Demanda por cosméticos cresce à medida em que consumidores buscam por prevenção ao invés de cura
De acordo com o relatório Skin Health: The Evolving Landscape of Dermocosmetics, consumidores estão cada vez mais cientes de que prevenção é a palavra-chave para impedir que o sol e outros agressores externos favoreçam o surgimento de rugas, flacidez e manchas
Nós estamos cada vez mais cientes dos danos que os agressores externos, como o sol e a poluição, podem causar à pele. Não é à toa então que, de acordo com o relatório Skin Health: The Evolving Landscape of Dermocosmetics publicado em 2019, o consumo da população com relação a produtos e serviços de beleza mudou. Segundo a pesquisa, hoje, além da procura por tratamentos imediatos contra linhas de expressão e outros sinais do envelhecimento, os consumidores estão apostando cada vez mais na utilização de dermocosméticos que vão auxiliar na prevenção desses problemas. E, de acordo com dermatologistas, a prevenção é realmente a abordagem ideal para o tratamento da pele, já que os danos causados pelos agentes externos são cumulativos. “O sol, por exemplo, causa danos que vão sendo acumulados com o passar dos anos, gerando assim mudanças no DNA que provocam reações de mutação celular, com consequente envelhecimento precoce, já que a exposição solar está ligada à inflamação, ao dano oxidativo e à produção de enzimas que degradam colágeno, resultando em uma pele mais flácida, com rugas e manchas”, afirma a Dra. Claudia Marçal, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. E o mesmo vale para a poluição, luz visível dos dispositivos eletrônicos e outros agressores ambientais.
Mas, afinal, como começar a investir em cuidados preventivos para o tratamento da pele? O primeiro passo, segundo a médica, é consultar um dermatologista, que poderá realizar uma avaliação de sua pele e indicar a rotina skincare mais adequada para suas características e necessidades. Mas, no geral, os cuidados diários com a pele devem ser iniciados com a limpeza, que deve ser realizada duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, com produtos específicos para o seu tipo de pele. “A seguir, utilize uma loção tônica que recupere o pH cutâneo e promova hidratação, ação calmante ou, se necessário, ação de controle da oleosidade”, afirma a Dra. Claudia Marçal. Segundo Isabel Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia, conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita, no caso de peles mistas e secas é importante que o cosmético não contenha álcool, como a Loção Tônica, da Buona Vita, que restabelece o pH da pele e acentua a renovação natural, pois contém em sua formulação emolientes naturais e extratos como o de ginseng, camomila, aloe vera e hera.
De uma a duas vezes por semana, dependendo do tipo de pele, é interessante também apostar na esfoliação. “A esfoliação é realizada por pequenas partículas que fazem uma limpeza profunda através de uma leve abrasão na camada superficial do tecido cutâneo, que remove as impurezas e a oleosidade acumuladas, além de impulsionar a renovação celular. Com isso, o tecido fica com uma textura mais homogênea e os poros são desobstruídos, ajudando a prevenir o surgimento de cravos e espinhas. Como se não bastasse, a esfoliação ainda potencializa a capacidade de absorção dos cosméticos pela pele, deixando-a preparada para o uso de cremes”, diz a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Um produto interessante para essa etapa é o Esfoliante Facial Tribeca, da B.URB, capaz de remover impurezas e células mortas da pele, desobstruindo os poros e ajudando na renovação celular. Com sementes de Apricot (damasco) em sua composição, o produto é ideal para higienizar e hidratar o tecido cutâneo.
Logo em seguida, é necessário usar um bom hidratante na forma de um sérum, no caso de peles oleosas, ou cremes mais robustos que formem um filme na pele contra a perda de água transepidermal, quando a pele é seca. Esse produto também pode ter efeito anti-idade, como o Sustent C Pró-Collagen, da Ada Tina Italy. “Ele é um sérum concentrado anti-idade rico em peptídeos pró-colágênicos que age diretamente nas fibras de colágeno e elastina, estimulando sua produção para melhorar a sustentação da pele e assim reduzir rugas e linhas de expressão, combater a flacidez e recuperar a firmeza perdida”, explica o farmacêutico Maurizio Pupo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy.
Pela manhã, independente da época do ano, é importante fazer uso também de um fotoprotetor. “O uso diário de protetor solar é a única maneira de garantir que a pele esteja realmente protegida dos efeitos nocivos dos raios solares, que estão cada vez mais fortes. Mas é importante que o produto possua, no mínimo, FPS 30 e amplo espectro de proteção solar, para combater a radiação UVA e UVB, além de dever ser reaplicado a cada duas horas”, diz Isabel Piatti. Além disso, o fotoprotetor também deve proteger contra a luz azul. “A luz azul também penetra em nossa pele e aumenta a produção de radicais livres, que geram um processo chamado de oxidação, favorecendo o envelhecimento da pele”, afirma Maurizio. A proteção contra a luz azul pode ser obtida através da escolha de produtos que contenham cor, que age como uma barreira física contra esse tipo de radiação, ou que sejam formulados com ativos antioxidantes, que vão atuar no combate aos danos causados pela luz azul. Uma ótima opção é o Biosole BB Cream FPS 60, da Ada Tina Italy, um protetor solar com cor e ação antioxidante que uniformiza o tom da pele com alta cobertura homogênea, reduz o surgimento de manchas e confere alta proteção contra UVA, UVB, Luz Azul e Luz Visível.
Porém, engana-se quem acredita que apenas os cosméticos são capazes de atuar como cuidados preventivos. Hoje já é possível realizar alguns procedimentos estéticos em clínicas que agem de maneira preventiva contra os sinais da idade, como a aplicação de toxina botulínica e os preenchedores injetáveis. “A toxina botulínica, por exemplo, ao impedir a contração muscular, é capaz de reduzir a formação de novas linhas de expressão. Já o preenchimento com ácido hialurônico tem alto poder hidratante e estimula colágeno, o que mantém a boa qualidade e aparência da pele”, afirma o Dr. Mário Farinazzo, cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mas é importante lembrar que, antes de optar por qualquer procedimento ou fazer mudanças radicais em sua rotina de cuidados com a pele, o mais importante é que você consulte um médico especializado.
Matéria originalmente publicada no Site Elites da Saúde.