Como diminuir a papada: qual é o melhor procedimento?
Lipoaspiração

Como diminuir a papada: qual é o melhor procedimento?

Um contorno facial bem definido é importante para quem busca mais harmonia e rejuvenescimento. Porém, a estrutura do rosto tende a ficar desproporcional com o aparecimento da papada, afetando a autoconfiança e autoestima.

A boa notícia é que existem procedimentos para reduzir a papada com um resultado natural e de modo bem eficiente.

Quer descobrir como reduzir a papada? Continue a leitura!

O que é papada?

A papada é o nome dado ao acúmulo de gordura ou de pele flácida na região abaixo do queixo. Por causa disso, é comum que forme uma espécie de dobra na área, o que faz com que também seja chamada de “queixo duplo”.

O acúmulo de gordura na região do queixo pode afetar homens e mulheres de diversas idades, apesar de ser mais comum com o envelhecimento.

Saiba mais sobre os fatores que contribuem para o desenvolvimento da papada:

  • Envelhecimento: a diminuição do colágeno e da elastina no corpo deixa a pele mais flácida, aumentando as chances de acumular gordura abaixo do queixo e formar a dobra da papada;
  • Predisposição genética: o histórico familiar influencia na distribuição de gordura e na elasticidade da pele, causando a papada;
  • Excesso de peso: a papada pode surgir apenas pelo acúmulo de gordura, o que é comum em pessoas obesas;
  • Emagrecimento rápido: a perda de peso pode influenciar na elasticidade da pele, por isso a área do pescoço pode ser afetada e formar a papada.

Vale considerar outras possíveis questões que interferem na distribuição de gordura no organismo, como sedentarismo e fatores hormonais.

Leia também: Cirurgia facial: conheça os tipos e indicações

Impacto da papada na estética facial

A papada afeta diretamente a aparência de quem apresenta acúmulo de gordura no queixo e pode interferir até na autoestima. 

Um estudo divulgado pela American Academy of Dermatology (AAD) entrevistou quase 2000 homens e mulheres de 18 a 65 anos nos Estados Unidos, com o objetivo de descobrir como a papada interfere na autopercepção e na visão dos outros.

Acompanhe os resultados:

  • 47% dos participantes afirmaram ficar incomodados com a aparência da área abaixo do queixo;
  • 55% das mulheres relataram o incômodo, contra 40% dos homens;
  • 49% disseram que a papada afeta negativamente a aparência;
  • 45% acreditam que outras pessoas notam a área abaixo do queixo;
  • 35% dos participantes evitam fotos por causa da papada;
  • 35% evitam chamadas de vídeo;
  • 29% dos homens usam barba para esconder a papada.

A presença da papada prejudica a autoimagem, afetando a autoestima e a autoconfiança. Como o estudo revela, as pessoas podem até mudar de hábitos e comportamentos por causa do acúmulo de gordura abaixo do queixo.

Além disso, a papada pode interferir no contorno do rosto, deixando-o menos destacado. Como consequência, pode haver a sensação de desarmonia facial.

Como evitar a papada? 

Dicas para eliminar a papada: controle de peso, alimentação saudável, atividades físicas, postura adequada e cosméticos.

Alguns fatores que levam ao surgimento da papada não podem ser evitados, como o envelhecimento e a predisposição genética. Porém, em outros casos, é possível prevenir o acúmulo de gordura e flacidez abaixo do queixo.

Veja algumas dicas importantes para evitar a papada:

Controle do peso

É recomendado manter o seu peso ideal para evitar o acúmulo extra de gordura, que muitas vezes fica localizado abaixo do queixo.

É importante evitar o chamado efeito sanfona. Ganhar e perder peso de modo constante e em pouco tempo pode causar flacidez na pele. O ideal é adotar bons hábitos para manter o peso estável ao longo do tempo.

Alimentação saudável

Comer bem e de forma correta faz a diferença para todo o corpo, incluindo na prevenção da papada.

Uma dieta equilibrada ajuda a evitar o ganho excessivo de peso. Ela também é importante para oferecer os nutrientes essenciais, inclusive para a produção de colágeno, que evita a flacidez da pele.

Outro aspecto para considerar é a hidratação. É preciso ingerir a quantidade certa de líquidos diariamente para estimular a circulação, melhorar a aparência da pele e evitar a retenção de líquidos.

Leia também: A importância do protetor solar para o rosto após cirurgia plástica

Atividades físicas

Praticar atividades físicas com regularidade é importante para a manutenção da saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, no mínimo, 150 minutos semanais de atividade física moderada.

Na prática, sair do sedentarismo aumenta seu gasto calórico e permite que você perca peso ou permaneça no padrão desejado, evitando o acúmulo excessivo de gordura, inclusive abaixo do queixo.

Existem alguns exercícios específicos para a papada. Eles trabalham a musculatura da região abaixo do queixo e servem para aumentar a tonificação da região. Isso permite combater a flacidez e pode melhorar o aspecto geral da área.

Postura adequada

Manter a coluna alinhada ajuda a fortalecer a região do pescoço, prevenindo a  flacidez abaixo do queixo.

Para isso, é preciso manter os ombros alinhados para trás e a cabeça levantada, evitando a compressão do pescoço na área da papada. Dessa forma, você também consegue equilibrar a estética facial e tem mais harmonia.

Cosméticos

Cremes com ação firmadora e hidratante podem desacelerar a possível flacidez, impedindo o surgimento da papada.

É possível utilizar dispositivos de estimulação e massagem na região, como o rolo facial, para estimular a produção de colágeno e aumentar a firmeza para a pele.

Procedimentos para diminuir a papada

Como diminuir a papada?
Lipoaspiração: Técnica para retirar a gordura acumulada abaixo da pele. O procedimento é realizado na área abaixo do queixo, proporcionando o contorno facial. Cervicoplastia: É uma cirurgia no músculo platisma, com a lipoaspiração sendo feita acima e abaixo dele.

Mesmo após o surgimento da papada, é possível realizar procedimentos para diminuí-la ou eliminá-la. O objetivo deles é proporcionar mais contorno para o rosto ao eliminar o acúmulo de gordura ou pele.

Veja quais são os procedimentos que ajudam a diminuir a papada:

Lipoaspiração

A lipoaspiração é uma técnica que retira gordura acumulada abaixo da pele. No caso da lipoaspiração de papada, o procedimento é realizado na área abaixo do queixo, proporcionando o contorno facial.

Esse tipo de lipoaspiração de papada costuma ser indicado nos casos com acúmulo significativo de gordura. Os resultados tendem a ser duradouros, já que são pequenas as chances de ocorrer um novo acúmulo de gordura.

A lipoaspiração de papada utiliza anestesia local e pode ser combinada com outros procedimentos para potencializar seus resultados. O lifting facial, por exemplo, pode ajudar a melhorar a aparência completa do rosto.

Os cuidados pós-operatórios da lipoaspiração de papada incluem:

  • Usar uma faixa elástica;
  • Dormir com a cabeça elevada;
  • Evitar exercícios intensos por 30 dias;
  • Evitar a exposição solar para prevenir manchas e problemas de cicatrização;
  • Realizar drenagem linfática (apenas quando é necessário).

Cervicoplastia

A cervicoplastia é uma cirurgia voltada para o tratamento do músculo do pescoço. Nesse caso, o procedimento ocorre no músculo platisma, com a lipoaspiração sendo feita acima e abaixo dele.

O procedimento também permite que o cirurgião reposicione a pele, para combater a flacidez que contribui com a formação de papada. A cirurgia pode ser feita com anestesia local ou sedação geral.

A recuperação também costuma ocorrer de forma tranquila, com cicatrizes quase imperceptíveis. Para isso, é preciso seguir os cuidados pós-operatórios:

  • Adaptar a alimentação, priorizando alimentos macios ou pastosos;
  • Utilizar a bandagem ou faixa elástica;
  • Dormir com a cabeça elevada;
  • Evitar atividades físicas intensas durante por dois meses, em média;
  • Não realizar movimentos bruscos com o pescoço;
  • Evitar exposição solar e banhos com água quente.

Leia também: Pálpebra caída: causas e tratamento

Como escolher o melhor procedimento?

Para definir o melhor procedimento a fim de eliminar a papada, é indispensável passar por uma avaliação individual com um especialista. O profissional vai avaliar suas expectativas e condições de saúde para orientar sobre a melhor opção.

A decisão também deve considerar aspectos como custo, tempo de recuperação e resultados esperados. Em geral, a cervicoplastia é mais indicada para quem apresenta quadros mais complexos ou busca uma opção mais completa.

No entanto, não existe uma resposta definitiva e, sim, o que funciona melhor para cada caso. Portanto, o ideal é buscar um profissional especializado para fazer a  escolha ideal.

Diminua a papada com os melhores profissionais

O resultado dos procedimentos para diminuir ou eliminar a papada também depende da escolha de um profissional qualificado. O Dr. Mário Farinazzo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), tem mais de 10 anos de experiência em cirurgias plásticas e possui uma clínica na zona sul de São Paulo.

Clique aqui ou envie uma mensagem via WhatsApp (11) 98993-6797 para marcar sua primeira consulta.

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato