O que muda após a Cirurgia de Rinoplastia?
A cirurgia de rinoplastia visa promover a correção estética do nariz, através de diversas alterações conforme a queixa do paciente e as possibilidades de cada caso. Além disso, o procedimento pode ser associado a correções funcionais, como do desvio de septo e o tratamento da carne esponjosa, por exemplo.
No Brasil, a cirurgia de rinoplastia está entre os procedimentos estéticos mais procurados. De acordo com a Pesquisa Estética Global, realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS), a cirurgia plástica do nariz foi o 4º procedimento que mais cresceu em 2017.
Em geral, o resultado parcial da técnica pode ser visto sete dias após a realização da cirurgia plástica no nariz, quando é retirado o curativo, e o final em aproximadamente um ano. No entanto, em alguns casos a cicatrização é mais demorada, como costuma ocorrer em pacientes com a pele mais espessa.
A seguir, o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo explica quais são os resultados estéticos e funcionais esperados após a cirurgia de rinoplastia. Confira!
Como fica a face após a cirurgia de rinoplastia?
O objetivo central da rinoplastia é a correção estética, de forma que conhecer previamente os resultados possíveis permite que o paciente tenha as expectativas alinhadas e dessa forma não se decepcione com a cirurgia. Conheça os principais deles a seguir.
1. Harmonia facial
Um bom cirurgião plástico vai focar o procedimento na obtenção de uma melhora da harmonia facial considerando testa, nariz e mento. Isso significa que nem sempre o nariz da atriz de Hollywood, por exemplo, é o ideal para trazer ainda mais beleza para o rosto do paciente.
O objetivo do médico é obter uma maior harmonia facial com a cirurgia de rinoplastia, sendo que essa avaliação deve ser totalmente individualizada. É válido mostrar a foto de uma pessoa famosa, mas apenas a título de ilustração e comunicação do desejo.
2. Nova forma nasal
A mudança na forma do nariz depende do desejo do paciente, equilíbrio com demais estruturas da face e possibilidades cirúrgicas de acordo com cada caso. Tais modificações são sempre debatidas entre paciente e cirurgião plástico, assim, o indivíduo fica ciente de tudo que pode ser mudado. A cirurgia plástica no nariz pode modificar algumas características, incluindo:
- Redução do tamanho;
- Diminuição da giba do dorso nasal;
- Redução da largura do nariz;
- Mudanças na ponta nasal, como afinamento;
- Alterações na asa nasal e narinas;
- Aumento do nariz por meio do uso de prótese ou enxertos autógenos.
Portanto, as mudanças são muito particulares e estão diretamente relacionadas com a maneira como o procedimento é realizado e com os objetivos iniciais da cirurgia de rinoplastia.
3. Cicatrizes
O paciente deve considerar previamente que a realização da cirurgia plástica no nariz também resulta em cicatrizes. Ainda que elas sejam quase imperceptíveis no caso da rinoplastia, elas podem ficar concentradas na lateral do nariz e nas regiões das “juntas”, onde ficam mais discretas, dependendo da técnica utilizada pelo cirurgião.
Caso o profissional opte pela rinoplastia aberta, por exemplo, a cicatriz fica mais visível na columela. Com a técnica fechada, por sua vez, a cicatriz é menos perceptível.
No caso da cirurgia de rinoplastia preservadora, técnica moderna que é uma das especialidades do Dr. Mário Farinazzo, a cicatriz não fica aparente e ainda é possível realizar retoques no futuro sem a complexidade dos outros métodos.
4. Respiração
Além das mudanças estéticas, a cirurgia de rinoplastia também pode resultar em melhoras funcionais, sendo a principal delas na respiração. Quando a cirurgia é associada à septoplastia, que é a correção do desvio do septo, as mudanças podem ser mais perceptíveis.
Muitos pacientes acreditam que a rinoplastia resulta em uma maior dificuldade para respirar, no entanto, essa ocorrência só acontece no pós-operatório imediato. Isso porque, as estruturas nasais e faciais ainda estão inchadas prejudicando a passagem de ar.
Após esse período o correto é que o paciente observe mudanças positivas na respiração, como melhor qualidade do sono, menores ocorrências de congestão nasal e rinite, além da maior facilidade na realização de atividades físicas que, muitas vezes, não é praticada justamente pela dificuldade de respirar.
Qual é o tempo de recuperação da cirurgia plástica no nariz?
Geralmente, o nariz fica bastante sensível após a cirurgia de rinoplastia e demanda uma série de cuidados por parte do paciente. Alguns deles são:
- Fazer compressas frias na região nos 3 dias subsequentes à rinoplastia;
- Evitar alimentos muito quentes ou com muito sal;
- Suspender a cafeína durante 2 semanas;
- Não assoar o nariz no decorrer de 15 dias, recorrendo ao soro fisiológico caso o sinta entupido;
- Suspender ou reduzir ao máximo a exposição ao sol;
- Dormir com a barriga para cima e com um umidificador de ar no quarto até liberação médica;
- Não consumir alimentos gordurosos;
- Evitar esforço físico e abaixar a cabeça em demasia;
- Tomar somente os medicamentos indicados pelo cirurgião plástico.
O processo de recuperação pode levar cerca de 6 a 12 meses para ser finalizado, sendo que é fundamental comparecer às consultas pós-operatórias para que o profissional acompanhe a etapa de perto.
Os benefícios proporcionados pela cirurgia de rinoplastia são tanto estéticos quanto funcionais, mas a qualidade dos resultados obtidos depende da realização da técnica por um cirurgião plástico de confiança e experiente. Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato e agende uma consulta.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);
Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS).