Como é a cirurgia de mamoplastia redutora?
Mamoplastia

Como é a cirurgia de mamoplastia redutora?

A cirurgia de mamoplastia redutora é indicada quando o tamanho das mamas causa problemas de saúde para a paciente. Os mais comuns são: dores nas costas, irritações de pele ou constrangimento social, uma realidade comum entre as pacientes.

A realização da mamoplastia redutora deve ser feita por um cirurgião plástico de confiança e qualificado. A consulta pré-operatória deve ser realizada com o objetivo de identificar os anseios da paciente e também fazer os exames adequados para verificar o quadro de saúde. O médico deverá avaliar quanto de mama deverá ser retirado e que tipo de incisão será feita.

É importante, ainda, que a paciente seja informada sobre como é realizada a cirurgia, riscos associados e recuperação. A seguir, falaremos quais são as etapas do procedimento cirúrgico. Confira!

Como é feita a cirurgia de mamoplastia redutora?

A técnica e a condução da cirurgia podem variar de acordo com algumas questões, como as particularidades anatômicas, composição da mama, quantidade de redução indicada, as preferências da paciente e as indicações do cirurgião responsável. Todos esses fatores variam muito de pessoa para pessoa.

Como funciona a anestesia da mamoplastia redutora?

A cirurgia de mamoplastia redutora tem início com a aplicação da anestesia, que pode ser peridural com sedação ou geral, tudo depende dos exames e das indicações do cirurgião plástico. A opção deverá ser discutida com a paciente na consulta pré-operatória e os riscos associados apresentados.

Quais são os tipos de incisão na mamoplastia redutora?

A escolha da incisão será realizada considerando a vontade da paciente e as indicações médicas. Quanto mais tecido mamário for retirado, maior será o corte. São três tipos de incisão mais comuns:

  • Circular em torno da aréola: nesse caso o corte é realizado seguindo o formato da aréola, desse modo, as cicatrizes ficam mais discretas;
  • Formato de raquete: nesse tipo, a incisão é realizada no contorno da aréola e desce até o sulco mamário verticalmente;
  • Incisão em formato de T invertido ou de âncora: é um dos tipos mais comuns dessa cirurgia. O corte é realizado seguindo o sulco da mama e subindo até a aréola, contornando-a.

Como a remoção dos tecidos e o reposicionamento das mamas são feitos?

Após a incisão, as estruturas mamárias estarão visíveis, então, os excessos de tecidos como gordura, tecido glandular e pele, serão retirados. Dependendo do caso, a aréola pode ser diminuída e reposicionada. Depois disso, acontece o remodelamento da mama de acordo com o desejo da paciente e suas condições corporais. 

O resultado varia bastante, de acordo com as características anatômicas dos seios e quanto de tecido mamário terá que ser retirado para obter proporcionalidade. Em casos de gigantomastia, por exemplo, é comum que seja retirado um quilo ou mais de tecido de cada mama.

Entenda como acontece o fechamento das incisões da redução de mamas

Após a retirada do tecido excedente, remodelamento e reposicionamentos das estruturas mamárias, será realizada a sutura das camadas profundas.  O fechamento das incisões externas pode ser reforçado com cola cirúrgica ou fita adesiva. O cuidado e detalhamento dessa etapa são fundamentais para cicatrizes mais discretas e uma estrutura mais resistente das mamas.

Quanto tempo de repouso e recuperação na cirurgia de redução de mamas?

Após a cirurgia de mamoplastia redutora, a paciente pode ficar em observação por até 24 horas para evitar riscos associados à abertura dos pontos, sangramentos ou complicações posteriores. O repouso indicado pelo cirurgião plástico é fundamental para evitar problemas na recuperação e também melhores resultados com o procedimento.

Os resultados da cirurgia de mamoplastia redutora podem ser observados imediatamente após o procedimento, sendo que o inchaço e edemas diminuem nos dias posteriores. A cirurgia deve ser realizada por um cirurgião plástico de confiança e que compreenda os anseios da paciente com a técnica.

Marque sua consulta na clínica de cirurgia plástica | Mario Farinazzo

Artigos relacionados: 

Quando a mamoplastia é indicada?

Como é o pós operatório da mamoplastia redutora;

Como funciona o procedimento para redução de mama?

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato