Lábios: o procedimento de preenchimento com gordura
A popularidade e procura por procedimentos estéticos e reparadores está cada vez mais em alta, e um dos mais procurados atualmente é o preenchimento labial. Difundido nas redes sociais por meio de influenciadores que demonstram resultados belíssimos, mais e mais pessoas buscam informações sobre qual a melhor maneira de fazê-lo.
Quais são os tipos de Preenchimentos?
No mercado atual, temos dois tipos principais de preenchimento: permanente e temporário.
O tipo temporário é realizado com o ácido hialurônico, substância que é idêntica à produzida pelo nosso corpo de forma que é muito segura e eficaz como você pode em outro artigo publicado em nosso blog.
Já o tipo permanente, também chamado de definitivo inclui a utilização de substâncias como o silicone, metacrilato (hidrogel) e a gordura do próprio paciente. Porém, atualmente a gordura é considerada a única forma segura de se realizar um preenchimento definitivo visto que as outras duas substâncias, muito utilizadas no passado, se mostraram perigosas pelos riscos de infecção, necrose de pele e deformação catastróficas dos pacientes.
Preenchimento com gordura.
O preenchimento com gordura é o método definitivo mais recomendado atualmente. Além de não causar nenhum tipo de rejeição, uma vez que não se utiliza substância estranha ao corpo, a gordura necessária para pequenos preenchimentos como o dos lábios é muito abundante, mesmo em pacientes magros. O método é realizado em três passos. No primeiro, retira-se gordura de regiões como abdome, braços ou coxas com auxílio de uma cânula. No segundo, essa gordura é preparada e no terceiro ela é injetada nos lábios distribuindo-a de acordo com a necessidade de cada caso.
O preenchimento labial com gordura pode ser realizado com anestesia local ou com anestesia geral quando feita em conjunto com outras cirurgias.
Pós-operatório
Os cuidados pós-operatórios são bem simples sendo que o paciente deve evitar expor os lábios a calor ou frio intenso, deve fazer a limpeza adequada e evitar alimentos muito picantes e salgados.
Após o procedimento é possível voltar rapidamente `a vida normal, porém, para garantir uma boa adaptação do enxerto é importante manter os lábios bem hidratados e evitar mexer muito neles. É natural que o lábio fique inchado na primeira semana e que vá desinchando com o passar do tempo.
Qualquer reação atípica deve ser imediatamente informada ao médico. O procedimento é extremamente seguro, e complicações são extremamente raras quando seguidos todos os passos de recuperação.
Recuperação.
Umas principais diferenças entre o procedimento realizado com gordura e o com ácido hialurônico é o tempo de recuperação um pouco mais longo, de cerca de 10 dias para que possamos ver os resultados finais.
É muito comum que parte do enxerto desapareça depois de colocado. O cálculo aceito atualmente é que 30 a 40% da gordura que foi colocada desapareça depois de um período. Dessa forma, é possível que seja colocada uma quantidade de gordura maior do que a desejada para um bom resultado final. Esse é um ponto que pode ser conversado com o profissional antes do procedimento.
Profissionais
O preenchimento labial é um procedimento seguro ao paciente desde que seja realizado por um profissional especializado. Por isso, antes de se aventurar com coisa séria, converse sempre com especialistas de sua confiança.
Para mais informações sobre esse ou outro procedimento e demais técnicas realizadas por nossa clínica acompanhe nosso blog, ou entre em contato por meio de nosso formulário para agendar uma consulta!