7 Estratégias que retardam o aparecimento de rugas, flacidez e manchas
Se tem algo que já ficou muito claro, com relação a tudo que enfrentamos no último ano, é que a prevenção é sempre o melhor remédio. E com a pele isso não é diferente: quem começa o tratamento skincare por volta dos 25 e 30 anos, ou até antes, está plantando uma boa semente.
“Devemos ter o hábito do uso regular do filtro solar: ele é o creme antienvelhecimento mais importante. Além disso, preservar a barreira cutânea é fundamental para manter a pele saudável. Além disso, a qualidade dos produtos não está sempre diretamente proporcional ao preço, então o bom dermatologista prescreve uma rotina de pele com bom custo benefício”, afirma o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, da clínica GRU e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
É claro que você deve seguir um passo a passo de cuidado que se inicia com a higienização e tonificação até chegar na hidratação e fotoproteção. Mas a aplicação do sérum ou creme anti-idade pode ir além de ativos básicos de hidratação. Consultamos médicos, farmacêuticos e cosmetólogos para saber quais são as sete principais estratégias para preservar as estruturas da pele e evitar o aparecimento de rugas, flacidez e manchas.
Invista na Vitamina C: dentre os principais ingredientes nesse processo de prevenção do envelhecimento, a Vitamina C se destaca. “A vitamina C tem ação direta na proliferação de fibroblastos e no aumento da síntese de colágeno, o que vai determinar melhora do viço e rugas finas. Ela também aumenta a proteção da pele contra a radiação UV e tem ação contrária a imunossupressão causada por essa radiação. Também é conhecida pelo seu efeito anti-inflamatório”, afirma Cassiano. Mas, fique atento: prefira as fórmulas estabilizadas. “A vitamina C estabilizada é capaz de inibir a ação da tirosinase, enzima envolvida no processo de formação de manchas, além de estimular a produção de colágeno, reduzindo rugas”, explica o farmacêutico Maurizio Pupo, pesquisador, consultor em cosmetologia e diretor de pesquisa e desenvolvimento da Ada Tina Italy. No mercado, há produtos como o C 20 Serum, da Ada Tina Italy; esse sérum de vitamina C estabilizada, desenvolvido e testado na Università di Pisa, na Itália, traz uma versão melhorada do ingrediente que possui toque seco, textura fluida e rápida absorção que não arde ou torna a pele oleosa, podendo assim ser usada até mesmo em peles sensíveis, com rosácea e na área dos olhos para clarear manchas e reduzir rugas e linhas de expressão. O produto também não tem odor desagradável.
Cuide do seu Microbioma: segundo a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da SBD, a nossa pele é habitada por milhares de bactérias, fungos e vírus. Eles formam o microbioma, cuja função é proteger o nosso corpo de doenças e outros problemas, como o ressecamento e a sensibilidade da pele. “Esses microrganismos ‘bonzinhos’ são os chamados comensais. A presença deles na pele previne o surgimento de germes causadores de doenças e mantém o pH da pele em equilíbrio”, explica a médica. Dentre os fatores que afetam o microbioma, estão: má alimentação, hábitos de higiene, uso de cosméticos, sabonetes e produtos que removem essas bactérias ou causam algum tipo de reação à pele, além do estresse emocional. “Quando a população do microbioma se reduz, as bactérias, vírus e fungos podem se instalar, causando infecções e doenças. Uma vez que ocorrem alterações, a pele tende a ficar desprotegida, ficando suscetível a doenças como psoríase, dermatite atópica e acne”, afirma. Para cuidar do microbioma da pele, Paola sugere algumas dicas, como tomar banho morno, rápido e com sabonetes que consigam manter o pH da pele. Outra dica, segundo ela, é manter a pele sempre hidratada, pois, dessa forma, mantemos um ambiente favorável para os microrganismos bons. “Aposte em hidratantes probióticos que favorecem as bactérias boas do microbioma, protegendo a região das doenças de pele. Conter o estresse é muito importante também; procure incluir atividades físicas na programação, além de procurar profissionais que auxiliem no controle da ansiedade”, completa.
Use um sérum antes do seu hidratante: o sérum é uma forma de apresentação, com a aparência, textura e penetrância semelhante a um soro, como o próprio nome o designa. Segundo Isabel Piatti, consultora executiva em estética e inovação cosmética e conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita, ele é um produto desenvolvido para atuar de forma mais concentrada na pele, pois devido a sua rápida absorção e por ter a forma de um gel seroso ou um líquido mais viscoso, leva para dentro da pele ativos de maneira mais eficaz. O produto pode ser formulado com ativos de clareamento, reposição hormonal natural, vitaminas ou miorelaxantes como os hexapeptídeos ou ainda alfa-hidroxiácidos, ácido lactobiônico, vitaminas como a C, E, A, B5, entre outras substâncias.
