaliar o equilíbrio entre as estruturas da face. Entre estes profissionais, existem aqueles mais experientes e com maior interesse na área da cirurgia nasal. E ainda, nesse pequeno grupo, existem aqueles que já tem o conhecimento para realizar a nova técnica, como no nosso caso.

Paciente feliz com os resultados da rinoplastia preservadora

Como é a preparação para a Rinoplastia Preservadora?

A preparação para a cirurgia é exatamente igual à técnica tradicional. O paciente deve passar em consulta para contar sua história e ser avaliado. Deve fazer exames pré-operatórios de sangue, coração, pulmão e de imagem da face de acordo com a necessidade. A pele do nariz precisa estar em boas condições e para isso um tratamento antes da cirurgia pode ser indicado.

Nos dias que antecedem a cirurgia, o paciente deve se resguardar para que esteja na sua melhor forma para o procedimento, lembrando que um simples resfriado pode ser motivo de cancelamento.  Organizar o ambiente para a recuperação é importante.

No caso da rinoplastia, além da cabeceira da cama mais elevada, um umidificador de ar pode ser recomendado. Comprar os medicamentos com antecedência também é uma boa ideia. Entre os pacientes que ficam com hematomas com muita facilidade, o médico pode prescrever substâncias que diminuem esse risco após a cirurgia, mesmo considerando que na rinoplastia preservadora a incidência já é menor.

Qual a anestesia é utilizada na rinoplastia preservadora?

A anestesia geral é a de escolha no caso da nova técnica, pois, é muito segura e muito confortável para o paciente e equipe médica. Após anos de evolução, a anestesia geral conta com uma série de dispositivos de proteção que revolucionaram o campo da cirurgia.

Com instrumentos que monitorizam até as ondas cerebrais, é possível utilizar os medicamentos na medida exata para cada caso, de forma que a recuperação é muito mais rápida e o paciente acorda sem dor e sem náuseas, como era de costume há alguns anos.

Quanto tempo dura a cirurgia de rinoplastia preservadora?

O tempo de cirurgia de rinoplastia preservadora é semelhante às técnicas tradicionais, mas tende a ser menor pela menor manipulação. Em torno de 3 a 4 horas é o tempo médio para uma cirurgia completa, ou seja, parte estética e funcional.

Como é a recuperação da cirurgia plástica no nariz preservadora?

Muitas pessoas têm a impressão de que a rinoplastia é uma cirurgia dolorosa, mas estão enganados. A sensação mais comum é de uma pressão na face, muito semelhante a um resfriado. Dessa forma, a maior parte dos pacientes não sente a necessidade de usar os analgésicos.

A diferença maior em relação à rinoplastia estruturada, é que os hematomas são menos frequentes. Isso é muito positivo na medida em que este é o efeito colateral da cirurgia que mais limita o paciente no retorno às suas atividades normais. O inchaço costuma ser maior no terceiro dia e vai diminuindo rapidamente, de forma que após uma semana, a grande parte dos pacientes se sente à vontade para se expor no ambiente de trabalho, por exemplo.

A Medicina é a ciência das verdades transitórias e a rinoplastia preservadora é um exemplo disso, a medida em que chega para trazer resultados naturais e uma recuperação mais rápida ao paciente somando-se à já consagrada rinoplastia estruturada. Certamente, é uma novidade que deve fazer parte do arsenal cirúrgico do cirurgião plástico. Para saber mais, fique ligado nas notícias em nosso site nas redes sociais —Instagram: @drmariofarinazzo e Facebook: Dr. Mário Farinazzo.

cta-820x140-agende-uma-mentoplastia

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato