Cirurgia para afinar o nariz
Cirurgias plásticas, Rinoplastia, Septoplastia

Cirurgia para afinar o nariz

Nós não notamos no dia a dia, mas basta parar um pouco para perceber que o nariz está sempre no nosso campo de visão.

Figura onipresente em nossas vidas, responsável pelo sentido do olfato e característica estética dominante em nossas faces, o nariz possui grande importância em diversos aspectos.

Não é estranho então que algo de tamanho destaque também seja alvo de insatisfação na vida de algumas pessoas.

Afinal, “se fosse um pouco menor”, “se fosse um pouco maior”, “talvez se a ponta fosse um pouco arrebitada”, “quem sabe se o dorso fosse mais fino” ou “o tamanho das asas poderia ser um pouco menor” são pensamentos que já passaram pela mente de inúmeras pessoas.

Nem todas agem sobre tais pensamentos e apenas convivem com as pequenas insatisfações da vida.

Porém, alguns incômodos ou desejos de melhorar a aparência são fortes o suficiente para levar o indivíduo a tornar-se paciente e agendar sua primeira consulta.

Para essas pessoas, vamos explicar um pouco sobre os procedimentos estéticos e a cirurgia para afinar o nariz.

Os procedimentos

Assim como o nariz possui uma diversidade de estruturas, também existem inúmeros procedimentos para o nariz com diferentes propósitos, que podem ou não ser combinados para obtenção do resultado desejado pelo paciente.

Quando falamos em redução da espessura, o primeiro procedimento a ser considerado é a:

  • Alectomia (ressecção das asas nasais) – o procedimento consiste em pequenas incisões feitas nas asas nasais para reduzir seu tamanho, sendo um tratamento muito popular entre pessoas que possuem asas largas. Porém, a magnitude do resultado depende do tamanho das narinas e da espessura das asas, o que determina o quanto o cirurgião pode manipular a região sem influenciar a respiração do paciente. E, em alguns casos, apenas a ressecção não é suficiente para se obter o resultado desejado;

Antes de pensar em um procedimento invasivo, existem algumas opções não invasivas que podem conferir resultados excelentes ou, ao menos, uma noção das alterações que as cirurgias poderiam fazer com seu nariz, como:

  • Rinomodelação – a técnica consiste na aplicação de injeções de ácido hialurônico para alterar a forma do nariz. Embora seu potencial para afinar o nariz seja limitado, as alterações de formas são eficientes e, geralmente, satisfazem as necessidades do paciente naquele momento;

É claro que quando falamos em alterações reais de forma, o procedimento que realmente traz grandes resultados é a:

  • Rinoplastia – este procedimento é o que traz real mudança para a forma do nariz, permitindo ao cirurgião alterar a maioria das estruturas nasais e moldar o nariz conforme o desejo do paciente. A rinoplastia é comumente combinada com a ressecção das asas nasais para afinar o nariz e também pode ser associada à septoplastia para melhora da função respiratória;
  • Septorinoplastia – é o nome que se dá ao procedimento que combina a rinoplastia e a septoplastia, que é responsável pela correção de desvios no septo nasal, o que melhora a função respiratória do paciente.

Resultados esperados

O resultado dependerá de três fatores que dependem da decisão do paciente:

  • Procedimento – a escolha do procedimento a ser realizado impactará diretamente na profundidade dos resultados. Procedimentos mais simples, como a ressecção das asas e a rinomodelação, terão resultados significativamente menores do que uma rinoplastia de fato;
  • Cirurgião – experiência e qualificação são fatores predominantes nos resultados. A escolha do profissional que irá realizar o procedimento impactará no resultado da cirurgia. Por isso, é de suma importância escolher um profissional experiente e credenciado;
  • Expectativa – entender as possibilidades e limitações do procedimento impactam muito na satisfação do paciente com o resultado. Entender quais as alterações possíveis e que nem todo tipo de nariz ficará bom em qualquer rosto ajudam a criar expectativas realistas do que pode ou não ser feito.

Realizar uma cirurgia plástica é uma grande decisão e não deve ser subestimada. Então, é muito importante contar com apoio familiar e tomar um tempo para pesquisar sobre o assunto e esclarecer dúvidas com seu médico.

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato