Diferença entre a rinosseptoplastia e a rinoplastia
Ao decidir por uma intervenção cirúrgica no nariz, os interessados buscam o máximo possível de informações para esclarecer dúvidas e identificar se o procedimento é o mais adequado para o caso.
Tanto a rinoplastia quanto a rinosseptoplastia podem atender essa demanda, mas qual das cirurgias escolher?
Para auxiliá-lo nessa decisão preparamos esse conteúdo com as principais diferenças entre a rinoplastia e a rinosseptoplastia.
O que é rinoplastia?
A rinoplastia é um procedimento muito procurado e tem como objetivo atender demandas estéticas relacionadas com o nariz.
Por exemplo afinar, diminuir, aumentar, levantar a ponta, entre outras pretensões relacionadas à aparência do nariz.
Existem diferentes tipos de rinoplastia, sendo que o paciente, em conjunto com o cirurgião plástico, podem optar por aquela que melhor atende a demanda específica do caso.
Nesse caso, apenas as questões estéticas do nariz serão alteradas para deixá-lo como desejado pelo paciente.
Entretanto, existem casos nos quais apenas as mudanças estéticas não atendem todas as necessidades do interessado com a intervenção, correto? Nessas situações pode ser indicada a rinosseptoplastia.
O que é a rinosseptoplastia?
A rinosseptoplastia consiste na cirurgia plástica que tem como objetivo, além de realizar adequações estéticas de acordo com o desejado pelo paciente, corrigir o desvio de septo para pessoas que tenham dificuldades respiratórias associadas a essa disfunção nasal.
É comum que o septo não seja totalmente reto, mas para algumas pessoas o desvio prejudica a respiração, seja de uma das narinas, ou dos dois lados em casos em que o desvio é mais sério.
Em casos nos quais um pequeno desvio não incomoda a pessoa, a correção não é necessária, entretanto, quando acentuado, a cirurgia é indicada, inclusive para devolver qualidade de vida à pessoa.
Quando o desvio de septo necessita de uma intervenção cirúrgica e o paciente almeja também alguma correção estética, indica-se que os procedimentos sejam executados na mesma cirurgia, alcançando melhores resultados no pós-operatório.
Qual cirurgia plástica escolher?
Portanto, a rinoplastia e a rinosseptoplastia possuem diferenças cruciais, sendo fundamental que, antes de decidir por qualquer um dos procedimentos, um cirurgião plástico especialista em rinoplastia seja consultado para indicar qual a melhor solução para o caso.
Na parte estética, por exemplo, é necessário que o especialista avalie a possibilidade de alcançar como resultado as expectativas apresentadas pelo paciente.
Esse é um passo importante para garantir um resultado natural e harmonioso com o restante da face.
Por sua vez, quando o paciente relatar a necessidade de realizar a cirurgia para correção do septo nasal, o profissional poderá indicar se a rinosseptoplastia é o procedimento mais indicado, avaliando o nível de obstrução, assim como o local do desvio.
Escolhendo o procedimento mais adequado
A escolha da cirurgia plástica mais apropriada para atender às expectativas do paciente é uma etapa importante da consulta.
Caso os procedimentos sejam associados, são necessários exames específicos que indiquem a condição de saúde do paciente e também a análise de fatores como:
- Tipo de pele e a capacidade de retração dela;
- Formato das estruturas cartilaginosas e a rigidez;
- Estrutura óssea nasal;
- Vias respiratórias.
Apenas com essas informações o cirurgião plástico especializado em rinoplastia poderá indicar qual o procedimento mais satisfatório para o caso.
A opção entre a rinoplastia ou a rinosseptoplastia deve ser realiza em conjunto com o profissional.