Antes e depois de uma cirurgia de lipoaspiração
A lipoaspiração é uma das cirurgias estéticas mais procuradas pelas mulheres no Brasil, mas ainda desperta muitas dúvidas entre as interessadas.
Inicialmente, a pessoa que deseja realizar o procedimento deve procurar um cirurgião plástico de confiança e que conte com uma equipe completa para a cirurgia.
Para que seja possível alinhar expectativas e a realidade do procedimento, a paciente deve ser honesta com o especialista sobre os motivos que a levaram a optar pela intervenção.
O objetivo da lipoaspiração é retirar gordura localizada e melhorar o contorno corporal, portanto ela não atenderá pacientes preocupados em perda de peso, pois a variação na balança tende a ser pequena (1 a 3kg)
O exame físico e os exames pré-operatórios solicitados pelo cirurgião plástico vão determinar se a paciente pode ser submetida ao procedimento estético.
Entretanto, outras informações devem ser passadas ao profissional, como doenças anteriores, uso contínuo de medicamente, histórico familiar e etc.
Esses cuidados antes da realização da lipoaspiração, assim como uma conversa honesta com o profissional sobre os objetivos e expectativas em relação ao procedimento vão garantir que os resultados obtidos sejam mais satisfatórios e o antes e depois faça bastante diferença.
Cuidados com o pós-operatório da lipoaspiração
Dependendo da quantidade de gordura retirada o paciente pode receber alta no mesmo dia da realização do procedimento, no entanto, apenas o cirurgião poderá determinar qual o melhor momento para a saída do hospital garantindo assim a segurança do paciente.
Os cuidados no pós-cirúrgico também serão essenciais para assegurar melhores resultados. Entre as recomendações que devem ser seguidos pela paciente estão:
- uso de cinta elástica especial para lipoaspiração por 2 meses após a cirurgia;
- realizar acompanhamento com fisioterapeuta dermatofuncional para garantir melhores resultados;
- controle de tabagismo e consumo de álcool;
- evitar posições que comprimam o local da cirurgia de forma não uniforme.
- evitar exposição solar nos primeiros meses
Esses e outros cuidados indicados pelo especialista garantirão que a recuperação ocorra de maneira saudável para a paciente e tornem os resultados mais satisfatórios.
Ainda que os resultados possam ser vistos logo após o procedimento, eles serão mais definitivos cerca de quatro meses após a cirurgia.
Também é necessário que a paciente respeite o período indicado pelo cirurgião antes de retomar as atividades, como prática de exercícios físicos, trabalho, direção de automóveis e outras.
O período necessário para o repouso poderá variar de acordo com as condições clínicas da paciente. Os pontos costumam ser retirados entre 7 a 10 dias de pós-cirúrgico.
O objetivo final da lipoaspiração é que a mulher tenha uma melhora na autoestima e esteja feliz com o próprio corpo.
Drenagem linfática após a lipoaspiração?
Em alguns casos o cirurgião plástico pode indicar a realização da drenagem linfática após a lipoaspiração garantindo resultados ainda mais satisfatórios para a mulher.
Para alcançar as expectativas com a lipoaspiração é importante tirar todas as dúvidas com o especialista antes de submeter-se ao procedimento, seguir o pré-operatório e o pós-operatório como indicado e continuar cuidando-se após ser liberada pelo médico.
A gordura localizada retirada não retornará na mesma forma caso o paciente ganhe peso novamente.
Para que os efeitos da lipoaspiração possam ser mais duradouros eles devem ser complementados com a prática adequada de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.