Como resolver os seios caídos?
Curiosidades

Como resolver os seios caídos?

Os seios caídos são motivo de preocupação de muitas mulheres, em diferentes estágios da vida. Como esse quadro está associado ao formato e posicionamento dos seios, ele pode causar efeitos diretos no bem-estar físico e psicológico.

A boa notícia é que tem solução. Com o uso de técnicas adequadas, é possível reposicionar os seios para ter um visual mais harmônico e melhorar a autoestima.

Quer descobrir como resolver os seios caídos? Continue a leitura e conheça as opções!

O que são seios caídos?

A ptose mamária, como também são conhecidos os seios caídos, é uma condição marcada pelas mamas que apresentam uma queda em relação às características do corpo da mulher.

Para serem classificados dessa forma, é necessário avaliar a projeção dos seios no colo e a posição dos mamilos em relação à dobra natural da mama — chamada de sulco inframamário. Quanto mais baixa for a posição, maior é o grau de ptose mamária.

Esse quadro pode ocorrer por diversos motivos ao longo da vida. Veja quais são os principais:

Principais causas dos seios caídos. Idade: é comum haver uma perda da sustentação da pele e dos músculos com o envelhecimento. Gravidez e amamentação: os hormônios e a mudança de volume das mamas podem causar excesso de pele e flacidez. Mudança de peso: o ganho e a perda de peso podem gerar excesso de pele e diminuir a elasticidade dos tecidos. Genética: herança dos genes ajuda a determinar as características dos seios, como tamanho e elasticidade.
  • Idade: com o envelhecimento, é comum haver uma perda na capacidade de sustentação da pele e dos músculos, fazendo com que as mamas apresentem um decaimento;
  • Gravidez e amamentação: a ação dos hormônios e a mudança de volume das mamas antes e depois do parto podem causar excesso de pele e flacidez, contribuindo para o surgimento de seios caídos;
  • Mudança de peso: o ganho e a perda de peso em pouco tempo podem esticar o tecido mamário, gerar excesso de pele e diminuir a elasticidade dos tecidos, causando a perda de firmeza dos seios;
  • Genética: a herança dos genes ajuda a determinar o tamanho dos seios, a elasticidade da pele, a estrutura dos ligamentos e outras características, que podem aumentar a predisposição à ptose mamária.

Leia também: Tipos de seios: saiba qual é o seu e suas características

Quais são os problemas causados pelos seios caídos?

Os seios caídos têm efeitos físicos, emocionais e psicológicos para as mulheres. Do ponto de vista físico, a ptose mamária pode causar problemas posturais e de mobilidade por causa do peso adicional sobre a região dos ombros.

Por isso, muitas mulheres com seios caídos sofrem com desconforto crônico, além de enfrentarem tensão muscular e até dores. Ainda, a pele abaixo dos seios pode apresentar alergias e outros problemas dermatológicos, devido ao atrito constante com as roupas e ao acúmulo de suor.

Do ponto de vista emocional e psicológico, os efeitos estão relacionados com a insatisfação com a aparência dos seios e os prejuízos à autoconfiança. No geral, isso causa problemas de autoimagem, afetando o bem-estar psicológico.

Dependendo do caso, os seios caídos podem ser fatores de agravamento da depressão, ansiedade e isolamento social. Por isso, buscar uma solução para essa questão não é apenas por estética.

Como evitar seios caídos?

Evitar por completo a ptose mamária não é possível, já que alguns fatores não podem ser controlados. A perda de elasticidade da pele com a idade e a genética são alguns exemplos.

No entanto, é possível adotar algumas medidas para reduzir os riscos de perder a firmeza dos seios. Veja dicas:

Use sutiãs com o suporte adequado

O uso consistente de sutiãs com o nível certo de suporte é essencial para evitar seios caídos. Com isso, é possível diminuir parcialmente os efeitos da gravidade, além de dar mais sustentação aos tecidos mamários.

É essencial que o sutiã seja adequado para a estrutura do corpo e dos seios, de preferência tendo alças largas. O uso da peça íntima por mais horas no dia contribui com uma sustentação prolongada.

Evite grandes oscilações de peso

Como o ganho e a perda de peso em pouco tempo podem afetar as estruturas do tecido mamário, o ideal é manter um peso saudável e evitar grandes oscilações.

Para isso, o recomendado é ter uma alimentação saudável e equilibrada, além de praticar atividades físicas com regularidade. Desse modo, o volume dos seios tende a ser menos afetado.

Pratique exercícios para a região peitoral

Além de a prática de atividades físicas ser importante para controlar o peso, ela está relacionada com o fortalecimento dos músculos na região peitoral. Para isso, o ideal é realizar exercícios focados nesses grupos musculares.

Além de recorrer aos exercícios de força, como levantamento de peso, é possível realizar flexões e fazer atividades com elásticos. Essas atividades ajudam a tonificar os músculos e aumentar a sustentação do tecido mamário.

Use protetor solar

A incidência dos raios ultravioleta (UV) a partir da exposição solar desprotegida pode destruir células e comprometer a estabilidade dos tecidos. Por isso, é essencial utilizar protetor solar no dia a dia.

A aplicação do produto deve ser feita em toda a região que fica exposta à radiação solar, mesmo nos dias nublados. Assim, é possível evitar o envelhecimento precoce da pele.

Leia também: Afinal, o que é mamoplastia?

Mastopexia para resolver seios caídos

A cirurgia plástica é a forma mais efetiva de resolver seios caídos, já que essa é a única maneira de corrigir problemas como o excesso de pele na região. Para conseguir o efeito de levantamento dos seios, a cirurgia recomendada é a mastopexia.

Esse procedimento cirúrgico também é conhecido como lifting de mama e tem como principal objetivo levantar e remodelar seios com flacidez.

Técnicas de mastopexia

A mastopexia pode ser realizada de duas formas: com ou sem próteses de silicone.

Na mastopexia sem próteses de silicone, o cirurgião apenas retira o excesso de pele e, caso necessário, o excesso de tecido composto por gordura e glândulas mamárias. Com isso, o volume dos seios fica menor.

Já a mastopexia com próteses de silicone visa recuperar o volume perdido. Nesse caso, a retirada de pele, gordura e glândulas considera o posicionamento da prótese para dar forma aos seios.

Além disso, a cicatriz da mastopexia pode ser de diferentes tipos. A cicatriz periareolar é localizada ao redor das aréolas e está presente em todos os casos. Isso ocorre porque é dessa forma que o cirurgião consegue reposicionar os seios.

A cicatriz em I prevê um prolongamento reto até o sulco mamário, enquanto a cicatriz em L prevê o prolongamento para um dos lados.

Já a cicatriz em T invertido ou âncora é bastante popular por permitir maior elevação dos seios. Ela é ampliada para os dois lados e tende a ser maior, mas pode ser discreta quando bem posicionada.

Indicações da cirurgia

A mastopexia é uma cirurgia que costuma ser adequada para mulheres que apresentam seios caídos — em especial, em casos de grau moderado ou elevado.

Porém, esse não é o único fator. A cliente também precisa apresentar boas condições de saúde, realizar o pré-operatório adequadamente e ter expectativas realistas.

Ainda, são considerados outros fatores, como a intenção de engravidar futuramente ou não. Em geral, para quem deseja engravidar brevemente e, principalmente, amamentar, a técnica pode não ser indicada.

Passo a passo do procedimento

O primeiro passo para a mastopexia é a consulta com um cirurgião plástico experiente e qualificado. Analisando a estrutura corporal, as preocupações e as expectativas da cliente, é possível escolher a melhor técnica e fazer o planejamento cirúrgico.

Em seguida, deve ocorrer o pré-operatório. Além da realização de exames, é necessário interromper certas medicações e suspender o uso de cigarros.

O procedimento tem início com a aplicação da anestesia. Ela pode ser geral, peridural ou local com sedução. Em seguida, são realizadas as incisões conforme a técnica definida no planejamento cirúrgico.

O próximo passo envolve a retirada do excesso de pele, gordura e glândulas mamárias, caso necessário. O objetivo é obter harmonia entre o volume da mama e a estrutura corporal, levantando os seios e dando a eles uma forma natural.

Se o procedimento for com prótese de silicone, ela é posicionada de acordo com o planejamento. Por fim, acontece o reposicionamento do tecido mamário e o fechamento das incisões.

Benefícios da mastopexia

Vantagens da mastopexia. Restauração da confiança e autoestima: a mastopexia tem impacto positivo do ponto de vista emocional e psicológico, já que ajuda a recuperar a confiança e a autoestima. Melhoria da postura e do conforto físico: a mastopexia ajuda a corrigir problemas físicos, como postura irregular e irritações na pele.

A realização da mastopexia com um bom profissional pode trazer diversos benefícios para a cliente. A melhora na aparência, formato e firmeza dos seios é um dos principais efeitos, mas não é o único.

Confira outras vantagens associadas a esse procedimento cirúrgico:

Restauração da confiança e autoestima

Do ponto de vista emocional e psicológico, a mastopexia tem um impacto significativo por ajudar a cliente a recuperar a confiança e a autoestima. Isso tem a ver, primeiramente, com a melhoria na percepção sobre a própria imagem.

Como os seios ficam mais simétricos, firmes e levantados, aumenta a satisfação com a própria aparência, levando a mais qualidade de vida e bem-estar.

Melhoria da postura e do conforto físico

A mastopexia também é benéfica por ajudar a corrigir problemas físicos. É comum ocorrer uma melhora na postura, já que o excesso de pele e dos demais tecidos é retirado.

Isso também diminui o peso exercido sobre os ombros, costas e pescoço, diminuindo a ocorrência de dores. Ainda, é possível evitar os problemas dermatológicos causados pelo excesso de atrito, aliviando ainda mais os desconfortos.

Leia também: Quais são os tipos de cirurgia de silicone?

Recuperação pós-operatória e cuidados

A recuperação da mastopexia depende de fatores como a técnica escolhida, a resposta do organismo da cliente e os cuidados pós-operatórios.

É esperado que haja inchaço e até alguns hematomas no período, que costumam passar com o tempo. Algumas dores e incômodos também podem ocorrer, mas costumam ser manejadas com medicação receitada pelo médico.

 Em relação aos cuidados pós-operatórios, os principais são:

  • Realizar a higienização adequada e frequente das incisões;
  • Utilizar o sutiã cirúrgico pelo tempo indicado pelo médico;
  • Manter uma alimentação adequada e que favoreça a cicatrização;
  • Repousar durante o período recomendado;
  • Não levantar peso ou realizar atividades pesadas até a liberação do médico;
  • Evitar a exposição solar;
  • Realizar as consultas de acompanhamento.

Resolva o problema dos seios caídos com a mastopexia

Lidar com a ptose mamária pode causar desconfortos físicos, psicológicos e emocionais. Por isso, realizar a mastopexia para reverter os seios caídos costuma ser uma solução eficiente e com bons resultados.

Para realizar o procedimento com segurança, conte com o Dr. Mário Farinazzo. Além de ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), ele tem mais de 10 anos de experiência na área.

Os atendimentos são realizados em sua clínica na Zona Sul de São Paulo e o cirurgião conta com uma equipe completa e capacitada.

Agende sua primeira consulta pelo site ou marque pelo WhatsApp (11) 98993-6797!

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato