Cirurgias plásticas faciais
Além de serem utilizadas para a correção de problemas funcionais, as cirurgias plásticas faciais podem trazer uma grande melhora na auto-estima por melhorarem também a aparência dos pacientes. As cirurgias plásticas faciais são grandes exemplos disso.
Considerados até mesmo como técnicas rejuvenescedoras, os procedimentos faciais são alguns dos mais realizados em clínicas de cirurgias plásticas.
Entre as principais cirurgias plásticas relacionadas à face, destacam-se:
- A ritidoplastia ou lifting facial;
- A blefaroplastia, cirurgia que possui o intuito de melhorar o aspecto dos olhos;
- A rinoplastia, cirurgia plástica do nariz, e
- A mentoplastia, técnica que promove a proporcionalidade do tamanho do queixo em relação ao restante do rosto.
Entenda melhor sobre cada uma delas
O que é Ritidoplastia ou Lifting Facial?
É a cirurgia plástica mais pedida quando o assunto é rejuvenescimento da face. Consiste na remoção do excesso de pele do rosto, associada ao reposicionamento das estruturas faciais. Tem a finalidade de amenizar a flacidez, os vincos profundos do rosto, a perda do tônus muscular da face e o deslocamento da camada de gordura, fatores que causam o surgimento das rugas.
Durante o procedimento de lifting facial, o cirurgião plástico realiza incisões no contorno do rosto do paciente e no couro cabeludo, de maneira que, após a cirurgia, a cicatriz fique disfarçada.
Por meio dessas incisões, promove-se o descolamento da pele e elevam-se os tecidos conjuntivos e musculares subjacentes, chamados de SMAS.
Após esse procedimento, a pele do paciente é esticada, é feita a remoção do excesso e as incisões são fechadas. Existem casos em que o especialista em cirurgias plásticas opta por associar o procedimento à lipoaspiração na região do pescoço a fim de atingir um melhor resultado. Tudo depende do caso.
Como funciona a Blefaroplastia – cirurgia plástica da pálpebra?
A blefaroplastia é uma intervenção cirúrgica estética muito procurada por pessoas que desejam melhorar o aspecto da região do contorno dos olhos. As pálpebras possuem a pele mais fina de todo o rosto e, muitas vezes, são as primeiras a apresentar os sinais de idade avançada.
A cirurgia plástica pode ser realizada tanto nas pálpebras superiores quanto nas inferiores. O procedimento consiste em incisões realizadas em local disfarçado, próximo aos cílios, seguido da remoção do excesso de pele e das bolsas de gordura. Então, é realizado o fechamento dessas incisões com fios muito finos e delicados.
Entenda a Rinoplastia – plástica do nariz
Um dos procedimentos estéticos mais realizados, tanto por homens quanto por mulheres, é a rinoplastia, cirurgia plástica que tem o objetivos de corrigir imperfeições do nariz, sejam elas funcionais ou estéticas.
A rinoplastia é considerada um procedimento complexo, visto que envolve uma área do rosto muito aparente.
A cirurgia pode ser realizada por meio da técnica redutora ou rinoplastia estruturada e, independentemente da forma empregada pelo cirurgião plástico, deve ser conduzida levando em consideração a proporcionalidade do rosto do paciente.
Conheça a Mentoplastia – correção estética do queixo
A mentoplastia, também chamada de cirurgia plástica de correção do queixo ou genioplastia, é um procedimento que tem o intuito de promover a proporcionalidade do tamanho do queixo do paciente em relação às demais áreas mais evidentes do rosto, como nariz e testa.
Ela corrige o queixo ser avançado ou recuado. Também é possível utilizar recursos como próteses de silicone ou polietileno e fazer a remodelação da estrutura óssea por meio de pequenas fraturas, que permitem o reposicionamento do mento.
Todos os pacientes interessados em realizar procedimentos cirúrgicos voltados à estética facial devem passar pela consulta médica de um especialista em cirurgia plástica, assim como em qualquer outra especialidade cirúrgica.
Apenas um cirurgião plástico poderá confirmar se a plástica em questão é realmente viável ao paciente e orientá-lo da melhor maneira.