Cirurgia para aumentar ângulo da mandíbula – O que é, suas causas e soluções.
Mentoplastia

Cirurgia para aumentar ângulo da mandíbula – O que é, suas causas e soluções.

Especialmente para os homens, uma mandíbula “forte” e bem definida é uma característica que muitos almejam, não só pela vontade de possuir um contorno mais bonito e atrativo, mas também para harmonizar as proporções faciais, realçando outras características como nariz e boca, que podem ser afetadas pelo formato e tamanho do queixo.

O que define o formato e tamanho do queixo?

Existem fatores, que podem ou não ser genéticos, que possuem grande impacto sobre nossa aparência, incluindo alimentação e estilo de vida, assim como o meio em que vivemos e crescemos.

Herança genética

O primeiro grande fator que deve ser considerado é o formato do queixo dos pais e avós, pois, através deles, é possível ter uma ideia de como o seu queixo deveria se parecer em uma situação natural. Se seus pais têm a mandíbula pequena e de um certo formato, a tendência é que você possua o mesmo formato.

Desenvolvimento

A genética, porém, não é absoluta. Alimentação e hábitos durante a infância também podem afetar o desenvolvimento da face.

Por exemplo, chupar chupetas pode afetar a dentição e, consequentemente, prejudicar o desenvolvimento da mandíbula e comprometer a posição dos dentes, causando um efeito negativo na estética do maxilar.

Queixo retraído

As causas do queixo retraído variam. Porém, resultam em um mento (região inferior da face) pequeno, que transmite a sensação de um nariz grande e desproporcional.

Micrognatia

Uma condição causada por certas condições genéticas, como a Trissomia 13 e progeria (doença genética rara).

A micrognatia surge na infância e causa o encurtamento da mandíbula inferior em relação ao rosto.

Em alguns casos, a condição desaparece com o crescimento da criança. Porém, caso isso não ocorra, é necessária uma intervenção para recuperar aspecto normal do rosto do paciente.

Quais são as soluções para um queixo pequeno?

Existem três possibilidades para solucionar o tamanho diminuto do queixo:

Natural

Em alguns casos, o desenvolvimento natural da criança pode solucionar o problema, como ocorre em muitos casos de micrognatia.

No entanto, em adultos, essa possibilidade é nula.

Ortodôntica

Em alguns casos, principalmente os mais leves, a utilização de aparelho ortodôntico pode trazer resultados satisfatórios, principalmente quando a dentição também foi afetada e apresenta estética e/ou função abaixo da desejada.

Cirúrgica

A cirurgia de correção do mento é a opção mais efetiva e rápida, sendo capaz de solucionar alterações mais amplas e severas.

O procedimento cirúrgico para a correção do mento (região inferior da face, queixo) é a mentoplastia.

Como funciona a mentoplastia?

A mentoplastia possibilita a alteração do tamanho do queixo e da angulação da mandíbula, podendo ser realizada para aumentar (mentoplastia de aumento) e reduzir (mentoplastia de redução) o mento.

Como é feita a mentoplastia?

O procedimento se divide em três etapas:

  • Anestesia: o procedimento pode ser realizado com anestesia local ou geral.
  • Incisão: a incisão é feita na porção interior da boca, onde o lábio inferior e as gengivas se unem ou na parte inferior do queixo. Através das incisões é executado o aumento ou a redução do queixo.
  • Suturas: as incisões são fechadas e cabe ao médico decidir pela utilização de suturas absorvíveis ou pontos removíveis.

A recuperação demora de 6 a 8 semanas, mas o paciente pode retomar suas atividades após cerca de 15 dias.

Mentoplastia de aumento

Na mentoplastia de aumento, que é o procedimento mais procurado, o médico insere próteses de silicone através das incisões.

As próteses definem o tamanho e o contorno do queixo de acordo com o planejamento pré-operatório.

Mentoplastia redutora

Nesse procedimento, que é mais atípico, o cirurgião remove porções do osso da mandíbula e parafusa adequadamente as partes que a compõe.

Esse procedimento é um pouco mais demorado e, por necessitar que o osso se junte adequadamente, possui um processo de recuperação um pouco mais longo.

Alternativas

Para aqueles que não se sentem prontos para a mentoplastia, é possível alterar o formato e ângulo da mandíbula através da aplicação de preenchimento de ácido hialurônico.

Essa opção de tratamento é reversível e seus efeitos não são permanentes, sendo uma opção muito popular atualmente.

Quem pode realizar a mentoplastia?

Por se tratar de um procedimento cirúrgico, a mentoplastia só pode ser realizada por um cirurgião plástico devidamente credenciado.

A realização de procedimentos estéticos por outros profissionais pode trazer efeitos e riscos não desejados aos pacientes e a execução de cirurgias sem a devida certificação é ilegal.

Por isso, sempre consulte um médico de sua confiança antes de realizar qualquer tratamento. Dessa forma, você preserva sua saúde e garante resultados que atendam aos seus objetivos.

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato