Cirurgia plástica em homens: veja quais são as mais comuns
A falácia de que a preocupação com a aparência física é uma exclusividade da mulher já caiu por terra há muito tempo. Isso porque as cirurgias plásticas para homens já são, hoje em dia, tão procuradas quanto as feitas para mulheres.
Uma pesquisa divulgada pelo portal R7 realizada pela Allergan, empresa do segmento farmacêutico, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e a Sociedade Brasileira de Dermatologia, apontou que 82,5% dos homens do Brasil têm desejo de fazer algum procedimento estético no rosto.
O estudo ainda apontou que metade dos brasileiros já fez algum tipo de intervenção estética, 48% já utilizou cremes anti-idade e 25% usou ou usa toxina botulínica.
Quais são as cirurgias plásticas mais procuradas pelos homens?
As principais intervenções estéticas realizadas por eles são:
- Ginecomastia: redução de mama masculina;
- Lipoaspiração: eliminação de pele e gordura localizada;
- Blefaroplastia: retirada de excesso de pele e gordura das pálpebras;
- Rinoplastia: redefinição do formato do nariz;
- Otoplastia: cirurgia da orelha.
Antigamente, o homem que tinha uma preocupação maior com a beleza física era rotulado como metrossexual ou sofria algum tipo de preconceito.
Atualmente, a estética masculina é vista com mais naturalidade, o que justifica o aumento da procura de homens por cirurgias plásticas.
A presença masculina em spas e salões de beleza também é mais comum nos dias de hoje. Cuidados com os pés e as mãos, limpeza de pele e cortes de cabelo são os procedimentos mais procurados por eles. Muitos até acreditam que uma aparência jovial é fundamental para a competição no mercado corporativo.
Os tratamentos estéticos não invasivos, como peeling e botox, também são bastante realizados. Muitos optam por essa solução para não se afastar do trabalho e também para evitar possíveis cicatrizes. A finalidade é obter um resultado mais natural sem interrupção das atividades sociais e profissionais.
Como são as cirurgias plásticas para rinoplastia masculina?
A cirurgia do nariz é a segunda intervenção mais procurada pelos homens. Não há muitas diferenças entre a rinoplastia feminina e a masculina. As mulheres apresentam traços menores e mais delicados, já os homens, geralmente, apresentam proporções maiores.
Por isso, nos casos de osteostomias – estreitamento dos ossos nasais -, por exemplo, as reduções exigem cautela, para que o resultado seja mais natural possível.
Muitas pessoas acreditam que a rinoplastia é feita apenas para reduzir ou afinar o nariz, porém, em muitos casos, principalmente no público masculino, é realizada aumentar o dorso e projetar a ponta nasal.
Ao avaliar um paciente, o cirurgião plástico leva em consideração todas as características e necessidades de cada um antes de definir as técnicas que serão aplicadas.
Como ter um resultado natural na rinoplastia masculina?
Para que o resultado da rinoplastia seja satisfatório, tanto em homens quanto em mulheres, é fundamental que o médico respeite as proporções e características faciais de cada paciente, para além do seu desejo e ideal estético.
Dessa forma o resultado será o mais natural possível. Erros médicos são muito comuns, principalmente por conta do crescimento de profissionais inexperientes. Por isso, a dica é: procure um cirurgião plástico com expertise, que seja da sua confiança e também credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Sua saúde deve estar em primeiro lugar sempre!