BBB21: Caio quer aumentar o tamanho do nariz; entenda como funciona a cirurgia plástica
Nesta semana, Caio Afiune revelou em conversa com Fiuk e Rodolffo que pretende fazer uma cirurgia plástica para aumentar o nariz após deixar o Big Brother Brasil 21. “Quero aumentar ele e deixar um narigão bem grandão. A hora que chegar, os outros vão olhar: ‘quem chegou ali?’ e eu vou falar: ‘é eu, chefe. Respeita o meu nariz'”, disse ele. Os amigos caíram na risada com a quantidade de mudanças que o brother quer fazer – ele prometeu também mudar o visual dos cabelos e dos pés. “A gente não vai reconhecer o Caio, bicho. Vai aparecer até de olho azul”, brincou Fiuk.
O fazendeiro já citou o desejo de aumentar o nariz algumas outras vezes durante o confinamento. Nas redes sociais a ideia chamou a atenção, já que a maioria das pessoas que busca um procedimento estético para corrigir o nariz tem a intenção de diminuí-lo.
O Brasil, aliás, mantém o posto de campeão de cirurgias plásticas no mundo, com mais de 1 milhão de procedimentos do tipo por ano, de acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética. A rinoplastia é um dos mais buscados por quem busca um rosto mais harmônico. Mas, afinal, é possível aumentar o nariz?
Segundo Paolo Rubez, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é sim. Funciona como uma rinoplastia normal, mas com o uso de cartilagens como enxertos para modelar o nariz. “Ela costuma ser retirada da parte direita do tórax, por uma pequena incisão, de 2 a 3 cm, localizada no sulco da mama (dobra da mama das mulheres, ou a uma distância média de 5 cm abaixo da aréola nos homens). Por este acesso é retirado um fragmento de aproximadamente 3 cm da porção de cartilagem contida na costela, o que não traz nenhum prejuízo futuro ao paciente”, explica.
Outra opção é usar próteses de silicone para substituir os enxertos. “A prótese de silicone é mais acessível do que a cartilagem da costela. Mas nem sempre essa técnica traz bons resultados, já que o silicone pode ficar deslocado ou infeccionar, sendo necessário retirá-lo e trocá-lo pela cartilagem”, diz Mário Farinazzo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
A cirurgia pode durar de três a quatro horas e é feita sob anestesia geral. Durante o pós-operatório, é comum apresentar inchaço e cicatriz local, que desaparecem em alguns dias. “O repouso recomendado é de duas semanas e durante este período você deve evitar exercícios físicos, esforço e o tabagismo”, recomenda Rubez.
Além da questão estética, a Rinoplastia Preservadora pode ser uma aliada da saúde respiratória, principalmente para quem tem desvio de septo, sinusite, rinite ou sofre com roncos. Apesar disso, como qualquer cirurgia plástica, ela precisa ser considerada com cautela pelo paciente. O procedimento está longe de ser simples e, por isso, precisa ser feito com um profissional que te passe segurança.
“Devido à complexidade do procedimento, é ideal conversar sobre suas expectativas com um cirurgião responsável, experiente na área e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica”, aponta Rubez. Vale lembrar que a rinoplastia não é recomendada em casos de anemia, hipertensão descontrolada e qualquer outra situação que coloque a anestesia e a vida do paciente em risco.
Matéria originalmente publicada no Site GQ Globo: https://glo.bo/31WlO6a