Harmonização facial – Seus benefícios, limites e para onde dar o próximo passo
Curiosidades

Harmonização facial – Seus benefícios, limites e para onde dar o próximo passo

Harmonização facial virou um termo bem conhecido. A hipótese de você já ter ouvido alguma coisa sobre o assunto é grande.

A busca por uma harmonia estética facial mais refinada é ponto comum entre grande parte da população e nem todos têm à disposição ou necessidade de se submeterem a um procedimento cirúrgico invasivo.

Nesse quesito, procedimentos não invasivos tornam-se mais atrativos para aqueles que desejam realçar seus pontos fortes e eliminar pequenas imperfeições e incômodos.

O que é harmonização facial?

A harmonização facial, também conhecida como harmonização orofacial, consiste em uma combinação de diferentes procedimentos estéticos que irão melhorar a harmonia e equilíbrio de certas regiões da face.

Essas regiões são:

  • Nariz;
  • Queixo;
  • Dentes;
  • Maxilar;
  • Região malar (área dos ossos da bochecha).

A combinação desses procedimentos busca alinhar e corrigir os ângulos e promovem um alinhamento mais estético da face.

Como é feita a harmonização facial?

Com a avaliação de um cirurgião plástico, será definida a combinação de procedimentos estéticos necessários para que o paciente alcance os resultados ideais.

Este processo depende muito da competência e experiência do profissional e não deve ser negligenciado, do contrário, os resultados podem ficar abaixo do padrão esperado.

É importante, antes de iniciar o procedimento, conversar francamente com o médico acerca de suas expectativas e entender quais são as possibilidades à disposição.

Após todo procedimento de consulta e avaliação, o cirurgião irá definir quais técnicas serão utilizadas. As mais comuns são:

  • Preenchimentos: comumente realizados com ácido hialurônico, os preenchimentos têm o objetivo de nivelar sulcos e dar volume às regiões da face, podendo ser utilizado nas maçãs do rosto, queixo ou lábios;
  • BOTOX: utilizando a toxina botulínica, o tratamento com Botox irá suavizar linhas de expressão e corrigir o ângulo das sobrancelhas;
  • Lifting Facial: para a harmonização facial, o lifting é feito através da inserção de fios de ácido polilático, causando o efeito de lifting ao puxar os tecidos, sem a necessidade de cirurgia;
  • Microagulhamento: técnica que consiste em causar microlesões na pele para estimular a produção natural de colágeno. Como resultado, o paciente obtém uma pele mais firme e jovial;
  • Peeling: promove a descamação das camadas externas da pele através do uso de substâncias ácidas. Este procedimento estimula a renovação celular e promove a suavização das linhas de expressão e uma melhora no aspecto da pele;
  • Procedimentos dentários: além dos procedimentos estéticos, a harmonização facial pode ser feita em conjunto com um ortodontista, que irá avaliar as opções de aparelhos dentários e tratamentos para que a arcada dentária do paciente acompanhe a harmonização da face.

Os resultados da harmonização facial são, em regra, muito satisfatórios e agradam a maioria dos pacientes, porém, deve-se considerar três alertas muito importantes:

  • Primeiro: os procedimentos realizados para a harmonização facial são temporários e irão perder seus efeitos com o passar do tempo e uma nova intervenção será necessária.
  • Segundo: como a harmonização facial é feita sem a necessidade de intervenções cirúrgicas, existe um limite para o alcance das mudanças que eles irão promover. Intervenções estruturais não serão possíveis; se houver vontade por parte do paciente de ir além, será necessário avaliar as opções de cirurgia plástica.
  • Terceiro: os resultados da harmonização facial estão intimamente conectados à experiência, perícia e conhecimento do médico responsável, por isso, a recomendação é sempre buscar um cirurgião plástico devidamente credenciado, de forma a garantir a qualidade e segurança dos procedimentos.

Quais as opções para os pacientes que desejam ir além da harmonização facial?

Se os resultados possíveis para a harmonização facial estão abaixo do desejado ou se você busca resultados permanentes, será necessário se submeter a procedimentos cirúrgicos.

A cirurgia plástica tem uma abrangência maior do que a harmonização facial e permite ao cirurgião manipular as estruturas faciais de maneira mais profunda e detalhada.

Para entender qual o procedimento que você está buscando você deve buscar pela região que deseja modificar:

Nariz: certamente a região de maior destaque no rosto, existe uma variedade de procedimentos que podem ser realizados no nariz:

Face: apesar da harmonização facial prover uma opção efetiva, o lifting (ritidoplastia) irá promover resultados maiores e permanentes, sendo, para os pacientes que buscam se livrar da flacidez, uma opção permanente:

Região dos olhos: outra área profundamente afetada pelo tempo, a região dos olhos às vezes mostra mais do que a realidade e isso pode incomodar muita gente, e, embora o Botox seja um excelente tratamento, resultados duradouros só virão com a execução de uma blefaroplastia:

Queixo: outra região de grande destaque, o queixo (mento) é uma área difícil de se manipular com procedimentos estéticos simples, exigindo que o paciente busque a mentoplastia para alcançar melhores resultados:

Harmonização facial ou procedimento cirúrgico?

A escolha de um caminho depende diretamente da vontade e segurança que o paciente sente para se submeter aos tratamentos e optar por uma opção não excluirá a outra necessariamente.

Não é incomum, por exemplo, pacientes começarem com a harmonização facial antes de decidirem por uma cirurgia plástica, e mesmo àqueles que realizaram algum procedimento cirúrgico podem buscar a harmonização facial para regiões incômodas, mas que não necessitam de muita intervenção para atingirem um resultado ideal.

Se você, pessoalmente, está com dúvidas sobre qual caminho escolher, agende uma consulta com seu cirurgião e explique o seu caso e seus objetivos. Dessa forma, ele terá capacidade de avaliar seu caso de forma específica e te guiar para o melhor caminho.

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato