O que é
A cirurgia da abdominoplastia é o procedimento de remoção de pele e gordura do abdômen. São muitos os fatores que contribuem para a alteração da forma do abdômen entre eles:
- Genética
- Grandes variações de peso
- Gestação no caso das mulheres
A parede abdominal formada por músculos, fáscias, tecido gorduroso e pele acabam “relaxando” e assumem uma forma desarmônica em relação ao restante do corpo.
A cirurgia plástica denominada abdominoplastia clássica ou dermolipectomia, é uma das mais realizadas na prática clínica, consiste na correção da flacidez de toda a parede abdominal através da plicatura (embricamento com pontos) da musculatura e retirada de um fuso de pele e tecido gorduroso na região inferior do abdômen.
A cicatriz resultante é uma linha horizontal abaixo da linha da cintura e ao redor do umbigo. Procura-se “aproveitar” a cicatriz da cesariana prévia caso presente. Em alguns casos se faz necessária uma pequena cicatriz vertical na linha média associada aquela horizontal.
A Abdominoplastia clássica é realizada no centro cirúrgico sob anestesia geral ou peridural e dura em torno de 2 a 3hs. A alta hospitalar é no dia seguinte ao da cirurgia.
Variações
Variações da abdominoplastia clássica:
Lipo abdominoplastia
A lipo abdominoplastia é uma técnica na qual realiza-se a lipoaspiração de todo o abdômen antes de realizar a plicatura dos músculos e a retirada do fuso de pele. As cicatrizes resultantes são semelhantes às da abdominoplastia clássica.
Mini abdominoplastia
A mini abdominoplastia é uma técnica que corrige a flacidez dos músculos abdominais apenas abaixo do umbigo e na qual retira-se um fuso de pele menor que na abdominoplastia clássica. A cicatriz resultante é uma linha horizontal abaixo da linha da cintura.
FAQ
Depende da quantidade de pele e gordura retirados (fuso de pele ou lipoaspiração). A alteração maior é visual, ou seja, no contorno corporal e não na balança.
A mudança de contorno é imediata, mas o resultado final só poderá ser visto após 3 meses, no mínimo. A principal razão desse prazo é que a drenagem linfática está comprometida pela manipulação cirúrgica e, dessa forma, ocorre acúmulo de líquido que altera a forma do abdômen. A região mais inferior do abdômen, ou seja, próxima à cicatriz é a que fica mais tempo inchada. A drenagem linfática realizada por profissional experiente pode encurtar o período de recuperação.
Desde que a paciente engravide no período mínimo de 2 anos após a cirurgia o resultado pode ser mantido muito próximo do obtido se forem tomados alguns cuidados durante a gestação como não ganhar peso em excesso (> 13kg) e manter alguma atividade física regular (hidroginástica, caminhada).
Com algumas excessões, utilizamos o dreno nas Abdominoplastias Clássicas e nas Lipoabdominoplastias devido ao acúmulo de líquido em baixo da pele e tecido subcutâneo. O dreno permanece por 7 a 10 dias dependendo da quantidade de líquido drenada. Os pacientes não apresentam dor na sua retirada.