O que é Rinoplastia Preservadora?
A Rinoplastia Preservadora é o nome que se dá a uma técnica especial de cirurgia do nariz que foi inicialmente difundida na Europa e agora chega ao Brasil com a promessa de diminuir o tempo de recuperação e trazer resultados bonitos e naturais.
Qual a diferença entre a Rinoplastia Preservadora e a técnica tradicional (Rinoplastia Estruturada)?
Na Rinoplastia Estruturada, o nariz é completamente “desmontado” e montado novamente no formato desejado. Para isso, são utilizados muitos enxertos de cartilagem. Já na Rinoplastia Preservadora, mudanças precisas em locais específicos são suficientes para atingir o resultado esperado. Nessa técnica, são utilizados poucos enxertos e a sustentação do nariz a longo prazo se dá pela preservação de estruturas naturais do nariz, como o chamado ligamento de Pitanguy.
Qual a maior vantagem da Rinoplastia Preservadora?
O principal benefício desta técnica é que a recuperação é mais rápida com menos hematomas e menor tempo de inchaço. Além disso, na necessidade de uma cirurgia para refinamento do resultado obtido em uma primeira intervenção, esse procedimento é muito mais simples do que no caso da técnica tradicional que, muitas vezes necessita de cartilagem da orelha ou da costela.
A Rinoplastia Preservadora é indicada para todos os casos?
Existem vários casos em que essa cirurgia se aplica, tudo depende da avaliação do médico especialista. Pacientes que fazem a cirurgia pela primeira vez, que tenham nariz com giba (adunco) e sem história de trauma, são os que mais se beneficiam da técnica.
Qual a melhor técnica: Rinoplastia Estruturada ou Rinoplastia Preservadora?
Na verdade, as duas técnicas são complementares sendo que podem ser combinadas em uma mesma cirurgia. O ideal é que o cirurgião domine as duas para que escolha a melhor estratégia para cada paciente.
Qual o tipo de anestesia é utilizada na Rinoplastia Preservadora?
Assim como na técnica tradicional, a anestesia utilizada é a geral, pois é a que oferece melhor conforto para o paciente e para o cirurgião. Ao contrário do que muitos pensam, a anestesia geral é muito segura nos dias atuais. Isso, por conta da melhora da tecnologia dos equipamentos utilizados durante a cirurgia, como os monitores do nível de consciência, por exemplo.
Além disso, os medicamentos utilizados são muito mais seguros e eficientes que de outrora. O único desconforto para quem realiza uma rinoplastia com anestesia geral é a primeira “picada” para infundir o sedativo. Depois disso, o paciente relaxa e acorda após a cirurgia. Náuseas ou indisposição podem ser totalmente contornadas com medicamentos corretos e doses calibradas.
Como é a recuperação após uma Rinoplastia Preservadora?
Na maior parte dos casos, é possível realizar a cirurgia pela manhã e, no final da tarde, o paciente já pode deixar o hospital. Na alta, o paciente deixa o hospital com um curativo plástico na parte de cima do nariz, porém respirando normalmente, já que não é necessário utilizar os temidos tampões nasais.
Como dito acima, a possibilidade de ficar roxo é muito menor do que com a técnica tradicional. Nos primeiros dias após a cirurgia, o paciente deve evitar esforço físico e tomar alguns cuidados especiais como a lavagem do nariz com soro fisiológico. Após cinco a sete dias, o paciente vai ao consultório retirar os pontos e o curativo plástico. O afastamento do trabalho é necessário nos quatro primeiros dias, quando não exige esforço físico. A prática de exercícios físicos pode ser retomada em trinta (30) dias.
Quando verei o resultado da cirurgia?
Logo após a retirada do curativo, já é possível ver a diferença. Depois de 1 mês, o desinchaço já permite vislumbrar muito do que vai ser o resultado final. Entre seis e doze meses o nariz atinge o resultado final. Tudo depende de cada caso!
A Rinoplastia Preservadora causa dor?
A sensação após uma rinoplastia é de um inchaço, semelhante ao de um resfriado forte, muitos pacientes não precisam sequer tomar medicamentos para dor. Além de um analgésico simples, prescrevemos apenas dois medicamentos, um antibiótico e um anti-inflamatório.
Qual o profissional indicado para realizar uma Rinoplastia Preservadora?
O cirurgião plástico com experiência na Rinoplastia Estruturada e na Preservadora é o profissional mais indicado para esse tipo de cirurgia. Além de um treinamento específico para avaliar esteticamente o nariz e a face como um todo, é quem pode indicar a melhor opção para cada paciente.
A Rinoplastia Preservadora: menos invasiva, recuperação mais rápida
De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS), a Rinoplastia é o 4º procedimento cirúrgico mais realizado no país. Entre as principais técnicas utilizadas neste tipo de cirurgia, está a Rinoplastia Preservadora, que tem como característica, como o próprio nome já diz, ser menos invasiva do que a Rinoplastia Estruturada ou Tradicional.
Na Rinoplastia Tradicional ocorre o que pode ser descrito como o “desmonte” completo do nariz durante o procedimento, o que traz como consequência um pós-operatório com recuperação mais lenta. É muito mais comum, em cirurgias desse tipo, que o nariz e regiões mais próximas da face apresentem a temida coloração roxa nos dias seguintes à operação, e que o paciente tenha mais dificuldades para respirar.
Já na Rinoplastia Preservadora, estruturas já existentes na anatomia do próprio nariz do paciente são utilizadas como suporte e na estabilização das alterações realizadas. Uma dessas estruturas é o ligamento de Pitanguy, que une a cartilagem do nariz ao seu músculo mais anterior e que pode ser utilizado, por exemplo, na elevação da ponta do nariz do paciente. Pessoas que estejam fazendo a cirurgia pela primeira vez, que tenham nariz com giba (adunco) e sem história de trauma são os que mais se beneficiam da técnica.
Lembramos que a Rinoplastia Preservadora também pode ser combinada com técnicas tradicionais caso necessário.
Para mais informações sobre esse ou outro procedimento e demais técnicas realizadas por nossa clínica, acompanhe nosso blog, ou entre em contato por meio de nosso formulário para agendar uma consulta!
Artigos relacionados: