Hiperidrose – moléstia incômoda, tratamento simples

Hiperidrose – moléstia incômoda, tratamento simples

Constrangimento é uma palavra bem conhecida no vocabulário de qualquer pessoa (assim como análogos em outros idiomas), afinal, é impossível viver a vida sem passar por algumas situações constrangedoras.

O grande problema ocorre quando você possui alguma característica que te cause constrangimento em situações específicas, te limitando no que você pode fazer no seu dia a dia.

A hiperidrose é um desses problemas, considerado extremamente constrangedor quando decide se manifestar.

O que é a hiperidrose?

Da combinação das palavras Hiper (excessivo) e Hidrose (produção e excreção de suor), hiperidrose significa a produção e excreção exageradas de suor.

Essa produção excessiva de suor tende a limitar as atividades do paciente e até mesmo causar constrangimentos devido às marcas nas roupas ou ao mal cheiro eventual causado pelo suor excessivo.

A hiperidrose pode ser dividida em dois tipos:

  • Primária – aquela que não é causada por fatores internos nem externos conhecidos. Pode estar relacionada com fatores emocionais e geralmente cessa durante o sono;
  • Secundária – causada por alguma doença interna ou medicação.

Além destes dois tipos, a hiperidrose também pode ser localizada, ocorrendo em local específico como mãos, pés e axilas ou generalizada.

Causas da hiperidrose

A principal causa da hiperidrose aceita atualmente pela medicina é genética, uma vez que pessoas que sofrem com o problema geralmente possuem parentes com as mesmas condições.

Nestes casos, o que se classifica como hiperidrose primária, se inicia na infância ou adolescência.

A hiperidrose secundária, no entanto, é geralmente causada por doenças e pode ser adquirida ao longo da vida.

Tratamentos

Apesar de ser uma condição muito incômoda, a hiperidrose pode ser tratada de maneira bem simples.

Um dos produtos mais famosos quando se fala em estética e rejuvenescimento tem uma aplicação médica muito eficiente no tratamento da hiperidrose.

O tratamento feito com a toxina botulínica (o famoso “BOTOX”) é rápido e incrivelmente eficiente, com a aplicação feita no consultório em menos de 30 minutos e o paciente podendo voltar às atividades normais logo em seguida. Contudo, recomenda-se evitar exercícios físicos por algumas horas.

Os efeitos da toxina botulínica podem durar entre 4 e 12 meses, com reaplicações podendo ser feitas assim que eles começarem a desaparecer.

O procedimento é praticamente indolor e a recuperação é muito rápida e sem complicações, com os resultados finais sendo perceptíveis após a segunda semana e uma reaplicação sendo possível caso a primeira não elimine completamente o problema.

Efeitos psicológicos do tratamento

Uma causa muito comum da hiperidrose é a ansiedade, o que pode causar um efeito bola de neve, em que a hiperidrose aumenta o estresse e a ansiedade (e a ansiedade causa a hiperidrose).

Com a resolução da hiperidrose com a toxina botulínica, a causa do problema, em alguns casos, é eliminada e o paciente pode seguir a vida normalmente sem a necessidade de reaplicações.

Como buscar tratamento

Se você possui problemas com suor excessivo, vale a pena buscar um médico, conversar sobre os seus sintomas e perguntar se a toxina botulínica pode ser uma solução para o seu caso.

Lembre-se, apenas médicos devidamente capacitados devem fazer as aplicações. Preserve sua segurança buscando sempre um profissional competente.

Compartilhe

Foto de Dr. Mario Farinazzo

Dr. Mario Farinazzo

Formado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Dr. Mário Farinazzo tem mais de 10 anos de experiência como cirurgião. É pioneiro na técnica de Rinoplastia Preservadora, tendo uma das maiores experiências no Brasil.