O olhar é o novo sorriso – confira dicas de como valorizar os olhos
Desvendamos por que você deve cuidar ainda mais da pele dessa região agora e sempre
O olhar ganhou um novo significado dentro de uma pandemia, em um momento que os sorrisos são escondidos por máscaras em nossa proteção, a expressão humana passa por uma adaptação e é nesse momento que os olhos entram em ação.
São eles que demonstram tristeza, alegria, estresse, fadiga e diversas outras emoções, que podem estar bagunçadas caso a área esteja envelhecida. “Enquanto as rugas deixam a aparência mais triste, as olheiras dão um ar de cansaço. A pele ao redor dos olhos é uma das mais finas e sensíveis do corpo. Também está entre as primeiras a revelar sinais de envelhecimento precoce, como linhas finas, flacidez, rugas e olheiras”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Abaixo, entramos no ‘mundo do olhar’ para desvendar os cuidados, em casa, na clínica e no centro cirúrgico, que podem ser tomadas na área dos olhos e da testa, para que as emoções demonstradas sejam mais próximas à realidade
Em casa
A pele da área dos olhos é a mais fina do nosso corpo. Por esse motivo, ela é mais suscetível aos danos que podem acelerar o surgimento de sinais da idade como rugas, linhas de expressão e flacidez.
Uma das novidades para tratar a região é o Gel-Creme Lifting para Área dos Olhos, lançamento da Età Cosmetics. O produto é um creme hidratante em gel que possui mecanismo de ação multifuncional para tratamento da área dos olhos, já que pode promover redução instantânea de bolsas através de sua ação drenante e conferir efeito tensor, preenchedor e lifting imediato para combater linhas e flacidez que surgem na região, além de auxiliar no clareamento de olheiras.
Além disso, um dos grandes malefícios do consumo excessivo de açúcar é o processo inflamatório conhecido como glicação, que acelera a quebra do colágeno, influenciando no surgimento das olheiras.
Também em casa, é possível apostar em fórmulas manipuladas orais para melhora global da pele, refletindo também nas áreas dos olhos e testa. Substâncias como Exsynutriment, silício orgânico biodisponível para tratar flacidez e rugas, ou Bio-Arct, para melhorar a produção de energia e viço da pele podem ser usadas, segundo a nutricionista Luisa Wolpe Simas, consultora de nutrição integrada da Biotec Dermocosméticos.
Nas clínicas
Para revitalizar o olhar e diminuir rugas e bolsas, existe uma novidade totalmente não invasiva e livre de águas nas clínicas: é a experiência HydraFacial Perk Olhos, que, baseada no conceito de Beauty Health, é capaz não somente de melhorar a aparência dessa área, mas sim promover uma restauração completa da pele dos olhos para torná-la mais saudável e exuberante.
No caso das olheiras e rugas, o maior avanço é a tecnologia de picossegundos Pico Ultra 300. “Diferente de praticamente tudo que existe no mercado, por não ter uma reação fototérmica e sim fotoacústica, esse laser é ultrarrápido. Dessa forma, o tratamento pode clarear manchas e olheiras e, também, rejuvenescer”, diz o Dr. Abdo Salomão.
Na região da testa, também surgem vasinhos, que podem ser eliminados com o laser ND Yag – o que existe de mais específico para tratamento de lesões vasculares, segundo a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgiã Vascular
No centro cirúrgico
A flacidez das pálpebras, inclusive as inferiores, pode ter um fim com a blefaroplastia. “O procedimento visa remover o excesso de pele e gordura que surge sob os olhos devido ao envelhecimento e conferem um aspecto cansado ao rosto. Dessa forma, a cirurgia elimina as bolsas de gordura, rugas e flacidez, levantando o olhar e rejuvenescendo a região dos olhos”, explica o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Também é possível agir no reposicionamento da sobrancelha com a cirurgia de Castanhares. O procedimento, indicado nos casos em que a grande questão é o reposicionamento e a forma da sobrancelha, é feito por meio da retirada de uma faixa de pele na região dos supercílios. “A técnica levanta as sobrancelhas e melhora a abertura dos olhos. O corte é feito rente à sobrancelha. É um procedimento rápido e o paciente volta para casa no mesmo dia. Por uma semana, o local fica inchado e o corte avermelhado, mas a recuperação é rápida. O paciente não pode tomar sol por um mês, deve ficar duas semanas sem exercício físico e na primeira semana deve evitar trabalhar”, diz o Dr. Mário Farinazzo.
Por fim, é também possível tratar a flacidez da testa com o lifting frontal, um procedimento que visa o tratamento dos sinais da idade que surgem no terço superior da face. “Também conhecido como lifting de testa, esse procedimento cirúrgico tem como objetivo suavizar rugas e linhas de expressão e diminuir a flacidez na região da testa, além de elevar a posição das sobrancelhas, conferindo assim um aspecto mais jovem ao rosto”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery).
Matéria originalmente publicada no Site Revista L’Officiel: https://www.revistalofficiel.com.br/beleza/o-olhar-e-o-novo-sorriso-confira-dicas-de-como-valorizar-os-olhos