3 mitos sobre procedimentos estéticos e cirurgia plástica
Mídia

3 mitos sobre procedimentos estéticos e cirurgia plástica

Confira a matéria da Revista Lounge em colaboração com o Dr. Mário Farinazzo

A cada ano que passa cresce a procura por procedimentos estéticos e cirurgias plásticas para o tratamento das mais diferentes alterações e áreas do corpo. Devido a esse aumento na popularidade, é comum que cada vez mais informações sejam disseminadas sobre esses procedimentos pela internet.

O problema é que, muitas vezes, essas informações não são verdadeiras, o que pode causar medo e até mesmo prejudicar aqueles que estão pensando em se submeter a um tratamento desse tipo, seja para rejuvenescer ou alterar alguma característica que causa incômodo estético. Então, para ajudar a solucionar essa situação, reunimos um time de cirurgiões plásticos para esclarecer os principais mitos divulgados atualmente sobre procedimentos estéticos. Confira:

Procedimentos rejuvenescedores fazem milagres 

Grande parte das vezes, os pacientes que procuram por procedimentos rejuvenescedores querem o tratamento completo dos sinais da idade, como rugas e flacidez, acreditando que conquistarão o rosto de um bebê. Porém, procedimentos não fazem milagres. Dependendo do estado do rosto, retirar completamente as rugas e flacidez é praticamente impossível. “O que o cirurgião procura é tratar o aspecto cansado ou triste do rosto, amenizando, por exemplo, rugas mais acentuadas. Para falar a verdade, deixar um pouco das rugas e linhas de expressão é até saudável, pois o resultado final é menos artificial e exagerado, deixando o rosto com um ar mais natural”, diz a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Os resultados durarão para sempre 

Ainda com relação aos procedimentos rejuvenescedores, muitas pessoas acreditam que esse tipo de tratamento confere resultados que permanecerão pelo resto da vida, o que não é bem verdade. “A maioria dos procedimentos estéticos, principalmente a aplicação de preenchedores e toxina botulínica, perde seu efeito com o passar do tempo, sendo necessária a realização de uma nova sessão para manutenção dos resultados”, explica a médica. “Mesmo quando o procedimento realizado é uma cirurgia plástica, que tem efeitos mais definitivos, os resultados não são permanentes. Isso por que nenhum procedimento é capaz de interromper completamente o envelhecimento da pele. O máximo que os tratamentos estéticos podem fazer é reverter em alguns anos esse processo”.

É possível conquistar o rosto de uma celebridade

 Levar a foto de uma celebridade ou artista para que o médico tente replicar alguma estrutura, como o formato do nariz ou dos lábios, é uma prática comum, mas não é realista e muito menos recomendada.

“Qualquer procedimento estético, inclusive os mais invasivos, deve ser feito com responsabilidade, sempre levando em conta as características individuais e as necessidades de cada paciente. Por exemplo, não adianta pedir que o cirurgião modifique seu nariz para ficar igual ao de uma celebridade específica, pois, provavelmente, o nariz dela está longe do formato ideal para o seu rosto. A intenção de uma cirurgia plástica, ainda mais em um procedimento mais delicado como a rinoplastia, não é deixá-lo parecido com alguém, mas buscar a sua melhor versão de acordo com seus traços”, diz o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Matéria originalmente publicada na Revista Lounge: https://www.revistalounge.com.br/3-mitos-sobre-procedimentos-esteticos-e-cirurgias-plasticas/

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato