Quando decidir por uma lipo de papada.
A principal queixa dos pacientes que procuram os consultórios em busca de uma lipo de papada é o excesso de gordura localizada na região abaixo do queixo, tecnicamente conhecida como região do mento.
As causas mais comuns do acúmulo de gordura nessa região são a idade, o excesso de peso e a genética. Esse acúmulo acomete homens e mulheres com praticamente a mesma frequência, trazendo o aspecto indesejado do chamado queixo duplo. A questão estética acaba afetando a autoestima dos pacientes e, quando já está acentuado, não é possível diminui-lo apenas com a redução de peso, sendo necessária a intervenção.
Para reduzir a papada, são utilizadas algumas técnicas, entre as mais comuns estão as microinjeções de ácido para a degradação da gordura local, o lifting de pescoço e a lipo de papada.
As microinjeções são uma técnica menos invasiva, porém mais lenta e com resultados menos perceptíveis do que os da lipo. Em casos nos quais o paciente apresenta um volume muito grande de gordura na região o resultado pode não ser o desejado. O tratamento necessita de quatro a seis sessões de cerca de meia hora de duração, com intervalo de um mês entre elas. O lifting de pescoço isoladamente não diminui o excesso de gordura sendo uma boa opção de intervenção quando combinada com a lipo. Por último, a lipo de papada é uma cirurgia realizada com anestesia local e sedação, e que traz, geralmente, os melhores resultados para retirar o excesso de gordura na região do mento.
Qualquer adulto que deseje reduzir a gordura localizada na região da papada pode realizar a cirurgia, sendo que nos casos com um volume menor de gordura, a aplicação das microinjeções pode ser considerada como alternativa.
Potenciais resultados de uma lipo de papada
Como resultados, o paciente que se submete a uma lipo de papada pode esperar a eliminação da gordura localizada, rejuvenescimento, e a firmeza na região do pescoço, acentuada com o lifting, que envolve a retirada de excesso de pele e a sutura do músculo do pescoço.
Em seis semanas é possível perceber o resultado que pode ser visto de maneira definitiva após seis meses a um ano da cirurgia. É muito raro que haja um grande depósito de gordura novamente na região após o procedimento, portanto essa é uma cirurgia na qual os resultados são muito duradouros.
Cirurgias combinadas
É bastante frequente que a lipo de papada seja realizada com outros procedimentos cirúrgicos. Entre os possíveis estão a rinoplastia, o lifting facial e a mentoplastia
O lifting facial é recomendado em muitos casos para diminuir a flacidez do rosto, muito comum após os 45 anos. A mentoplastia, tem como função ajudar a redesenhar a parte da mandíbula e melhor o perfil, mantendo sua harmonia após a redução da papada. Já a rinoplastia é uma cirurgia muito procurada para melhorar o aspecto do nariz e quando combinada com a lipo de papada é muito eficaz para deixar a visão de perfil mais equilibrada e bonita.
Recuperação de uma lipo
A recuperação da lipo de papada é relativamente simples se comparada com outros procedimentos na cirurgia plástica. Logo após a cirurgia, é necessário usar uma faixa elástica e dormir com a cabeça elevada. As atividades de trabalho que não envolvam esforço físico podem ser retomadas em menos de uma semana, já os exercícios intensos podem ser realizados em trinta dias.
Em alguns casos é possível que sejam necessárias algumas sessões de drenagem linfática para a diminuir o inchaço e evitar fibrose no local da cirurgia.
Enquanto o pescoço estiver inchado e com manchas roxas é preciso evitar o sol que pode piorar o inchaço e manchar definitivamente a pele. É fundamental a aplicação de filtro solar ao sair de casa durante esse período.
Para mais informações sobre esse ou outro procedimento e demais técnicas realizadas por nossa clínica acompanhe nosso blog, ou entre em contato por meio de nosso formulário para agendar uma consulta!