Como é feita a cirurgia de orelha de abano?
Otoplastia

Como é feita a cirurgia de orelha de abano?

A cirurgia de orelha, conhecida como otoplastia ou também como cirurgia de orelha de abano é uma alternativa segura e eficaz para quem se sente incomodado com alguma alteração nesta região. Esse incômodo é muito comum entre as crianças na idade pré escolar que podem virar alvo de gozações dos colegas.

É um dos procedimentos mais procurados e tem como finalidade a reestruturação da orelha, mudando-a de posição ou alterando suas proporções para criar um visual mais equilibrado. Mesmo em casos onde as “imperfeições” estão presentes desde o nascimento, é possível realizar correções para que a estética fique agradável ao paciente.

Como funciona o procedimento da cirurgia de orelha de abano?

A cirurgia de orelha, é realizada sob anestesia local e sedação ou anestesia geral. Essa escolha é feita de comum acordo entre paciente e cirurgião salvo o caso de crianças muito agitadas para as quais a anestesia geral é mais indicada.

São feitas incisões, geralmente na parte de trás da orelha, através das quais chega-se às cartilagens que são moldadas de acordo com cada caso. Algumas vezes, pequenos cortes podem ser feitos na frente da orelha, principalmente na região do lóbulo, que é aonde os brincos são presos..

Os cortes são fechados com pontos absorvíveis, ou seja, que não precisam ser retirados. O curativo inicial é feito bem acolchoado para que o paciente não sinta nenhum desconforto. Esse curativo é retirado após 48hs dando lugar então à uma faixa compressiva que deverá ser utilizada por cerca de 1 mês. O resultado é quase que imediato e o grau de satisfação dos pacientes é alto.

Qual o tempo de recuperação da cirurgia da orelha?

A recuperação da cirurgia da orelha de abano costuma ser bastante rápida, liberando o paciente para atividades rotineiras em pouco tempo. É importante frisar que cada caso precisa ser avaliado individualmente já que cada um se comporta de maneira diferente.

É comum que dores possam aparecer durante o período de recuperação, sendo neste caso, indicadas medicações para tratamento destas. Também é possível que os pontos feitos passem a coçar um pouco, no entanto, não é indicado tocar o local para que as incisões permaneçam intactas e limpas.

O tempo de recuperação vai depender do paciente seguir as orientações corretamente de características individuais. . Com todos os passos seguidos fielmente, a recuperação será bastante rápida e os inconvenientes dela não serão tão percebidos.

Qual a idade ideal para fazer a cirurgia de orelha de abano?

Em geral, a indicação da cirurgia de orelha para crianças é a partir dos 7 anos, que é quando a orelha já se firmou e podem ser feitas intervenções cirúrgicas sem que ocorram mudanças futuramente

Lembrando que é importante que o paciente esteja realmente insatisfeito com a alteração e não seja influenciado pela vontade dos pais, por exemplo. No caso das crianças, elas precisam estar cientes dos riscos e apresentar quadro saudável para intervenção cirúrgica. Além disso, também precisam mostrar certa maturidade para seguir todas as indicações do pós-operatório.

Essas são regras que precisam ser seguidas também por adultos que desejam realizar a intervenção.
Assim como em outros procedimentos, para realizar a cirurgia de orelha é preciso estar com boa saúde e exames normais. A cicatrização tipo queloide pode ser uma contra indicação a depender da gravidade do caso.

Optando pela cirurgia

Caso você se encaixe nos requisitos mencionados, busque um médico e converse com ele. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas e se programe para uma recuperação tranquila e sem imprevistos. Siga sempre todas as orientações e garanta o sucesso da cirurgia.

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato