Eu preciso de blefaroplastia?
Blefaroplastia

Eu preciso de blefaroplastia?

O que é a blefaroplastia?

As pálpebras são as primeiras estruturas da face que mostram os sinais de envelhecimento. O aspecto mais comum é a sobra de pele e o aparecimento das bolsas de gordura. Em casos mais leves, a pele pode recobrir os cílios e dar a impressão de que os olhos ficaram menores. Em casos mais extremos, essa flacidez pode inclusive atrapalhar a visão do paciente, havendo dificuldade para abrir os olhos.

Para melhorar essas alterações, é realizada a blefaroplastia, um procedimento cirúrgico que pode ser feito tanto com o objetivo de facilitar a visão do paciente ao retirar o excesso de pele, quanto para questões estéticas e de rejuvenescimento.

Apesar da blefaroplastia ser muito procurada pelo público acima dos 40 anos, o público mais jovem também pode se beneficiar da técnica para a correção de ptose palpebral, que é a queda da pálpebra devido a uma dificuldade muscular para sua elevação.

Lembrando que, por se tratar de região complexa e de suma importância para a comunicação e expressão, a blefaroplastia deve ser realizada por um cirurgião plástico ou oftalmologista especializado em plástica ocular.

Como é feita a cirurgia de blefaroplastia?

Muitas táticas podem ser empregadas e elas variam de acordo com cada caso. Além da tradicional retirada do excesso de pele e das bolsas de gordura, o reposicionamento de estruturas (cantopexia) e a restauração de volume ao redor dos olhos têm ganhado cada vez mais relevância. Ou seja, não é só “marcar e cortar”! O processo de envelhecimento do paciente deve ser analisado e uma combinação de técnicas deve ser escolhida caso a caso. Para isso, muitas vezes, é importante mostrar ao médico fotos antigas.

A blefaroplastia é uma cirurgia estética ou necessária?

A região dos olhos é uma das mais expressivas da face, e a flacidez e esvaziamento da região costumam causar impressões de cansaço e irritação, não sendo incomum pacientes relatarem comentários de que parecem mais relaxados após a cirurgia.

Um cirurgião experiente será capaz de alcançar os melhores resultados estéticos. O profissional vai considerar todos os aspectos da face, para manter a naturalidade do paciente. Esse objetivo estético é o principal fator que leva pacientes a buscarem o procedimento, porém, ele também pode ser realizado por razões funcionais.

Em casos em que a pele flácida atrapalhando a visão ou que a musculatura que eleva a pálpebra tenha alguma alteração, a cirurgia pode ser indicada. Para estes fins, o convênio médico pode oferecer cobertura desde que a necessidade seja bem embasada pelo médico por meio de exames comprobatórios (campimetria).

Quais os riscos e resultados da blefaroplastia?

O que se espera da blefaroplastia é que o procedimento deixe a região das pálpebras com um aspecto mais firme e jovem e que, nos casos de pacientes com ptose, a visão seja desobstruída por consequência do levantamento da pálpebra.

O maior risco da Blefaroplastia é o resultado estético pobre expresso por retrações, deformidades e cicatrização ruim (mais raro). Em casos extremos, no qual se retira inadvertidamente mais pele do que o necessário, o paciente pode desenvolver úlcera de córnea. Por isso a importância de se realizar a cirurgia com um cirurgião capacitado.

Quais são os cuidados necessários para a blefaroplastia?

Pré-operatório:

Antes da cirurgia, é necessário fazer jejum de 8 horas, realizar hemograma e coagulograma para informar o médico das condições do paciente. Medicamentos anticoagulantes devem ser suspensos antes da cirurgia e o consumo de tabaco também deve ser restrito. Não é recomendado operar caso exista algum tipo de infecção ou inflamação na região dos olhos, como conjuntivite ou hordéolo.

Pós-operatório:

Geralmente as marcas deixadas pela cirurgia são discretas ficando entre as dobras naturais da pele e abaixo dos cílios, o que as torna imperceptíveis, na maioria dos casos, com o decorrer do tempo.

Durante o período de recuperação, deve-se cessar o tabagismo por pelo menos 2 meses e seguir corretamente a medicação receitada pelo especialista, geralmente, antibióticos via oral e colírios específicos.

A higienização do local pode ser feita normalmente com água e sabão neutro.

Repouso de uma semana também é recomendado para melhor recuperação.

Óculos escuros devem ser utilizados em caso de exposição ao sol por pelo menos 30 dias e lentes de contato devem ser evitadas nas primeiras semanas.

Quando for dormir, a posição indicada é de barriga para cima, para evitar contato da região operada com travesseiros durante as primeiras 2 semanas. Após esse período é possível dormir de lado normalmente.

Em caso de inchaço, compressas geladas feitas com água e gaze ou pano limpo podem ajudar a aliviar o sintoma.

Esses cuidados após a blefaroplastia podem ditar qual será a qualidade do resultado da cirurgia, por isso, é muito importante que sejam seguidos à risca!

Confira quais são os procedimentos auxiliares à blefaroplastia

Em algumas situações, também é possível aplicar Botox ou realizar um lifting facial, procedimentos que ajudam a potencializar os resultados da blefaroplastia, já que melhoram o posicionamento dos olhos e diminuem as rugas da região.

Para mais informações sobre esse ou outro procedimento e demais técnicas realizadas por nossa clínica, acompanhe nosso blog. Você também pode entrar em contato pelo nosso formulário para agendar uma consulta!

Quer saber mais sobre blefaroplastia? Leia aqui todos os nossos textos sobre o tema

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato