Além das rugas: outros sinais que indicam o envelhecimento do rosto
Mídia

Além das rugas: outros sinais que indicam o envelhecimento do rosto

Perda do volume facial e vasinhos no rosto são alguns dos sinais que indicam o envelhecimento da pele — além das rugas; confira a lista completa

Confira a matéria publicada no Site da Revista Viva Saúde em colaboração com Dr. Mário Farinazzo

Rugas e linhas de expressão são sinais clássicos do envelhecimento. Mas há outros, menos conhecidos, que também adicionam à pele alguns anos a mais, como as veias faciais, olheiras e as cicatrizes de acne.

“Muitos pacientes, ao perceberem seu rosto mais envelhecido, atribuem isso a alguma ruga ou linha de expressão, mas em muitos casos outras alterações estão realmente tendo um impacto maior. Por isso, a ajuda médica é fundamental”, afirma o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Além das rugas: outros sinais que indicam o envelhecimento do rosto

Perda do volume facial

Com o envelhecimento, é comum perder também os compartimentos de gordura da pele, afetando o volume facial. “A perda de gordura na face também leva ao aparecimento de mais rugas, pois a pele não tem capacidade para se retrair quando perde o que está debaixo de si, e quanto mais idade a pessoa tem, pior é a capacidade de recuperação. As rugas podem aparecer ou ficar ainda mais pronunciadas se já existiam”, argumenta o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Nesses casos, os preenchedores, segundo o médico, acabam surtindo bons efeitos. “No caso das demarcações mais profundas, quando são muitas, a cirurgia das rugas, ou ritidoplastia, pode trazer mais resultados”, diz o cirurgião.

Olheiras

A área dos olhos, por possuir uma pele mais fina, pode facilmente entregar nossa idade. E a principal alteração que surge na região e envelhece a pele, antes mesmo da formação de rugas, são as olheiras.

“As olheiras podem ser causadas por uma série de motivos, incluindo fatores estruturais, vasculares e pigmentares. Porém, o mais comum é que a alteração seja causada pela soma de mais de um fator, o que é chamado de olheira mista”, diz a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O tratamento dessas alterações vai depender da causa da olheira, podendo incluir preenchedores de ácido hialurônico, no caso de olheira estrutural, luz intensa pulsada, ideal para solucionar olheiras vasculares, e lasers, peelings e cremes clareadores, caso o problema seja pigmentar.

Manchas

Não há dúvida de que, além das rugas, as manchas também conseguem envelhecer a pele em alguns anos. “Elas podem surgir até mesmo em pacientes mais jovens, por conta da exposição solar sem a adequada proteção”, diz o Dr. Abdo.

Cicatrizes de acne

As cicatrizes de acne, que podem surgir mesmo após o tratamento adequado das espinhas, podem modificar drasticamente a textura da pele, conferindo ao rosto um aspecto áspero e envelhecido.

“Isso acontece porque as glândulas que originam as espinhas estão na derme profunda, assim como as fibras de colágeno e elastina. Logo, existe o risco de a acne comprometer essas fibras e, consequentemente, a arquitetura da pele, gerando assim cicatrizes profundas que conferem uma textura irregular ao tecido cutâneo”, explica o Dr. Abdo Salomão.

Vasinhos no rosto

Grande parcela da população sofre com um problema complicado na região facial, visto que confere sensação de envelhecimento e é difícil de camuflar com a maquiagem: os vasinhos no rosto (telangiectasias).

“A própria coloração das veias e também seu calibre (geralmente são finas) fazem com que dificilmente ocorra uma boa cobertura com maquiagem para esse problema que envelhece o rosto”, conta a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Além da predisposição genética, maus hábitos como exposição excessiva ao sol e até uso demasiado de peelings químicos pode causar o problema.

Ponta nasal caída

Quando a ponta nasal cai por conta da idade, isso pode conferir um aspecto ainda mais envelhecido ao rosto – e uma rinoplastia pode ajudar.

“A cirurgia do nariz também pode ter um efeito anti-idade, segundo um estudo publicado no começo do ano passado no periódico Aesthetic Surgery Journal. Esse é um procedimento que a maioria das pessoas não considera como ferramenta para o rejuvenescimento, mas esse estudo mostrou que a rinoplastia, ou cirurgia plástica do nariz, pode fazer uma mulher parecer até três anos mais jovem”, afirma o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

O estudo liderado por pesquisadores da Universidade da Califórnia usou um tipo de inteligência artificial conhecida como aprendizado de máquina. “Até agora, havia pouca ou nenhuma evidência científica objetiva para o efeito rejuvenescedor da rinoplastia. Mas essa tecnologia permitiu estimar com precisão a idade de maneira objetiva e provou reconhecer padrões e características do envelhecimento além do que o olho humano pode perceber”, diz o Dr. Paolo.

A rinoplastia envolve fazer alterações estruturais no osso e cartilagem através de pequenas incisões no nariz e, quando necessário, ao redor da narina, enquanto o paciente está sob anestesia geral. E fique tranquilo com relação ao resultado: o natural é a bola da vez.

Matéria originalmente publicada no Site da Revista Viva Saúde: https://vivasaudedigital.com.br/coluna-viva-melhor/alem-das-rugas-outros-sinais-que-indicam-o-envelhecimento-do-rosto.phtml

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato