Como funciona a recuperação da ritidoplastia
Ritidoplastia

Como funciona a recuperação da ritidoplastia

Ritidoplastia – Entenda como é realizada a técnica Lifting Facial

A Ritidoplastia, também conhecida como Lifting Facial, é uma técnica da cirurgia plástica utilizada para melhorar e tratar consideravelmente os sinais de envelhecimento do rosto e pescoço. Este procedimento cirúrgico é muito utilizado, pois oferece resultados muito satisfatórios para quem procura obter um semblante jovial e natural.

O colágeno natural de nosso organismo diminui sua produção ao passar dos anos, ocasionando algumas mudanças na pele, como as rugas, marcas de expressão e flacidez no rosto e pescoço. Apesar de não ter o “poder” de parar o envelhecimento, a Ritidoplastia é um procedimento reparador de grande parte das mudanças causadas por envelhecimento.

E para potencializar os resultados da Ritidoplastia, podemos soma-la a enxertia de gordura e algumas tecnologias, como o laser e o lifting facial alcançando benefícios surpreendentes.

Vamos entender como funciona este procedimento.

Como é feita a Ritidoplastia

Existem várias técnicas do Lifting facial, mas geralmente são realizadas incisões em sulcos e dobras naturais ao redor da orelha e raiz do cabelo de forma que são pouco visualizadas por aqueles não familiarizados com a cirurgia de Ritidoplastia.

A pele é descolada, separando-a da gordura e músculo. A gordura pode ser excluída ou distribuída em outras regiões e é realizado um reposicionamento destas estruturas internas. A pele é então tracionada com cuidado e os excessos são retirados. É importante que a tração não seja excessiva para que a paciente não fique com a face estigmatizada.

Pós-operatório e Recuperação da ritidoplastia

Antes de qualquer procedimento, inclusive da Ritidoplastia, o alinhamento entre o objetivo da paciente e a avaliação do cirurgião plástico deve ser discutido para haja sucesso no resultado da cirurgia.

Todas as informações referentes à saúde do paciente devem ser informadas ao médico, como por exemplo: pressão alta, diabetes, tabagismo, entre outras. São realizados exames de acordo com a necessidade de cada caso.

O tempo de internação, após a cirurgia de Ritidoplastia, varia de 12 a 24 horas, e a cirurgia tem a duração de aproximadamente 4 horas. O tipo de anestesia poderá ser geral ou local com sedação.

Após o período de internação o paciente receberá alta e poderá retornar as suas atividades, desde que não haja esforço físico. E entre quatro e sete dias, deve retornar ao consultório médico para retirada de pontos e passar por reavaliação médica.

Processo de Cicatrização da ritidoplastia

Cada organismo comporta-se diferente do outro em relação ao processo de cicatrização, mas, em geral, a cicatriz da Ritidoplastia é discreta. É importante ressaltar que as cicatrizes ficam vermelhas, depois escuras e após – cerca de um ano – clareiam.  De qualquer forma, existem tratamentos, como o laser, para a melhora da qualidade da cicatriz.

Contra-Indicações

As contra-indicações para a Ritidoplastia são poucas e raras. Os pacientes que realizaram os exames, no pré-operatório, e que tiveram seus exames alterados e desfavoráveis não poderão realizar a técnica até que sua saúde esteja favorável e seus exames dentro da normalidade.

Pacientes com menos de 35 anos também não são indicados para a Ritidoplastia, pois a maioria não possui flacidez excessiva. Neste caso podem ser recomendadas outras técnicas de rejuvenescimento.

A Ritidoplastia deve ser realizada por profissionais qualificados, de preferência, cirurgiões plásticos membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato