Abdominoplastia cicatriz: Tudo o que você precisa saber sobre a cicatriz após a cirurgia
Índice:
As cirurgias plásticas deixam cicatrizes, e como essas marcas vão ficar futuramente, dependerá de diversos fatores. Dentre os procedimentos cirúrgicos de maior procura no Brasil temos a abdominoplastia, cuja cicatriz tem tamanho relevante.
Por mais que o cirurgião se esforce, a necessidade da retirada do excesso de pele da abdominoplastia impede que a marca seja mínima. Entretanto, a cirurgia se mostra muito eficaz para conferir firmeza ao abdômen, eliminar a flacidez na região e corrigir a diástase abdominal — afastamento dos músculos internos.
Para se obter todas essas mudanças, o cirurgião plástico precisa fazer uma incisão que permita a visualização das estruturas e a retirada da pele flácida, e é justamente por isso que a abdominoplastia tem cicatriz mais evidente. Apesar disso, o cirurgião pode posicionar a cicatriz de forma que ela fique escondida por roupas intimas e de praia.
Ao todo, existem três tipos de cicatrizes resultantes de uma abdominoplastia, sendo elas:
- De pequeno porte, quando realizamos a mini abdominoplastia;
- De médio porte, no caso da abdominoplastia tradicional;
- De grande porte em formato de âncora – realizada em pacientes com muita pele excedente, resultado de um acentuado emagrecimento.
Local ideal para cicatriz da abdominoplastia
Para que fique bem escondida na barriga, a cicatriz da abdominoplastia fica localizada bem próxima ao órgão genital do paciente, a uma distância que varia entre cinco a sete centímetros acima do órgão.
Esse local, no caso das mulheres, é o mesmo da cicatriz da cesariana. A diferença entre as cicatrizes é que no caso da cirurgia plástica na barriga, a marca é maior se estendendo para a lateral a depender do tipo de abdominoplastia que será realizada.
Mas mesmo com todas estas explicações, você deve estar se perguntado sobre a necessidade de uma cicatriz deste tamanho, não é mesmo? De forma geral, a verdade é que para se obter uma melhora mais significativa, uma intervenção maior deve ser realizada. Para tornar o entendimento mais fácil, abaixo está elencado o passo a passo de uma abdominoplastia (tradicional).
Primeiro passo
No centro cirúrgico e com o paciente anestesiado, o cirurgião plástico faz um corte na região baixa da barriga no sentido horizontal. Então, a pele é descolada do músculo na região central, (criando um túnel).
Segundo passo
Com a visão de toda a musculatura e da separação da mesma, o cirurgião plástico começa a costurar a musculatura interna do abdômen aproximando-a e criando assim um acinturamento. Na maioria das vezes é feita ainda uma lipoaspiração para retirada da gordura localizada, o que torna o resultado da abdominoplastia bonito.
Terceiro passo
O excedente de pele é tracionado para baixo e retirado. Neste passo, o cirurgião recoloca o umbigo na sua posição original, o que varia de 15 até 19 centímetros da rima vaginal ou da base do pênis.
Toda a costura então é realizada com pontos internos. Estima-se que cerca de cerca de 100 pontos são realizados neste tipo de cirurgia.
Quarto passo
Após a costura de todos os cortes, é realizado o curativo e colocada a cinta modeladora. Esta é uma fase muito importante para evitar complicações como trombose e infecção.
Cuidados com a cicatriz da abdominoplastia
Como já mencionado, a cicatriz da abdominoplastia é relativamente grande e fica localizada próxima a região pubiana se estendendo de uma crista ilíaca ântero superior a outra (os ossos do quadril). Para que a cicatriz seja de boa qualidade e se minimize a formação de queloide ou cicatriz hipertrófica, alguns cuidados são necessários, sendo eles:
- Não se esforce ou pratique exercícios físicos no primeiro mês após a abdominoplastia;
- Faça a higienização correta do local e quando indicado, usa a fita de silicone;
- Use cremes ou óleos que auxiliem no processo de cicatrização;
- Não se exponha ao sol e só o faça quando o médico liberar.
Por mais que a cicatriz da abdominoplastia tenha um tamanho relevante, quando bem cuidada pode ficar muito aceitável. Apesar do receio inicial, a esmagadora maioria das pacientes que fazem esta cirurgia ficam muito satisfeitas (vide comentários nas Avaliações da nossa página do Facebook). Por isso é recomendado que a cirurgia seja feita por um cirurgião plástico com bom entendimento da técnica e que seja devidamente registrado junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Fonte de referência:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Dr. Mário Farinazzo (CRM/SP: 119764)