Tenha cremes de alta penetração: você tem ideia de quantas barreiras um cosmético enfrenta ao passar pela sua pele? É uma série de obstáculos que incluem impurezas, a própria camada mais superficial da pele que funciona como uma barreira, além das bactérias que fazem parte da nossa microbiota. “No geral, ao aplicar um creme, seu ativo vai perdendo sua eficácia até chegar na célula em que deve agir, principalmente se ele tiver que estimular uma célula que fica em uma camada mais profunda”, afirma Mika Yamaguchi, farmacêutica e consultora científica da Biotec Dermocosméticos. Para garantir a efetividade total de um tratamento, surgiu o sistema drone de entrega Pro Lipo Neo. “Garantido por lipossomas, a solução aumenta a penetração de ativos anti-idade e a biodisponibilidade desses ingredientes, garantindo a entrega do ativo diretamente no alvo, como um “drone delivery”. Pro-Lipo Neo é uma tecnologia em lipossomas baseadas em fosfolipídeos e promove ação delivery system natural aumentando a capacidade de permeação do ativo sem causar irritação”, explica a farmacêutica. No sistema, alguns fosfolipídeos ligam-se à queratina da primeira camada da pele, recobrindo a pele com um filme lipídico, o que reduz a perda de água transepidermal e ainda aumenta a função de barreira da pele; os fosfolipídeos não ligados são introduzidos nas camadas mais profundas da pele, podendo ser capturados pelas membranas celulares. “Assim, os lipossomas conseguem aumentar a permeação e ainda favorecer a integridade da barreira da pele”, afirma a farmacêutica.
Aposte também nos cremes de aplicação pontual: produtos de aplicação pontual (para bigode chinês, pés de galinha, melhora do contorno facial ou tratamento de manchas e acne são cremes cujos ativos são específicos para resolver problemas pontuais e estão em alta concentração na fórmula, especialmente para agir sobre a alteração. Eles devem conter tecnologias de alta penetração para facilitar a atuação na raiz do problema promovendo muitas vezes estímulo de colágeno e elastina, lipopreenchimento, efeito tensor e, em alguns casos como o da acne, ação bacteriostática e anti-inflamatória. “Um grande exemplo é o Adipofill, substância preenchedora que atua de forma importante no bigode chinês e em outras áreas para volumização de rugas”, explica Mika.
Foque em boas tecnologias: apesar de poder ajudar muito sua pele dentro de casa, no consultório médico há inúmeras tecnologias que melhoram a qualidade da pele, com resultados satisfatórios. Uma delas é o microagulhamento robótico, que permite um controle mais firme e seguro da profundidade das microagulhas que, no momento certo emitem radiofrequência para rejuvenescer a pele, segundo o Dr. Mário Farinazzo, cirurgião plástico membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). “Com isso, o procedimento causa retração e aquecimento da pele para estimular a reorganização das fibras de colágeno. Realizado sob o efeito de anestesia tópica, a sessão dura de 30 a 60 minutos, sendo que uma ou duas sessões são suficientes para alcançar resultados satisfatórios”, diz Farinazzo. Indicado para o tratamento de estrias, cicatrizes de acne, melasma, queda capilar e melhora da firmeza da pele, o microagulhamento robótico não possui downtime, mas a fotoproteção é necessária e a prática de atividade física deve ser suspensa por dois dias. Outra novidade é a tecnologia do ultrassom 3D. “Ultraction 3D é o único equipamento do mercado a trazer a tecnologia 3D para ajustar exatamente a profundidade em que o ultrassom irá agir e qual o tamanho do dano térmico. Dessa forma, há um aumento da eficácia e um menor desconforto”, afirma o Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ideal para tratamentos faciais para rugas e flacidez, o Ultraction 3D age tonificando o músculo, regenerando e aumentando a produção das fibras de colágeno e elastina responsáveis pela sustentação da pele. “Dessa forma, o procedimento promove melhora global da flacidez”, destaca o médico. Segundo Salomão Jr., apenas três sessões com intervalos mensais entre elas são suficientes para promover o tratamento completo da região, com resultados já visíveis logo após a primeira sessão.
Que tal um botox preventivo? Além de ser uma forte aliada no combate ao envelhecimento, a toxina botulínica também pode ser usada para prevenir os sinais de idade se for aplicada quando as marcas do tempo ainda não estiverem consolidadas. “Ela age fazendo com que os músculos não se movam excessivamente durante as expressões faciais, evitando rugas mais fortes no futuro e assegurando um resultado mais discreto no presente”, afirma o Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS). Muitos pacientes temem ficar com o rosto sem expressão ou com o aspecto “congelado”. Rubez tranquiliza: “Isso não acontece se o procedimento for feito corretamente e por um profissional experiente, já que a toxina é aplicada somente no músculo responsável por formar a ruga, promovendo um efeito rejuvenescedor e com aspecto natural. Um médico competente e experiente saberá mensurar corretamente o tamanho do músculo e a quantidade de toxina a ser aplicada”, finaliza o especialista.
Matéria originalmente publicada no Site Revista RG Uol: