Como é o pós-operatório da ritidoplastia?
A procura por estar com a aparência sempre jovial faz com que a agenda dos cirurgiões plásticos esteja sempre lotada. Entre as diversas técnicas a que melhor apresenta resultado, em especial, em peles mais maduras é a ritidoplastia. Popularmente chamada de lifting facial, a técnica é eficaz para a minimização das rugas no rosto e no pescoço.
Quando os tratamentos com peelings, Botox® e ácido hialurônico não promovem o tão almejado efeito rejuvenescedor, apenas a cirurgia plástica pode ser a solução, sendo que a ritidoplastia, devido todo o avanço em sua técnica, hoje traz efeito bem mais natural.
Antes de explicar quais os cuidados após a cirurgia plástica facial, vamos informar como é o procedimento. Assim como qualquer procedimento cirúrgico, antes de um paciente entrar no centro cirúrgico é necessária a investigação da saúde do mesmo.
Orientações pré-cirúrgica
Por meio de análises clínicas e laboratoriais, o cirurgião plástico identifica possíveis riscos à saúde do paciente, em especial, os relacionados à aplicação de anestesia geral e problemas de coagulação. Eliminado qualquer fator de risco, é agendada a cirurgia e antes da mesma é indicado a suspensão de alguns medicamentos — sendo isso informado pelo cirurgião durante a consulta.
É necessário que o paciente chegue ao hospital com antecedência para que dê entrada em sua internação e o mesmo deve estar em jejum. Devidamente alojado no hospital, quando o centro cirúrgico estiver pronto para o procedimento, o paciente é encaminhado e no local é administrada a anestesia, sedação e monitoramento, para então a ritidoplastia ser realizada.
Passo a passo da ritidoplastia
O primeiro passo para a ritidoplastia é a incisão, corte feito circundando a orelha e bem rente ao couro cabeludo do paciente. Feito isso o cirurgião plástico separa a pele das demais camadas internas — gordura e músculo — faz o reposicionamento dos tecidos faciais, remove a pele excedente a faz a sutura, esticando a pele de baixo para cima.
A cirurgia dura, em média, de duas a cinco horas e em alguns casos é indicado que o paciente use um dreno, para sugar líquidos que possam vir a se formar após a cirurgia plástica.
Cuidados pós-operatórios
É indicado um período mínimo de internação para que o cirurgião plástico possa ter certeza que o paciente não terá nenhuma reação após a cirurgia. Esse período não passa de 24 horas, sendo aconselhado que o paciente seja acompanhado por um parente ou cuidador, pois ele precisará de ajuda para realizar algumas atividades cotidianas.
Quando tiver alta, o paciente deve continuar com alguns cuidados em casa, sendo eles:
- É indicado que o paciente, durante duas semanas, durma com o dorso elevado. Isso é possível com o auxílio de dois travesseiros ou almofadas;
- É indicado que o paciente se ausente do trabalho e demais atividades durante um tempo, sendo que esse período pode chegar a 30 dias;
- A prática de exercícios é contraindicada durante o período de recuperação da cirurgia de ritidoplastia;
- Cuidado com movimentos bruscos com a cabeça, pois o rosto fica sensível durante o processo de cicatrização, podendo ocasionar em dor e incômodo;
- A alimentação deve ser balanceada, com pouca gordura e repleta de alimentos que auxiliem no processo de cicatrização;
- Não faça a ingestão de álcool e mantenha-se hidratada. É indicada a ingestão de, pelo menos, dois litros de água por dia;
- Tome todos os medicamentos prescritos pelo cirurgião plástico, em especial, antibióticos e analgésicos.
- A correta higienização da cicatriz previne infecções;
- Não se exponha ao sol de forma incorreta por, no mínimo, três meses;
- Caso precise se expor, faça uso de protetor solar de FPS 50 e chapéu. Isso impedirá alguma intervenção no processo de cicatrização.
Podem parecer cuidados muitos complexos, mas eles são simples. Planeje bem quando a cirurgia de ritidoplastia será feita, pois sem esses cuidados, o resultado da cirurgia plástica pode não ser a desejada pelo paciente.