Indicada tanto para casos de queixo deficiente quanto para assimetrias, a mentoplastia de aumento promove o equilíbrio do mento com relação às demais áreas do rosto do paciente por meio da implantação de próteses (podem ser de silicone bem como de polietileno), avanço da estrutura óssea ou enxertos de tecido adiposo (gordura do paciente) no local.
O cirurgião plástico pode realizar as técnicas por meio de uma incisão na região inferior do queixo ou no lado interno da boca do paciente. Nos casos em que o especialista em cirurgias plásticas utiliza prótese de silicone para aumentar a região, ele cria um espaço, chamado de “loja”, no queixo do paciente por meio de um pequeno corte, que permite a fixação e posicionamento da prótese.
Em muitos casos, a mentoplastia, seja ela de aumento ou redutora, é associada à rinoplastia (cirurgia plástica do nariz), as duas cirurgias, quando realizadas em conjunto, são conhecidas como perfiloplastia, nela, o tamanho, formato e posição do nariz e queixo são adequados para a obtenção de um perfil mais harmônico e gracioso.