Rinoplastia além da estética
Não é incomum o público enxergar a cirurgia plástica como algo meramente estético, que visa apenas modificações na aparência, não é verdade?
É claro, essa relação entre beleza e cirurgia plástica existe e movimenta boa parte desse setor. No entanto, pensar que toda uma área da medicina se resume a isso é um engano.
A verdade é que muitos dos procedimentos realizados no ramo da cirurgia plástica estética surgiram como tratamentos para problemas e, posteriormente, passaram a ser utilizados também para melhoria estética.
Outro engano que pode ser cometido é achar que características físicas de uma pessoa não possam causar incômodo o suficiente para que ela deseje se submeter a uma cirurgia para resolver. Esse estresse e insegurança são problemas bem reais e que podem, em alguns casos, ser resolvidos pela cirurgia plástica.
Feita essa introdução, vamos abordar um procedimento específico e suas utilizações.
A rinoplastia para além da estética
“Rino” remete ao nariz e “plastia” à cirurgia plástica, ou seja, a palavra significa, literalmente, cirurgia plástica do nariz. O procedimento consiste em alterar as estruturas que compõem o nariz para atingir um objetivo, seja ele estético ou funcional.
A cirurgia plástica do nariz possui diversas ramificações em suas possibilidades, a estética é uma delas, mas também tem uma grande variedade de aplicações funcionais.
Quais problemas funcionais a rinoplastia pode resolver?
O nariz é um órgão complexo, repleto de estruturas que podem apresentar algum problema ou sofrer traumas. Para esses casos, existem opções dentro da rinoplastia para solucionar o problema. Dentre estes problemas, podemos destacar:
As deformidades no nariz
Uma deformidade é um problema estético que distorce a forma original de órgão, podendo ser traumática ou natural em sua causa. O nariz, por ser um órgão particularmente exposto e em posição de destaque no rosto, está altamente sujeito a traumas e impacta diretamente na vida do paciente caso sofra alguma deformidade.
Neste caso, o paciente não busca a rinoplastia simplesmente para uma melhora estética, mas sim para resolver um problema que causa grande impacto na sua vida.
Outro grande problema das deformidades é que elas tendem a afetar diretamente outras estruturas nasais que comprometem a função respiratória.
Problemas relacionados à sinusite
Existe uma grande possibilidade de que uma parte considerável de nossos leitores sofram ou conheçam pessoas que sofrem constantemente com sinusite.
A sinusite é uma inflamação dos seios paranasais, que atinge as mucosas da face. Geralmente, causada por gripes ou alguma outra doença ou alergia. Ela causa dores de cabeça, inflamação da face e coriza.
Dentro desse cenário, é possível que a sinusite se torne crônica, o que causa grande desconforto para o paciente. Nesse caso, a rinoplastia é indicada como tratamento.
Durante a cirurgia, será feita a drenagem dos líquidos inflamados para cessar a infecção e as aberturas de drenagem naturais serão ampliadas.
Nariz com desvio de septo
Um dos procedimentos funcionais mais comuns, também chamada de septoplastia e ocasionalmente feita em conjunto com a rinoplastia estética, é a “rinoseptoplastia”. Esse procedimento visa a corrigir alterações no septo nasal que interferem na função respiratória do paciente.
O septo raramente é perfeitamente reto, porém, em alguns casos, o desvio é tão proeminente que há alteração na função respiratória e, nesse caso, a intervenção cirúrgica torna-se necessária para o conforto e qualidade de vida.
Pacientes com hipertrofia dos cornetos (carne esponjosa)
Outra moléstia que atinge muitas pessoas e causa uma sensação horrível de entupimento nasal é a famosa “carne esponjosa”.
Os cornetos são responsáveis por umidificar e esquentar o ar que entra pela via nasal, no entanto, em alguns casos,eles podem crescer demasiadamente e obstruir a passagem de ar.
As causas para a hipertrofia dos cornetos, geralmente, são as alergias, dentre elas a rinite. O tratamento pode aliviar os sintomas, mas, em outros casos, a turbinectomia pode ser realizada em conjunto com a rinoplastia para reduzir os cornetos ao tamanho adequado para suas funções.
Rinoplastia funcional ou estética?
Uma das grandes vantagens da rinoplastia e de outros procedimentos cirúrgicos com fins estéticos é que eles podem, muitas vezes, ser realizados em conjunto com os procedimentos funcionais. Na prática, isso irá reduzir a quantidade de vezes que a pessoa se submete à cirurgia e tempo de internação.
A escolha e possibilidades dependem da conversa entre paciente e médico, por isso, é muito importante marcar uma primeira consulta e avaliar seus objetivos e possibilidades.
Artigos relacionados:
O que é a hipertrofia dos cornetos, quais seus sintomas e tratamentos?
Correção do desvio de septo + rinoplastia: vale a pena fazer os dois procedimentos juntos?
Veja também: Inchaço após Rinoplastia (Vídeo)