Cirurgia para o desvio de septo
De tão simples, às vezes nem paramos para pensar na importância que a respiração tem no funcionamento do nosso corpo. A respiração é uma das funções vitais do organismo pelo fato de estar associada à obtenção do oxigênio que é utilizado em toda a cadeia de produção de energia. A porta de entrada do oxigênio é o nariz e quando esta estrutura apresenta alguma alteração, pode ser indicado a reparação por meio da cirurgia para o desvio de septo.
Por esse motivo, a cirurgia para o desvio de septo é muito procurada no país com o intuito de melhorar a qualidade de vida do paciente e trazer bem-estar para o dia a dia. Ela pode ser combinada a rinoplastia, resolvendo assim a questão funcional e estética do nariz.
Desvio de septo: Entenda suas causas e conheça os sintomas
O que é?
O desvio de septo ocorre quando a estrutura interna nasal apresenta uma alteração em sua posição, ou seja, quando a parede que separa a cavidade interna do nariz entorta em direção a um dos lados.
O septo é constituído por um tecido ósseo em sua parte de trás e por cartilagem na parte anterior e estas duas partes podem estar alteradas de forma que obstrui a passagem do ar e prejudica a respiração.
Causas:
- Congênitas: Está relacionada ao desenvolvimento da face. É um desequilíbrio no tamanho das estruturas. Como septo crescesse mais do que o espaço destinado a ele.
- Traumatismo nasal: Está relacionado a acidentes e traumas, em geral.
Como identificar o desvio de septo?
O nariz possui um papel fundamental para o bom funcionamento do organismo. A sua capacidade de filtrar, purificar e umidificar o ar que entra no pulmão caracteriza a boa saúde nasal. Quando o ar não passa pelo nariz por conta de uma obstrução devido a uma alteração na forma e posição do septo nasal, está indicada a cirurgia para o desvio de septo.
Para identificar o desvio de septo, é aconselhado que o paciente fique atento à forma com que respira (mais pela boca?) e procure um médico.
Algumas das características mais comuns aos pacientes com desvio de septo são:
- Nariz congestionado;
- Dificuldade para dormir;
- Apneia do sono;
- Dores de cabeça e no rosto;
- Sangramento no nariz;
- Respiração pela boca;
- Ronco;
- Sentimento de cansaço.
Muitas pessoas apresentam um leve desvio e os sintomas surgem de uma maneira sutil, o que acaba não interferindo na qualidade de vida. Por outro lado, é grande o número de pacientes que chegam nos consultórios médicos com queixas respiratórias e que precisam realizar uma cirurgia para o desvio de septo.
Saiba tudo sobre a cirurgia para o desvio de septo
Popularmente conhecida como cirurgia para o desvio de septo, a septoplastia é indicada para corrigir casos que apresentam distorções graves que impedem a passagem de ar das vias áreas superiores para o pulmão, causando complicações na função respiratória do paciente.
Como é feita a cirurgia para desvio de septo?
A cirurgia para desvio de septo dura, em média, de 60 a 90 minutos e é considerada delicada por ser feita em uma área repleta de artérias e veias que atuam diretamente na função da irrigação das fossas e dos seios nasais.
Por meio de uma pequena incisão feita na cavidade interna do nariz, o cirurgião plástico retira o material mucoso que reveste o osso e a cartilagem do septo, acessando o local do desvio e realizando a centralização e o reposicionamento do septo nasal.
Em algumas situações, além do paciente precisar corrigir a sua estrutura nasal, ele ainda tem o desejo de modificar alguns incômodos estéticos dessa região. Nesse caso, é recomendado que o paciente combine a cirurgia para desvio de septo com uma rinoplastia.
Como é a recuperação da cirurgia para o desvio de septo?
A recuperação da cirurgia para o desvio de septo é considerada rápida e simples. Após o procedimento, desde que utilizadas técnicas mais modernas, o paciente sai respirando sem nenhum tipo de tampão nasal.
Os cuidados do pós-operatório devem ser feitos de acordo com a prescrição médica. Em geral, esse processo dura 15 dias e as principais recomendações são:
- Utilização de medicamentos antibióticos e anti-inflamatórios;
- Evitar exposição ao sol;
- Manter a área bem higienizada;
- Dormir com umidificador de ar;
- Não praticar exercícios até a plena recuperação.
Ao seguir à risca todas as orientações do cirurgião plástico, o paciente que foi submetido a uma cirurgia para o desvio de septo pode retornar às suas atividades cotidianas 20 dias após o procedimento.