Colágeno: a proteína que dá firmeza e elasticidade à pele
Mídia

Colágeno: a proteína que dá firmeza e elasticidade à pele

O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo, por isso com o tempo ela começa a diluir. Isso acontece, geralmente, a partir dos 30 anos. Mas o que fazer para repor essa proteína tão importante que dá firmeza à pele do corpo e do rosto?

Segundo a dermatologista Renata Meneguette Lacerda, o colágeno é responsável pela firmeza, elasticidade e hidratação da pele, e fundamental para manter as células unidas. A proteína auxilia ainda no processo de cicatrização e está presente nos músculos e tendões.

“O colágeno é um glicopeptídeo sintetizado pelos fibroblastos, células da pele responsáveis por sua produção e, para que tenha sua correta função, ele passa por reações químicas cujo resultado final é sua organização em fibras. No organismo, existem mais de 28 tipos de colágeno e na pele, se destacam os tipos I e III que são responsáveis pela elasticidade, firmeza, sustentação e parte da hidratação cutânea”, afirma a dermatologista Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

É por isso, segundo o cirurgião plástico Mário Farinazzo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), que muitas pessoas buscam maneiras eficientes de recuperar os níveis de colágeno na pele, seja com o uso de produtos, suplementos ou tecnologias e técnicas para o seu estímulo.

Com o grande interesse e popularidade de suas propriedades, diversos produtos e tratamentos baseados no colágeno estão disponíveis no mercado. “A variedade de opções não é um ponto negativo em si, porém, existem algumas opções que carecem de fundamentação científica adequada atestando seu funcionamento, o que pode levar o interessado a investir em tratamentos que não funcionam adequadamente”, afirma o médico.

Produtos tópicos também têm uma grande fatia do mercado de cosméticos, mas sua eficiência pode ser questionada, uma vez que as moléculas de colágeno são grandes demais para penetrar adequadamente na pele e cumprir sua função biológica. Por isso, muitas empresas investem em produtos cujos ativos são cofatores na fabricação de colágeno, como o silício e a Vitamina C. Dessa forma, a pele usaria esses ingredientes para formar, manter e estimular colágeno. “Os cosméticos podem, sim, estimular a produção do colágeno e isso ocorre por diferentes vias. A vitamina C, por exemplo, participa de uma reação química que organiza as moléculas de colágeno em fibras, a forma que tem função na pele. Além disso, outros ativos aumentam a produção do colágeno ao ativar genes e células que produzem o colágeno”, diz Kédima.

Renata Meneguette Lacerda explica que o colágeno pode ser manipulado em cápsulas, cosméticos com ativos que estimulam a formação do colágeno, como retinol, por exemplo, em pó com antioxidantes. “Hoje existem substâncias como o ácido polilático e a hidroxiapatita de cálcio (Rediesse, Scuptra) que estimulam a produção de colágeno da pele. São muito utilizados nos procedimentos para melhorar a flacidez da face, abdômen, glúteos, internos de coxa e interno de braços”, diz a dermatologista.

O colágeno pode ser encontrado em diversas formas, segundo a dermatologista Adriana Caldas. Para a pele é indicado o colágeno hidrolisado (suplemento alimentar). “Hoje em dia temos várias formas de uso de colágeno via oral. Podemos usar o pó e dissolvê-lo em água ou suco, ou em gomas comestíveis para melhorar a adesão ao tratamento. As cápsulas também podem ser utilizadas, mas a quantidade por dia acaba sendo muito grande. O uso tópico do colágeno não tem grandes benefícios para a pele”, explica.

Benefícios do colágeno

Fortalece o cabelo, melhora o seu aspecto e diminui a queda

Ajuda no tratamento das estrias

Aumenta a elasticidade da pele

Fortalece as unhas

Previne e retarda o surgimento

de rugas e linhas de expressão

Matéria originalmente publicada no Site Revista Vida & Arte:

https://www.diariodaregiao.com.br/vidaearte/saude_e_beleza/2020/12/1206981-colageno–a-proteina-que-da-firmeza-e-elasticidade-a-pele.html

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato