Carne esponjosa do nariz – O que é, o que fazer e a possibilidade de reincidência
Cirurgias plásticas, Curiosidades, Rinoplastia, Septoplastia

Carne esponjosa do nariz – O que é, o que fazer e a possibilidade de reincidência

Durante a maior parte do tempo, a maioria das pessoas não está consciente de sua respiração, que ocorre naturalmente sem a necessidade de pensar no processo respiratório. Isto é, até que algo te lembre disso. Nesse momento, nos tornamos imediatamente conscientes desse ato.

Agora mesmo, você provavelmente parou de respirar no “modo automático” e começou a perceber os movimentos do diafragma e os atos de inspirar e expirar.

Em alguns minutos esqueceremos que estamos respirando e entraremos novamente no “modo automático”.

Mas é claro que o que vale para a maioria pode não valer para você, principalmente caso possua algum fator que te incomode constantemente, atrapalhando atos simples que deveriam ser completamente automatizados.

Se você possui problemas com carne esponjosa, provavelmente entende do que estamos falando e sabe que o simples ato de respirar normalmente, sem incômodos e de forma automática, é algo valioso.

Para te ajudar com esse problema, elaboramos o texto abaixo, que tem como objetivo explorar o que é, as causas, as soluções e as possibilidades de reincidência da carne esponjosa para te mostrar como retomar a qualidade de vida há muito tempo perdida.

O que é a carne esponjosa?

A carne nasal ou carne esponjosa são termos utilizados popularmente para definir o surgimento de inchaços das adenoides ou cornetos nasais.

Os cornetos nasais têm a função de aquecer o ar aspirado, enquanto as adenoides fazem parte do sistema imunológico, com função similar às amídalas, que produzem anticorpos.

O que causa a carne esponjosa?

As adenoides podem inchar em razão de infecções de maneira muito similar ao que acontece com as amídalas e, geralmente, as infecções desses órgãos estão correlacionadas.

Na infância, porém, é comum que as adenoides aumentem de tamanho e comecem a regredir por volta dos 6 ou 7 anos de idade.

Os cornetos nasais, por outro lado, costumam inchar em decorrência de rinites alérgicas, que, na presença de agentes alérgicos, provocam a inflamação das estruturas respiratórias e, consequentemente, dos cornetos nasais.

A presença de carne esponjosa também pode decorrer devido a sinusites crônicas, fatores genéticos ou alterações no desenvolvimento dessas estruturas.

Saiba mais sobre a hipertrofia dos cornetos.

Quais são os sintomas causados pela “carne esponjosa”?

Existe uma série de sintomas decorrentes da inflamação das adenoides e hipertrofia dos cornetos, como:

  • Roncos;
  • Sensação de nariz entupido;
  • Respiração bucal;
  • Insônia (decorrente da dificuldade de respirar);
  • Apneia do sono;
  • Halitose;
  • Infecções frequentes da garganta e ouvidos;
  • Resfriados frequentes.

Alguns desses sintomas ainda podem produzir outros danos. Por exemplo, a respiração bucal em uma criança pode comprometer o desenvolvimento do maxilar e da arcada dentária, afetando a aparência estética da face e dos dentes, o que necessita de intervenção ortodôntica ou cirúrgica para ser corrigido.

Além disso, as constantes infecções de ouvido podem comprometer a audição à longo prazo e a dificuldade para dormir pode impactar negativamente na saúde física e mental do paciente.

Por isso, não devemos subestimar os distúrbios respiratórios, seus sintomas ou consequências, que, a longo prazo, podem causar danos mais complexos do que incômodos cotidianos.

Quais os tratamentos para a carne esponjosa?

Existem tratamentos médicos e cirúrgicos que podem ser usados dependendo de cada caso.

O procedimento padrão consistente em tratar a carne esponjosa através do uso de medicamentos. Porém, caso a medicação não seja suficiente, o procedimento cirúrgico é indicado.

Os medicamentos para tratamento da carne esponjosa incluem:

  • Anti-inflamatórios;
  • Antialérgicos;
  • Corticoides;
  • Descongestionantes;
  • Antibióticos (em casos de infecções).

A escolha do medicamento adequado varia caso a caso, devendo ser avaliada e prescrita por um médico.

Tratamentos cirúrgicos:

Quando os tratamentos médicos não resolvem, a solução é a remoção cirúrgica do problema, que pode ser realizada através de procedimentos como:

  • Adenoidectomia – Cirurgia que consiste na remoção dos adenoides, sendo comumente realizada em crianças, já que o aumento dos adenoides é frequente nessa faixa etária. A cirurgia e a recuperação costumam ser rápidas e tranquilas.
  • Ressecção do osso do corneto inferior – Procedimento que visa remover uma porção do osso do corneto inferior para melhorar o fluxo de ar da respiração.
  • Turbinectomia inferior parcial – Remoção do tecido mole do corneto inferior.
  • Diatermia submucosa – Utilização de agulhas especiais para reduzir o tecido mole dos cornetos através de calor.
  • Redução das cornetos por radiofrequência – Técnica que pode ser realizada em casos leves e moderados. Feito sob anestesia local, o procedimento pode ser executado na própria clínica.
  • Remoção dos cornetos com laser de CO2 – Técnica realizada em hospitais sob anestesia geral. Diferentemente de outras técnicas, este procedimento é considerado permanente.

Os tratamentos cirúrgicos costumam ser muito efetivos e, no geral, seus efeitos são permanentes.

A carne esponjosa pode voltar?

Infelizmente, a resposta para essa pergunta é sim. A carne esponjosa pode voltar dependendo do procedimento executado.

No caso da remoção dos adenoides, a possibilidade existe, visto que a remoção completa dessas estruturas é muito difícil. Atualmente existem diversos equipamentos que permitem que os cirurgiões façam um excelente trabalho de remoção.  Porém, ainda assim restam alguns resíduos que podem voltar a crescer.

Já os cornetos nasais podem voltar a crescer após alguns anos se o processo inflamatório continuar.

Quando buscar tratamento?

O contato inicial com o médico deve ser feito quando o paciente sentir incômodo.

O ideal é que você leve sua vida da maneira mais confortável possível. Logo, se existem condições que comprometam sua qualidade de vida, é seu direito buscar auxílio médico!

Para mais informações sobre esses procedimentos e outras técnicas realizadas por nossa clínica, acompanhe nosso blog ou entre em contato por meio de nosso formulário para agendar uma consulta!

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato